Márcio dá pra vc dá mais detalhe desses bancos?
Versão Imprimível
Realmente procurei na net algo que confirmasse a informação da obrigatoriedade do uso do capacete em veículos conversíveis e não achei absolutamente nada à respeito nem no Código Nacional de Trânsito.Pode até ser por ele ser muito extenso.
Pode ser que até tenha algo relacionado na lei e até se tiver alguém conhecedor de fato da lei de trânsito,que esteja acompanhando o tópico , facilitar e indicar "onde está escrito na lei" pois o que se vê muito , são pessoas levando multa por "interpretação" da lei.
Esses dias um amigo levou multa por estar dirigindo descalço.Ele perguntou ao policial onde estava escrito no Código Nacional de Trânsito que não poderia dirigir descalço , e enquanto o policial preenchia o temível "bloquinho" , ele apenas ouviu a resposta:"- Então me mostre onde está escrito que pode!!!"
Ele não estava usando o chinelo e estava com o sapato no tapete do lado do passageiro , mas não adiantou nada mostrar os sapatos do lado.
No Artigo 252 , inciso IV da CNT diz: "É proibido dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés e que comprometa a utilização dos pedais."
Não diz especificamente nada sobre dirigir descalço , mas entendi pelo que está escrito na lei , que posso dirigir descalço!
Com a palavra , a famosa interpretação da lei!!!
No caso de para-brisa abaixado,quem já não teve o para-brisa "alvejado" por um inseto grande e , uma opinião minha é que cada um deveria dar a devida importância nos seus olhos e na visão perfeita,usando ao menos um óculos que protejesse de insetos,pois já vi uma vez uma foto de um motociclista que estava usando capacete aberto,sem viseira,e bateu um besouro grande desses que parecem um rinoceronte,e o mesmo ficou cravado na face,tomando o lugar da bola do olho,e ele ficando cego , e posso garantir que se ele pudesse voltar alguns minutos no passado,ele jamais sairia novamente sem uma proteção p/ os olhos.Adivinhar o futuro acho que é meio dificil ,mas então porque não se prevenir tomando de exemplo a lapada dos outros.(...)
Vavarusso
Estamos aqui pra isso né. rsrs
Usei os dois bancos traseiro da Scenic (dois maiores, por serem bem confortáveis e também por ja acompanhar os encaixes do cinto de 3 pontos original.
Fiz um "quadro de metalon" para fixar os bancos, desmontei toda a ferragem orginal debaixo dos bancos e montei nesse quadro, se fixa-los beeeem coladinhos eles cabem certinho (até um pouco apertados) no espaço traseiro do jipe. Não usei nenhuma solda, fiz tudo com parafusos e porcas auto-travantes.
Apareceram alguns inconvenientes, como fiz pensando nas crianças, ficou ótimo. Para adultos nem tanto, mas ficou bem confortável e com bom espaço.
Providenciarei umas fotos para ter uma idéia melhor.
abs!
Márcio, deixe eu aproveitar pra perguntar quanto pagou nos bancos, tem mais aí em Bauru? aqui em Cps tá inflacionado bagarai, acho que é porque jeepeiro tá procurando então já viu... de repente compensa ir buscar aí nessas bandas...
[]´s
Xibiu, veja só.... "Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei" (artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal).
Então, voce esta certo, não esta escrito claramente que é proibido dirigir descalço, então não tem problema dirigir descalço.
O brabo e discutir isso com o policial que se julga sabedor de tudo e pode tomar isso como desrespeito ou mesmo desacato à otoridade
Princpio da Legalidade - Doutrina
Cara, será que num tem mais lá não? esse preço tá muito melhor que os daqui, mas muuuuito melhor mesmo, serve também os dois da ponta do picasso, mas eu pretendo colocar o fundo deles na altura da caixa de rodas aí acho que vai ficar confortável para adultos também, valeu!!!
[]´s
O seu amigo fez a pergunta certa, e o policial deu a resposta errada. Seu amigo só pecou em não dar a réplica correta.
A lei tem que ser clara e objetiva, não pode ser omissa.
Pontos omissos podem dar margem para interpretação, e diante disso cabe recurso e julgamento por parte do judiciário.
Quem julga é o juduciário, o executivo, no caso a função do policial, apenas executa a lei.
Caso semelhante passei quando viajava de Bauru-SP para Jaraguá do Sul-SC, com minha esposa e meu filho de 4 anos na época, em minha Dakota que é de cabine simples.
Um policial me parou e disse que iria me autuar e reter meu veículo porque eu transportava um menor de 10 anos no banco da frente.
Foi quando eu o questionei, perguntando em que parte do CTB estava escrito que crianças não poderiam ser transportadas em PickUps ou demais veículos que possuem apenas uma fileira de bancos.
Ele me respondeu com a antipatia peculiar:
-Criança tem que andar no banco de trás.
Respondi novamente:
-Me mostre onde fala que criança não pode andar no acento de uma pick up de cabine simples???
Ele respirou fundo, foleou o CTB várias vezes, me entregou os documentos e me desejou boa viagem.
A mesma dúvida ocorre quando temos que transportar 4 crianças num carro de 5 lugares.
O que fazer??? Deixar uma pra trás??? Acomodar as 4 no banco traseiro???
Nada disso, é perfeitamente permitido levar 4 crianças num carro de 5 lugares. Acomoda-se a maiorzinha no acento da frente, e as demais nos acento traseiro, sem cometer infração alguma.
Lógico que tudo isso só é válido se todas as crianças estiverem acomodadas nos respectivos dispositivos de retenção conforme idade, estatura e peso.
Conclusão da nossa conversa:
A questão abordada por mim, é um ponto omisso do CTB, foi regimentada por uma portaria que não me lembro o número, mas atende as questões diante das dúvidas, dando amparo legal ao condutor.
Na questão de dirigir descalço, é a mesma coisa, se não diz em lugar algum que "é proibido dirigir descalço", ou "só é permitido dirigir devidamente calçado", não existe infração alguma.
MAs se ele realmente não tiver amparo legal, você condena ele por abuso de autoridade.
Discutir o que te é de direito, não é falta de respeito.
Abraços a todos
Olha referente ao calçado, se não estou enganado, no CTB antigo havia "Devidamente calçado" - Só que este devidamente calçado excluia descalço mas não de chinelo sem estar preso no calcanhar. Aí "arrumaram" para "usando calçado que não se firme no pé" - Bom, Brasil, cobre a cara e descobre a bunda!!!
No que tange a regulamentação do Jeep ela deve se basear na legislação da época. Veja que nenhuma Lei, exceto penal (absurdo!) é retroativa. Ou seja, se o Jeep tem um retrovisor só, isto é um exemplo, e na época atendia as exigências, então, ele está legal e pronto! Mesmo pq. a M@##$ do nosso código vê com maus olhos adaptações.
Agora é claro..se no meio da estrada o puliça resolve não ir com sua cara, um conselho, não bata de frente.....pegue a multa e recorra. Simples.
Vc. provavelmente perderá na Jari (1ª instância) mas, eu aconselho, vai direto para Pequenas Causar e, já fiz isto, apele para Minist. Público. O Prefeito Emídio de Osasco sabe bem o que é isto...KKKKKKK
Pois é, graças ao nosso ex presidente Itamar Franco, qualquer proprietário de um veículo tem o direito de manter a originalidade dele.
ME lembro em 1998, quando o novo CTB começou a vigorar, quanta gente no desespero, colocou encosto de cabeça em Ford Galaxie, furou o teto de opala coupê pra colocar cinto de 3 pontos, trocou lanternas de fusca pra ter luz de ré, sem contar nas inúmeras adaptações para colocar retrovisor do lado direito.
Nada disso era necessário.
Imagina você, proprietário de um Ford T, demanda um capricho danado para manter o carrinho histórico em ordem, e não pode nem mesmo dar uma voltinha com o carro, porque não tem cinto de segurança?????
Guardada as devidas proporções, o mesmo vale para o Jeep.
Já referente a bater de frente com o puliça, digo uma coisa:
Se você ou qualquer pessoa souber o que está falando, e estiver sendo coagido pela prepotência de um policial, não abaixe a guarda. É menos dor de cabeça levar a situação adiante e fazer valer o seu direito de cidadão, do que recorrer a justiça.
Só não esqueça que para valer seu direito de cidadão, você tem que estar ciente dos seus direitos e deveres.
Eu ando com um CTB no porta luvas, apesar de saber ele quase decor.
É só assim que os policiais vão com o tempo, perdendo essa mania de querer ganhar uma discussão por conta da farda.
Se abusam da autoridade, é porque a maioria das pessoas não conhece seus direitos e deveres.
Abraços a todos
Vavarusso,
Coloquei as fotos num outro post que ja falava sobre o assunto bancos para não fugir muito do assunto desse ok.
segue: http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...ml#post1832376
abs!