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  • #1
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    46
    Posts
    693
    Agradecimentos: 0

    Carroceria de fibra x Segurança




    Galera, depois de ler todos os tópicos relacionados a carroceria de fibra e conhecer todos os prós e contras, e ainda levando em consideração que minha carroceria necessita de uma uma reforma geral, o mais vantajoso pra mim seria substituir a lata pela fibra e é assim que eu farei. Mas fiquei com uma dúvida com relação a segurança. Será que no caso de eu descer morro abaixo capotando, o santo antônio e a gaiola não vararia a fibra? Pode ser que eu esteja sendo trágico demais, mas conheço quem já desceu morro abaixo rolando igual uma peça cilíndrica e ele foi salvo por um santo antonio meia boca e um cinto 3 pontas. O que será que teria acontecido se a carroceria fosse de fibra? E quanto à viatura na estrada, por acaso perde estabilidade pelo fato de ser bem mais leve?

  • #2
    ronaldo
    1.-a fibra para carroceria é bem grossa e se quebraria em pedaços grandes
    2.- toda gaiola deve ser presa no chassis inclusive o sto. tunico leia-se santo antonio, dessa forma não vai ferir ninguém, a não ser que esteja sem cinto.
    3.- eu já rolei e se não fosse cinto de 4 pontas e gaiola eu teria ido pro saco!4.- partiria primeiro no santo antonio e JÁ ERA!

  • #3

    Carroceria de fibra x Segurança

    Citação Postado originalmente por Ronaldo Petri Ver Post
    Galera, depois de ler todos os tópicos relacionados a carroceria de fibra e conhecer todos os prós e contras, e ainda levando em consideração que minha carroceria necessita de uma uma reforma geral, o mais vantajoso pra mim seria substituir a lata pela fibra e é assim que eu farei. Mas fiquei com uma dúvida com relação a segurança. Será que no caso de eu descer morro abaixo capotando, o santo antônio e a gaiola não vararia a fibra? Pode ser que eu esteja sendo trágico demais, mas conheço quem já desceu morro abaixo rolando igual uma peça cilíndrica e ele foi salvo por um santo antonio meia boca e um cinto 3 pontas. O que será que teria acontecido se a carroceria fosse de fibra? E quanto à viatura na estrada, por acaso perde estabilidade pelo fato de ser bem mais leve?
    Ronaldo...
    http://www.fiber4x4.com.br/garantia.htm
    Alexandrino

  • #4
    Também tinha receio das carrocerias de fibra mas depois de alguns "testes" vi que são bem mais resistentes do que pensava.

    Detalhe: Não enferruja!!

    Abs.

  • #5
    Fibra pode não enferujar, mas pode ser hidroscopica, o que pode ser até pior.
    E nem sempre é mais leve, depende da espessura da chapa de aço e de fibra comparadas.

  • #6

    Carroceria de fibra x Segurança

    Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Fibra pode não enferujar, mas pode ser hidroscopica, o que pode ser até pior.
    E nem sempre é mais leve, depende da espessura da chapa de aço e de fibra comparadas.
    Desculpe Wallace, mas acho que não entendi bem o que você quis dizer... hidroscopia é a ciência (arte) de reconhecer a existência de águas subterrâneas...
    Talvez você queira dizer higroscópica = que absorve água.
    Mas aí não entendo a relação entre uma coisa e outra. Se a fibra absorve água, fica saturada e pára de absorver... em que e em quanto isso mudaria?

    Ainda, a densidade (alguns preferem usar aqui o Pe) da fibra é inferior à (ao) do aço, mas é claro que as 'chapas' das duas têm espessuras diferentes.
    Parece-me que, no geral, uma carroceria de fibra acabaria ficando um tanto mais leve que a regular de aço.

    O que o Ronaldo Petri postou aqui foi uma dúvida quanto à segurança (em caso de capotamento e estabilidade). Ele já decidiu que vai colocar a de fibra. Citei um incidente com uma de fibra, cujas fotos e relato estão no site da fiber4x4. Salvo erro, tal jeep nem tinha gaiola, mas era uma carroceria monobloco o que muda totalmente de figura. Acredito que, para uma carroceria baixa (sem capota) a gaiola se faça imprescindível. Como isso é feito e onde esta vai ficar 'amarrada' sem comprometer a segurança é outra história.
    Por outro lado, não se tratou de um roll-over contínuo, mas de um capotamento simples.
    Quanto à outra dúvida do Ronaldo posso afirmar que, se de fato a de fibra é mais leve, a estabilidade melhora uma vez que estamos tratando de uma 'parte alta' do jeep e com isso baixamos o centro de gravidade.
    Mas a fibra não é eterna... já vi em ferro-velho algumas carrocerias de Jeep e de Gurgel, apesar de as de Jeep serem bem mais antigas, parecem em melhores condições que as de fibra que sofrem muito com a ação do sol... ferrugem estas não têm, mas estão 'descascando' ou parecem fissuradas.
    Ficam aqui as minhas dúvidas, que coloco à apreciação de quem entender disso.
    Abraço
    Alexandrino

  • #7
    É isso ai.
    Quando a fibra absorve agua a sua resistencia fica comprometida.
    Mas se bem selada não deveria ter tal problema.
    Tem também o problema do UV que voce citou, mas ai é problema de pintura (ou de falta de).
    A fibra para mim tem uma vantagem de permitir uma deformação antes de quebrar que deve ajudar na segurança ao absorver energia, mas quando quebrar ai deve perder para a lara que vai continuar se deformando.
    Um problema de segurança que leva a fibra não se aceita em veiculo militares que se seus pedaços não aparecem em raio X.
    Em tempo, não tenho nada contra o uso de fibra, só estou colocando informações que podem ser interesante para quem esta pesquisando.

  • #8
    tenho um amigo que trabalha com fibra, vou confirmar mas depois de alguns anos de uso se repassa a resina e a carroceria puxa muita. mas se tiver uma boa pintura que não absorva raios UV teria vida mais longa?

  • #9
    Citação Postado originalmente por m.vinicius Ver Post
    2.- toda gaiola deve ser presa no chassis inclusive o sto. tunico leia-se santo antonio, dessa forma não vai ferir ninguém, a não ser que esteja sem cinto.
    Pergunta meio besta: O Sto Antônio não prende na caixa de roda Tem algum reforço por baixo ligando ao chassi?

    Abraço!

  • #10
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    46
    Posts
    693
    Agradecimentos: 0
    Valeu pela ajuda galera!
    Concluindo, como não pretendo instalar uma capota de fibra que é bastante resistete como vi na foto, acho que se quiser uma boa segurança a melhor coisa é instalar a gaiola e/ou santo-antônio no chassis, alguém aqui tem isso? nunca tive a oportunidade de ver um santo-antônio fixo no chassis. Esse lance da fibra ser higroscópica e da absorção de raios UV faz sentido, mas isso não é em curto prazo né? Pois um exemplo que pode ser citado são as pranchas de surf que também são laminadas com fibra e resina e que duram em média 6 meses para um cara (atleta) que coloca ela na água salgada todos os dias, depois disso ela já fica fraca.

  • #11

    Carroceria de fibra x Segurança

    Citação Postado originalmente por Ronaldo Petri Ver Post
    Valeu pela ajuda galera!
    Concluindo, como não pretendo instalar uma capota de fibra que é bastante resistente como vi na foto, acho que se quiser uma boa segurança a melhor coisa é instalar a gaiola e/ou santo-antônio no chassis, alguém aqui tem isso? nunca tive a oportunidade de ver um santo-antônio fixo no chassis. Esse lance da fibra ser higroscópica e da absorção de raios UV faz sentido, mas isso não é em curto prazo né? Pois um exemplo que pode ser citado são as pranchas de surf que também são laminadas com fibra e resina e que duram em média 6 meses para um cara (atleta) que coloca ela na água salgada todos os dias, depois disso ela já fica fraca.
    Realmente não é a curto prazo que vc vai notar isso. E ainda tenho dúvidas em relação a essa absorção de água. Tenho duas canoas de fibra. A mais velha está com mais de 20 anos e continua perfeita. Nunca a pintei. O peso dela era de 45 Kg (4,95 m) e agora está com... 45 Kg. Não faz água. Portanto não acredito nessa 'qualidade' higroscópica da fibra, pelo menos não aponto de comprometer a estrutura.
    Quanto à gaiola... penso eu que a mesma deva estar solidária com o chassis para oferecer proteção. Em caso de capotamento, a fibra de deforma e depois quebra. A partir daí vai se desagregando. Se a gaiola/santantonio estiver presa à fibra (mesmo com reforços) vai criar pontos resistentes, quebrar a fibra e soltar-se do conjunto. Então, babau proteção.
    É só a minha opinião.
    Estou seriamente considerando a hipótese de trocar a minha lataria do CJ5 por uma de fibra. A lata está quase perfeita e sem muita ferrugem ou massa, mas como quero alongar o chassis para CJ6, preciso espichar a lata. Como o Leopoldo me recomendou, até penso em compar uma da Agromotor. Só vejo vantagens nisso, ainda mais que vivo no litoral. Já tive dois Gurgel e o único inconveniente era o barulho.
    Abraço
    Alexandrino

  • #12
    Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    Pergunta meio besta: O Sto Antônio não prende na caixa de roda Tem algum reforço por baixo ligando ao chassi?

    Abraço!
    felipe eu acredito que 90% dos santo antonios não são presos ao chassis e sim com um reforço por baixo.
    antonio luiz vou alongar meu jeep, mas sua carroceria é de lata e muito perfeita, então não vou troca-la por uma de fibra, mas esticar a dita um pouco.vc também disse do incoveniente do barulho nos gurgel seria barulhos da fibra?

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