x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 51
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Santo André/SP
    Agradecimentos: 0

Carroceria de fibra x Segurança

Galera, depois de ler todos os tópicos relacionados a carroceria de fibra e conhecer todos os prós e contras, e ainda levando em consideração que minha carroceria necessita de uma uma reforma geral, o mais vantajoso pra mim seria substituir a lata pela fibra e é assim que eu farei. Mas fiquei com uma dúvida com relação a segurança. Será que no caso de eu descer morro abaixo capotando, o santo antônio e a gaiola não vararia a fibra? Pode ser que eu esteja sendo trágico demais, mas conheço quem já desceu morro abaixo rolando igual uma peça cilíndrica e ele foi salvo por um santo antonio meia boca e um cinto 3 pontas. O que será que teria acontecido se a carroceria fosse de fibra? E quanto à viatura na estrada, por acaso perde estabilidade pelo fato de ser bem mais leve?

ronaldo
    1.-a fibra para carroceria é bem grossa e se quebraria em pedaços grandes
    2.- toda gaiola deve ser presa no chassis inclusive o sto. tunico leia-se santo antonio, dessa forma não vai ferir ninguém, a não ser que esteja sem cinto.
    3.- eu já rolei e se não fosse cinto de 4 pontas e gaiola eu teria ido pro saco!4.- partiria primeiro no santo antonio e JÁ ERA!

Citação Postado originalmente por Ronaldo Petri Ver Post
    Galera, depois de ler todos os tópicos relacionados a carroceria de fibra e conhecer todos os prós e contras, e ainda levando em consideração que minha carroceria necessita de uma uma reforma geral, o mais vantajoso pra mim seria substituir a lata pela fibra e é assim que eu farei. Mas fiquei com uma dúvida com relação a segurança. Será que no caso de eu descer morro abaixo capotando, o santo antônio e a gaiola não vararia a fibra? Pode ser que eu esteja sendo trágico demais, mas conheço quem já desceu morro abaixo rolando igual uma peça cilíndrica e ele foi salvo por um santo antonio meia boca e um cinto 3 pontas. O que será que teria acontecido se a carroceria fosse de fibra? E quanto à viatura na estrada, por acaso perde estabilidade pelo fato de ser bem mais leve?
    Ronaldo...
    http://www.fiber4x4.com.br/garantia.htm
    Alexandrino

Também tinha receio das carrocerias de fibra mas depois de alguns "testes" vi que são bem mais resistentes do que pensava.

Detalhe: Não enferruja!!

Abs.

Fibra pode não enferujar, mas pode ser hidroscopica, o que pode ser até pior.
    E nem sempre é mais leve, depende da espessura da chapa de aço e de fibra comparadas.

Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Fibra pode não enferujar, mas pode ser hidroscopica, o que pode ser até pior.
    E nem sempre é mais leve, depende da espessura da chapa de aço e de fibra comparadas.
    Desculpe Wallace, mas acho que não entendi bem o que você quis dizer... hidroscopia é a ciência (arte) de reconhecer a existência de águas subterrâneas...
    Talvez você queira dizer higroscópica = que absorve água.
    Mas aí não entendo a relação entre uma coisa e outra. Se a fibra absorve água, fica saturada e pára de absorver... em que e em quanto isso mudaria?

Ainda, a densidade (alguns preferem usar aqui o Pe) da fibra é inferior à (ao) do aço, mas é claro que as 'chapas' das duas têm espessuras diferentes.
    Parece-me que, no geral, uma carroceria de fibra acabaria ficando um tanto mais leve que a regular de aço.

O que o Ronaldo Petri postou aqui foi uma dúvida quanto à segurança (em caso de capotamento e estabilidade). Ele já decidiu que vai colocar a de fibra. Citei um incidente com uma de fibra, cujas fotos e relato estão no site da fiber4x4. Salvo erro, tal jeep nem tinha gaiola, mas era uma carroceria monobloco o que muda totalmente de figura. Acredito que, para uma carroceria baixa (sem capota) a gaiola se faça imprescindível. Como isso é feito e onde esta vai ficar 'amarrada' sem comprometer a segurança é outra história.
    Por outro lado, não se tratou de um roll-over contínuo, mas de um capotamento simples.
    Quanto à outra dúvida do Ronaldo posso afirmar que, se de fato a de fibra é mais leve, a estabilidade melhora uma vez que estamos tratando de uma 'parte alta' do jeep e com isso baixamos o centro de gravidade.
    Mas a fibra não é eterna... já vi em ferro-velho algumas carrocerias de Jeep e de Gurgel, apesar de as de Jeep serem bem mais antigas, parecem em melhores condições que as de fibra que sofrem muito com a ação do sol... ferrugem estas não têm, mas estão 'descascando' ou parecem fissuradas.
    Ficam aqui as minhas dúvidas, que coloco à apreciação de quem entender disso.
    Abraço
    Alexandrino

É isso ai.
    Quando a fibra absorve agua a sua resistencia fica comprometida.
    Mas se bem selada não deveria ter tal problema.
    Tem também o problema do UV que voce citou, mas ai é problema de pintura (ou de falta de).
    A fibra para mim tem uma vantagem de permitir uma deformação antes de quebrar que deve ajudar na segurança ao absorver energia, mas quando quebrar ai deve perder para a lara que vai continuar se deformando.
    Um problema de segurança que leva a fibra não se aceita em veiculo militares que se seus pedaços não aparecem em raio X.
    Em tempo, não tenho nada contra o uso de fibra, só estou colocando informações que podem ser interesante para quem esta pesquisando.

tenho um amigo que trabalha com fibra, vou confirmar mas depois de alguns anos de uso se repassa a resina e a carroceria puxa muita. mas se tiver uma boa pintura que não absorva raios UV teria vida mais longa?

Citação Postado originalmente por m.vinicius Ver Post
    2.- toda gaiola deve ser presa no chassis inclusive o sto. tunico leia-se santo antonio, dessa forma não vai ferir ninguém, a não ser que esteja sem cinto.
    Pergunta meio besta: O Sto Antônio não prende na caixa de roda Tem algum reforço por baixo ligando ao chassi?

Abraço!

Usuário Avatar de Ronaldo Petri
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Santo André/SP
    Agradecimentos: 0
    Valeu pela ajuda galera!
    Concluindo, como não pretendo instalar uma capota de fibra que é bastante resistete como vi na foto, acho que se quiser uma boa segurança a melhor coisa é instalar a gaiola e/ou santo-antônio no chassis, alguém aqui tem isso? nunca tive a oportunidade de ver um santo-antônio fixo no chassis. Esse lance da fibra ser higroscópica e da absorção de raios UV faz sentido, mas isso não é em curto prazo né? Pois um exemplo que pode ser citado são as pranchas de surf que também são laminadas com fibra e resina e que duram em média 6 meses para um cara (atleta) que coloca ela na água salgada todos os dias, depois disso ela já fica fraca.

Citação Postado originalmente por Ronaldo Petri Ver Post
    Valeu pela ajuda galera!
    Concluindo, como não pretendo instalar uma capota de fibra que é bastante resistente como vi na foto, acho que se quiser uma boa segurança a melhor coisa é instalar a gaiola e/ou santo-antônio no chassis, alguém aqui tem isso? nunca tive a oportunidade de ver um santo-antônio fixo no chassis. Esse lance da fibra ser higroscópica e da absorção de raios UV faz sentido, mas isso não é em curto prazo né? Pois um exemplo que pode ser citado são as pranchas de surf que também são laminadas com fibra e resina e que duram em média 6 meses para um cara (atleta) que coloca ela na água salgada todos os dias, depois disso ela já fica fraca.
    Realmente não é a curto prazo que vc vai notar isso. E ainda tenho dúvidas em relação a essa absorção de água. Tenho duas canoas de fibra. A mais velha está com mais de 20 anos e continua perfeita. Nunca a pintei. O peso dela era de 45 Kg (4,95 m) e agora está com... 45 Kg. Não faz água. Portanto não acredito nessa 'qualidade' higroscópica da fibra, pelo menos não aponto de comprometer a estrutura.
    Quanto à gaiola... penso eu que a mesma deva estar solidária com o chassis para oferecer proteção. Em caso de capotamento, a fibra de deforma e depois quebra. A partir daí vai se desagregando. Se a gaiola/santantonio estiver presa à fibra (mesmo com reforços) vai criar pontos resistentes, quebrar a fibra e soltar-se do conjunto. Então, babau proteção.
    É só a minha opinião.
    Estou seriamente considerando a hipótese de trocar a minha lataria do CJ5 por uma de fibra. A lata está quase perfeita e sem muita ferrugem ou massa, mas como quero alongar o chassis para CJ6, preciso espichar a lata. Como o Leopoldo me recomendou, até penso em compar uma da Agromotor. Só vejo vantagens nisso, ainda mais que vivo no litoral. Já tive dois Gurgel e o único inconveniente era o barulho.
    Abraço
    Alexandrino

Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    Pergunta meio besta: O Sto Antônio não prende na caixa de roda Tem algum reforço por baixo ligando ao chassi?

Abraço!
    felipe eu acredito que 90% dos santo antonios não são presos ao chassis e sim com um reforço por baixo.
    antonio luiz vou alongar meu jeep, mas sua carroceria é de lata e muito perfeita, então não vou troca-la por uma de fibra, mas esticar a dita um pouco.vc também disse do incoveniente do barulho nos gurgel seria barulhos da fibra?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem