x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 51

Hybrid View

Usuário Avatar de Ronaldo Petri
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Santo André/SP
    Agradecimentos: 0

Carroceria de fibra x Segurança

Galera, depois de ler todos os tópicos relacionados a carroceria de fibra e conhecer todos os prós e contras, e ainda levando em consideração que minha carroceria necessita de uma uma reforma geral, o mais vantajoso pra mim seria substituir a lata pela fibra e é assim que eu farei. Mas fiquei com uma dúvida com relação a segurança. Será que no caso de eu descer morro abaixo capotando, o santo antônio e a gaiola não vararia a fibra? Pode ser que eu esteja sendo trágico demais, mas conheço quem já desceu morro abaixo rolando igual uma peça cilíndrica e ele foi salvo por um santo antonio meia boca e um cinto 3 pontas. O que será que teria acontecido se a carroceria fosse de fibra? E quanto à viatura na estrada, por acaso perde estabilidade pelo fato de ser bem mais leve?

ronaldo
    1.-a fibra para carroceria é bem grossa e se quebraria em pedaços grandes
    2.- toda gaiola deve ser presa no chassis inclusive o sto. tunico leia-se santo antonio, dessa forma não vai ferir ninguém, a não ser que esteja sem cinto.
    3.- eu já rolei e se não fosse cinto de 4 pontas e gaiola eu teria ido pro saco!4.- partiria primeiro no santo antonio e JÁ ERA!

Citação Postado originalmente por m.vinicius Ver Post
    2.- toda gaiola deve ser presa no chassis inclusive o sto. tunico leia-se santo antonio, dessa forma não vai ferir ninguém, a não ser que esteja sem cinto.
    Pergunta meio besta: O Sto Antônio não prende na caixa de roda Tem algum reforço por baixo ligando ao chassi?

Abraço!

Usuário Avatar de Ronaldo Petri
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Santo André/SP
    Valeu pela ajuda galera!
    Concluindo, como não pretendo instalar uma capota de fibra que é bastante resistete como vi na foto, acho que se quiser uma boa segurança a melhor coisa é instalar a gaiola e/ou santo-antônio no chassis, alguém aqui tem isso? nunca tive a oportunidade de ver um santo-antônio fixo no chassis. Esse lance da fibra ser higroscópica e da absorção de raios UV faz sentido, mas isso não é em curto prazo né? Pois um exemplo que pode ser citado são as pranchas de surf que também são laminadas com fibra e resina e que duram em média 6 meses para um cara (atleta) que coloca ela na água salgada todos os dias, depois disso ela já fica fraca.

Citação Postado originalmente por Ronaldo Petri Ver Post
    Valeu pela ajuda galera!
    Concluindo, como não pretendo instalar uma capota de fibra que é bastante resistente como vi na foto, acho que se quiser uma boa segurança a melhor coisa é instalar a gaiola e/ou santo-antônio no chassis, alguém aqui tem isso? nunca tive a oportunidade de ver um santo-antônio fixo no chassis. Esse lance da fibra ser higroscópica e da absorção de raios UV faz sentido, mas isso não é em curto prazo né? Pois um exemplo que pode ser citado são as pranchas de surf que também são laminadas com fibra e resina e que duram em média 6 meses para um cara (atleta) que coloca ela na água salgada todos os dias, depois disso ela já fica fraca.
    Realmente não é a curto prazo que vc vai notar isso. E ainda tenho dúvidas em relação a essa absorção de água. Tenho duas canoas de fibra. A mais velha está com mais de 20 anos e continua perfeita. Nunca a pintei. O peso dela era de 45 Kg (4,95 m) e agora está com... 45 Kg. Não faz água. Portanto não acredito nessa 'qualidade' higroscópica da fibra, pelo menos não aponto de comprometer a estrutura.
    Quanto à gaiola... penso eu que a mesma deva estar solidária com o chassis para oferecer proteção. Em caso de capotamento, a fibra de deforma e depois quebra. A partir daí vai se desagregando. Se a gaiola/santantonio estiver presa à fibra (mesmo com reforços) vai criar pontos resistentes, quebrar a fibra e soltar-se do conjunto. Então, babau proteção.
    É só a minha opinião.
    Estou seriamente considerando a hipótese de trocar a minha lataria do CJ5 por uma de fibra. A lata está quase perfeita e sem muita ferrugem ou massa, mas como quero alongar o chassis para CJ6, preciso espichar a lata. Como o Leopoldo me recomendou, até penso em compar uma da Agromotor. Só vejo vantagens nisso, ainda mais que vivo no litoral. Já tive dois Gurgel e o único inconveniente era o barulho.
    Abraço
    Alexandrino

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Ronaldo
    Quanto a caixote com capota não sei ao certo , mas, carroceria integral em fibra como a da Adrenalama ou a do Edgar, posso dizer que as danadas resistem a capotamentos. Eu mesmo já presenciei alguns.
    Segue algumas fotos de um tombo de cima de uma ponte que ruiu na trilha do 90.
    A carroceria permaneceu intacta.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -trilha-do-90-carnaval-2007-2-parte-383.jpg   -trilha-do-90-carnaval-2007-2-parte-387.jpg   -trilha-do-90-carnaval-2007-2-parte-391.jpg  

Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Ronaldo
    Quanto a caixote com capota não sei ao certo , mas, carroceria integral em fibra como a da Adrenalama ou a do Edgar, posso dizer que as danadas resistem a capotamentos. Eu mesmo já presenciei alguns.
    Segue algumas fotos de um tombo de cima de uma ponte que ruiu na trilha do 90.
    A carroceria permaneceu intacta.
    All,

Somente para complementar, as carrocerias da Adrenalama são feitas pela Fiber 4x4.

www.fiber4x4.com.br

Abraços,

Dirceu

Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    Pergunta meio besta: O Sto Antônio não prende na caixa de roda Tem algum reforço por baixo ligando ao chassi?

Abraço!
    felipe eu acredito que 90% dos santo antonios não são presos ao chassis e sim com um reforço por baixo.
    antonio luiz vou alongar meu jeep, mas sua carroceria é de lata e muito perfeita, então não vou troca-la por uma de fibra, mas esticar a dita um pouco.vc também disse do incoveniente do barulho nos gurgel seria barulhos da fibra?

Fixar o santo antonio no chasis pode não ser uma boa ideia.
    Num formula a celula de sobrevivencia pode se separar do resto do veiculo em acidente.
    Com o santo antonio fixo ao chasis ele deve ser forte para suportar toda a força que o chasis vai gerar no santo antonio em caso de capotagens.
    O mais importante e fixar os cintos e bancos na mesma estrutura do Santo Antonio.

A agua que a fibra absorve pode se do ar mesmo.
    Claro que se ficar agua em algum canto é pior, como uma ferrugem normal.

Usuário Avatar de Sergio Antunes
    Entrada
    21/04/2003
    Local
    Guarulhos/SP
    Oi, Pessoal.

Não vou aqui entrar no mérito se a fibra é melhor ou pior por absorver água etc.
    Eu tenho dois veículos de fibra... Um deles eu tenho a 19 anos e o outro a 12 anos.
    O que eu tenho a 12 anos ainda está com a pintura original e em perfeito estado... Nada de bolhas etc.
    Garanto que estão em melhores condições que muitos com menos de 5 anos de idade.
    A resistência da fibra também é impressionante.
    E bom lembrar que alem de carros, alguns caminhões, barcos, hélices etc; também são feitas de fibra.
    Levando apenas em consideração os veículos que eu tenho, digo que gostaria que todos fossem de fibra de vidro.
    Infelizmente o meu Jeep é de lata.
    Abraços.

Sergio Antunes.

Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Num formula a celula de sobrevivencia pode se separar do resto do veiculo em acidente.
    Com o santo antonio fixo ao chasis ele deve ser forte para suportar toda a força que o chasis vai gerar no santo antonio em caso de capotagens.
    O mais importante e fixar os cintos e bancos na mesma estrutura do Santo Antonio.

A agua que a fibra absorve pode se do ar mesmo.
    Claro que se ficar agua em algum canto é pior, como uma ferrugem normal.
    Eu só não gosto da idéia de ficar pendurado num santantonio (taí porque odéio esse nome...) enquanto rolo serra abaixo com uma carroceria se despedaçando em placas cortantes. Se a gaiola for realmente como uma célula de fórmula, tudo bem. Presa (apoiada) simplesmente na fibra é que não dá... eu acho que não. Também se for presa ao chassis tem de ser considerada a mobilidade deste em relação à carroceria e a folga necessária. Se ficarem solidários, a fibra vai quebrar na primeira volta ao quarteirão.
    Vejo muitas gaiolas que nem deveriam existir... sem qualquer projeto de funcionalidade ou conhecimento estrutural... e os caras pensam que estão protegidos!... Isto é sério demais... a segurança tem de vir sempre à frente...

Mas Wallace, fibra vs água, não deve interferir na escolha, penso que isso é irrelevante, tá legal?
    Alexandrino

Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    O mais importante e fixar os cintos e bancos na mesma estrutura do Santo Antonio..
    wallace, posso estar errado, só ouvi falar das normas da CBA, nunca li, mas lá a norma que a gaiola esteja presa ao chassis, quando digo gaiola é gaiola de segurança não acessorios tubulares que vendem por ai tipo bepo ou keko, que até o som gerado quando se bate nelas é espantosamente fraco!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem