Estive analisando este assunto pois necessito urgentemente alterar o off set das rodas de meu CJ5....
Um espaçador de 1.1/2" não "forçara" a ponta de eixo com a mesma força que uma roda , de F1000 por exemplo , que teve seu off set alterado ( para menos é claro ) em 1.1/2 ?????
Deste ponto de vista o "risco" na ponta de eixo não será o mesmo ???
Dependendo do pneu que você estiver usando vale mais a pena trocar as rodas do que usar alargadores.
Um alargador de boa qualidade nessa medida que você quer colocar custa por volta de R$ 100,00 cada um se for de ferro, se for de alumínio custa bem mais, em compensação uma roda nova 15x8" ou 16x7" custa em média R$ 120,00.
Eu uso pneu 33x12,5x15" com rodas 15x8" e a roda dianteira pegava um pouco no parafuso superior de fixação do amortecedor, cortei a ponta do parafuso e o problema acabou e o pneu traseiro pegava no paralama, mas isso resolveu depois que troquei as molas.
Então você precisa ver que tamanho de pneu que você está usando, onde está pegando e qual o melhor custo x benefício, se é colocar o alargador ou trocar as rodas.
Olha, espero que isso te sirva de consolo:
Tenho vários amigos e clientes que usam no Jeep rodas 15x10 (off-set -44) com pneus 33"x12,5R15 e nunca tiveram problemas com os semi eixos trazeiros.
Se vc tá com medo do semi eixo não aguentar rodas 16x7 com pneus 750x16 é melhor regular os limitadores do esterçamento e guardar teu jeep na garagem...(pra não correr o risco)
Se tem que espaçar dmais, a coisa complica mesmo... no meu caso, preferi trocar os eixos por uma medida de segurança. Outra opção é o tal kit flutuante, pois parece que ele "projeta" as rodas para fora uns 50mm ou mais, e como existem dois rolamentos para apoiar o eixo da roda, entao nao tem tanto risco...
Sérgio, vc sabe pq o Ribon nao aparece mais no fórum?