estou reformando meu jipe e estou com uma duvida...suspensao helicoidal?? molas toyota??......mas nao sei oq eh suspensao SPOA, alguem pode me explicar??
bom existe tópico falando de todos, mas como os assuntos são extensos vou exemplicar no básico (alias tem um video no youtube do bill explicando o SPOA hahuahuauha muito bom)
SPOA - do inglês (fala bill) Spring Over Axle (ou mola sobre o eixo) que fica ao contrario do original do Jeep que seria SPUA - o SPOA levanta mais a carroceria (esteticamente fica monstruoso) e o chassis do jeep normalmente, possibilita que vc use a chaixa de direção enbaixo do chassis e não " furando" caveira e tem tb a vantagem dos parafusos dos grampos nos eixos ficarem pra dentro, logo em pedras, pancas etc não estragam a rosca deles. Também possibilita maior altura para passar terrenos alagados, mas como desvantagem vc muda o centro de gravidade da viatura deixando o jeep um pouco que bobo em curvas (por causa da altura) e precisa mudar suspensão e amortecedores pra guentar o tranco.
SPUA - do inglês (tah eu paro) Spring Under Axle (ou mola sob o eixo) que é o original do jeep. Bom original eh original, mais que testado comprovado dá pra por os feixes de toyota tanto assim como SPOA tb, no SPUA vc tb pode ter maior vnao livre do solo mas continua o o centro de gravidade mais baixo, (logicamente tudo depende). Tem gente que nnao troca, e tem gente que a primeira coisa que faz é o SPOA (como tem gente que odeia SPOA tb).
Molas de toyota - o nome jah diz e é muito bom para aumentar o curso de suspensão do jeep, deixa mais macio, mais seguro etc... basta que respeite algumas coisas como sapatas especificas e procurar colcoar os suportes bem soldados, dentro dessa opção tem varios detalhes que cada um faz de um jeito, na minha opinião o melhor jeito seria molas por fora do chassis (suportes mais pra fora se seu eixo permitir) atrás e na frente colocar os jumelos na parte de trás da mola e suportes grandes na frente deixando os olhais de mola alinhados, segundo o molas FF tem de ter entre um olhau (ou olhal??) e outro 1,05m ok??
Suspensão helicoidal - Leopoldo diz melhor... eh complicado de montar precisa de muita adaptação e acho que pode não ser tão eficiente quanto um 4link ou algo mais complexo, essa eu deixo pros mais entendidos nesse quesito RAMIROOO, BILL, LEOPOLDO e etc...
Bom tentei abordar tudo que engloba de forma simples e mastigada mas aconselho procurar por esses topicos pois existem especificos para cada modelo aqui que tem fotos, muita literatura de experiência do pessoal aqui muito legal
Bueno...
Recomendo uma pesquisa pelo forum. Acharas muita coisa sobre SPOA (Spring Over Axle). Por aqui existem especialistas no assunto dentre eles o Billj, que deve estar pelo forum de RockCrawling.
Sds.
CJ5 1976 - 6zão
GM 250 Clark 260F
Eixos Dana 44 LSD
Quer mais un ingrediente para tua adaptação?
Molas Toyota Band. Curta + SPOA + Eixos de Rural = Uma coisa "doida" de tao boa....
(os da F.75 sao muuuito largos atrás)