x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Suspensão SPOA

Usuário Avatar de MVBB
    Entrada
    30/12/2003
    Agradecimentos: 0

Suspensão SPOA

Ola pessoal !

Gostaria de obter algumas informações sobre qual solução adotar em meu Jeep CJ5 1966. Sou um "feliz" "proprio-otário" de uma suspensão JR (ARGHHH) e estou retirando este monte de porcaria do jeep para voltar aos bons e velhos feixes de mola. Para que vocês tenham mais informações sobre o que tenho montado no carro, vou descrevê-lo antes de continuar :

Jeep CJ5 1966
    Motor : OHC 2.3 Turbo
    Rodas : 15 x 10
    Pneus : Goodyear Wrangler M/T 35"

Minhas dúvidas são :

1-) Qual o melhor modelo de suspensão a adotar - SPOA ou SPUA ?
    2-) Onde consigo comprar jumelos tipo "revolver" em SP ?

Lembrando que uso em trilhas e asfalto, qual os benefícios de cada modelo de suspensão citado acima ?

Abraço a todos e parabéns pelo fórum ![/b]

Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Marcos,

Isto ja foi discutido aqui algumas vezes em varios topicos mas vamos la,
    SPOA vai te dar mais altura e curso de suspensão e SPUA vai te dar mais firmeza e estabilidade lateral.
    Entretanto eu recomendo que faça SPOA e use os eixos de Rural ou F 75 pois assim voce tera todas as vantagens do SPOA sem a desvantagem da estabilidade.
    Tem muita gente usando SPOA com os eixos estreitos do CJ e nunca tombaram, mas tambem nunca tiveram que seguir um CJ com eixos largos onde ele e capaz de passar senão ja teriam visto o mundo de outro ângulo.
    Jumelos Revolver para CJ so podem ser encontrados nos EUA pois são fabricados pela Teraflex, existem empresas no Brasil fazendo copias e ja vi uma ate bem feita. Esta era feita pela Alternativa 4x4 de SP e servia para as Bands mas pode ser adaptada nos CJs e Samucas.
    Tem um pessoal no sul fazendo tambem mas o deles não gira tendo então somente a função de abrir, pode funcionar mas na teoria vai colocar muito stress nas molas.

Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

Usuário Avatar de MVBB
    Entrada
    30/12/2003
    Sandro,

Obrigado pelas dicas. Estou providenciandos os componentes necessários para fazer esta alteração do meu carro para me livrar de vez da B...... do kit JR. Com relação aos diferenciais, não seria viável manter os originais do Jeep com alargadores de rodas ? Estou perguntando isso pois meu carro já tem os alargadores de 3". Com estes alargadores, eu teria mais ou menos o mesmo tamanho dos usados na Rural, não ?

Abraço !

Marcos,

Pelo fato de vc possuir pneus 35", obrigatoriamente deve optar por SPOA...

[]'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por MVBB
    Sandro,

Obrigado pelas dicas. Estou providenciandos os componentes necessários para fazer esta alteração do meu carro para me livrar de vez da B...... do kit JR. Com relação aos diferenciais, não seria viável manter os originais do Jeep com alargadores de rodas ? Estou perguntando isso pois meu carro já tem os alargadores de 3". Com estes alargadores, eu teria mais ou menos o mesmo tamanho dos usados na Rural, não ?

Fala Marcos!!!

É isso mesmo, com sapatinho calibre 35", só SPOA! As 3" dos alargadores ajudam, mas o Sandro tem razão, só com eixos de Rural para vc não ver o mundo de cabeça pra baixo... Tenho SPOA e eixos originais, e já vi o mundo de todos os ângulos... Algumas vezes... Outras, simplesmente tirei o pé e engatei o ré, senão...
    Mas vá por etapas, inslatar os feixes e mais tarde substituir os eixos, se achar necessário. Um praticamente não interfere no outro.
    Vc ainda tem algumas opções, como molas de Bandeirante ou da Fiat... Tem uns tópicos por aí sobre isso, dê uma pesquisada.
    []'s

Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    ...pois meu carro já tem os alargadores de 3".
    Os alargadores são mesmo de 3" (polegadas) cada um, ou seriam 3 cm dada um?
    Faça como disse o Giovani plagiando Jack "o estripador" , vamos por partes.
    Tirando a brincadeira eu acho importante entender como as modificações afetam o comportamento da viatura, porem realiza-las nem sempre pode ser feito de uma só vez, não ha nenhum mal em fazer o SPOA e depois colocar os eixos mais largos.
    A diferença entre os eixos traseiros da Rural e F75 é bem grande, não posso afirmar pois nunca medi um da Rural mas o da F75 mede 1,61 m (63,38") de WMS a WMS enquanto que o da Rural mede 57"(acho que isso esta errado) segundo um site sobre Rural.

Abraços,

Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS

Re: Suspensão SPOA

1-) Qual o melhor modelo de suspensão a adotar - SPOA ou SPUA ?
    2-) Onde consigo comprar jumelos tipo "revolver" em SP ?
    Oi Marcos!!!

Com pneus deste tamanhão, SPOA na certa!!!

Com relação aos diferenciais, não seria viável manter os originais do Jeep com alargadores de rodas ? Estou perguntando isso pois meu carro já tem os alargadores de 3". Com estes alargadores, eu teria mais ou menos o mesmo tamanho dos usados na Rural, não ?
    Como o Giovani já disse, faria as coisas aos poucos. Use primeiro estes seus eixos originais. Esse espaçadores de roda são grandes hein! Vc pode até conseguir aproximar sua bitola com a da Rural, mas a resistência do seu eixo diminui com esses espaçadores desse jeito, pois vc criou um braço de alavanca até que grandinho....

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Usuário Avatar de MVBB
    Entrada
    30/12/2003
    Sim, os espaçadores são de 3" mesmo, são daquele tipo que você prende com os prisioneiros originais e na parte de fora tem outros prisioneiros.
    Com relação à suspensão, estou optando pelo SPOA pois meu carro infelizmente tem o kit da JR. Para tentar melhorar o comportamento do carro já modifiquei inclusive o ângulo das rodas dianteiras (mandei o diferencial no torneiro, ele cortou as duas pontas e colocou no ângulo correto), pois a suspensão deixava o Jeep parecido com um Caterpillar... por isso, fazendo a SPOA corretamente na mesma altura que eu tenho o carro hoje (+- 50 cm de vão livre da travessa do câmbio até o chão) cou conseguir aproveitar algumas alterações que já fiz no carro. Dessa vez estou fazendo com um amigo meu de confiança e não vou mais ser enrolado por "tipos" igual ao cara da JR....

Abraço a todos !

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem