Powered by vBulletin

Instalação de vaso de expansão no BF161

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/01/2013, 07:42
    Jacimar
    Caro Kim !

É uma honra receber um comentário de tão nobre forista ! afinal são mais de 10.000 posts, sempre no intuito de ajudar ! de minha parte jamais recomendaria uma adaptação sem tê-la testado devidamente, acho que estamos falando a mesma coisa de formas diferentes . . . como diria Elise Matsunaga, "vamos por partes" :

Na adaptação que fiz no CJ58 da minha exposa, no meu CJ64 e na minha C-10 eu coloquei uma borracha ( da tampa MF-18 ) nas tampas originais ( MF-14 ) dos radiadores destes veículos, justamente para permitir a sucção da água de volta para o radiador a partir do vaso de expansão, cheguei a fazer testes sem essa borracha e a água ia para o vaso mas não retornava, obviamente estava entrando ar no sistema, que era o normal para aquela tampa ( MF-14 ).

Recomendei ao Leandro&Priscila que : "se você quiser usar o reservatório do Gol ( como vaso de expansão ) é só você retirar o "miolo" da tampa do reservatório do Gol, ( para que não interfira na pressão ) mas não sei se ele comporta a variação de volume do Jeep - cerca de 1 litro ou então você pode fazer o sistema selado mesmo, há um ótimo tópico sobre isso aqui no fórum . . . "

Fiz alguns testes utilzando um "squeeze" de bicicleta ( 0,5 litro ) mas acabava jogando aditivo fora do mesmo jeito, foi aí que pensei no reservatório do Uno

O tópico que você recomendou é ótimo, teria me ajudado muito à época em que fiz a adaptação ( 2008 ) e com certeza é e continuará sendo referência para os membros do fórum, no mais, um abraço à todos e um ótimo ano novo !

Em tempo : Desculpem pelo humor negro, acho que a Elise Matsunaga substituiu bem o "Jack o estripador" . . .
  • 13/01/2013, 20:08
    EBueno
    Prezado Kim.
    Li suas postagens e achei-as muito sensatas nos assuntos abordados! Vc deve ajudar muitas pesoas com isso, parabéns pelo esforço!
    Sou proprietario de uma L200 4x4 04/04 141CV e apesar de ter entendido que suas postagem sao dedicadas a outro tipo de veiculo, ficaria imensamente grato de puder lhe perguntar umas duvidas que tenho e que nao querem calar rsr.
    Para nao atrapalhar aqui e misturar os topicos, como poderia lhe contactar?
    Meu email e projetosmilho@hotmail.com
    Sou do Parana e trabalho em Recife atualmente.
    Aguardo sua atenção se nao for incomodo,
    Abraço.
    EBueno
  • 14/01/2013, 08:39
    coloma
    MENINOS parem!!!! deixa eu entender isso .O negocio chamado radiador tem uma saidinha ao lado que é aquela mangueirinha que vcs a chamam de ladrão .Esse reservatorio que vcs falam ele resgata a agua que sai dessa mangueirinha para o radiador é isso??????? bjs Andrea Coloma
  • 14/01/2013, 10:56
    Jacimar
    Citação:

Postado originalmente por coloma Ver Post
    MENINOS parem!!!! deixa eu entender isso .O negocio chamado radiador tem uma saidinha ao lado que é aquela mangueirinha que vcs a chamam de ladrão .Esse reservatorio que vcs falam ele resgata a agua que sai dessa mangueirinha para o radiador é isso??????? bjs Andrea Coloma

Isso mesmo Coloma ! a vantagem é que você não precisa se preocupar tanto em ficar olhando e completando a água do radiador todo dia ! e nem desperdiça aditivivo, fica como um carro moderno . . . um abraço !
  • 19/01/2013, 00:31
    Leandro&Priscila
    Jacimar, valeu mesmo, pela ideia e pelos esclarecimentos. Vou tentar instalar das duas formas: ventilado, como você fez, e valvulado, com a válvula do gol, pra ver o que acontece. O reservatório comporta sim a variação de volume, pois tem mais de 1L de capacidade. Minha preocupação é de que, como a válvula dele abre somente com uma pressão maior que a da válvula original do radiador, que um dos doi exploda com o excesso de pressão; mas parece que isso não acontece assim tão facilmente. Só pra relembrar: a Válvula da tampa do radiador abre com 0,9bar, enquanto a do reservatório abre somente com 1,4 bar. Isso provavelmente fará com que o reservatório trabalhe pressurizado, forçando o fluido a retornar para o radiador quando a pressão deste baixar a válvula. Nesse ponto, a sua ideia de colocar a borracha vedando a tampa, é essencial, senão o negócio simplesmente não funciona.
    Valeu a todos! Um abraço!
  • 19/01/2013, 05:15
    Jacimar
    1 Anexo(s)
    Bom dia Leandro&Priscila ! na minha modesta opinião, acho que você ( ou vocês ? ) deveria fazer uma adaptação mais tradicional - com uma tampa de pressurização apenas - a mais simples é com o vaso funcionando ventilado, e a mais sofisticada é com o vaso trabalhando pressurizado, mas envolve mais trabalho pois o radiador tem que ser lacrado . . . não consigo imaginar a dor de cabeça para diagnosticar o problema em um sistema com duas válvulas trabalhando juntas . . . boa sorte e um abraço !

Em tempo : Não esqueça que se optar pelo sistema pressurizado, o reservatório tem que ficar acima do motor para garantir que o mesmo fique "afogado" na água do reservatório.

Em tempo 2 : Cheguei a comprar o reservatório do Gol para futuramente passar para o sistema pressurizado, mas depois descobri que a fixação dele é inclinada, ou seja, é necessário fazer um suporte para instalá-lo, pesquisei um pouco e achei o reservatório do Clio mais antigo ( até 2005 se não mem engano ) ele é perfeito, é um cilindro com a fixação paralela ao seu corpo, fácil de fixar na parede corta-fogo do CJ.

Anexo 390510
  • 19/01/2013, 11:51
    Willian Del Piero Rocha
    Leandro,priscila,no manual do jeep bf 161,a pressão da tampa do radiador é 7 libras(7 psi). 1 psi=0,0689 bar 7 x 0,0689=0,48 bar.
    portanto 0,9 bar é o dobro da pressão de trabalho do sistema.o que pode danificar eu não sei !!!!!
  • 09/02/2013, 08:52
    Leandro&Priscila
    Bom pessoal, seguinte: Instalei o reservatório seguindo as instruções do tópico, mas constatei que a água não retorna para o radiador. Achei muito estranho, pois fiz uma boa vedação de borracha na tampa do radiador. Entretanto, eu não havia tirado a borracha da válvula. Tirei para fazer um teste e também não resolveu... a água continua saindo do radiador para o reservatório, mas não retorna por nada... E se eu simplesmente anular o efeito da válvula da tampa do radiador colocando um anel recortado, que permita a passagem livre de água nos dois sentidos, e colocar a válvula da tampa do reservatório, funcionando como alívio de pressão? Bom, não sei... já tô a fim de arrancar tudo e voltar a ser como era, com o radiador babando toda vez que esquenta um pouco mais.

Um abraço a todos!
  • 09/02/2013, 09:50
    Jacimar
    Bom dia prezados ! Leandro&Priscila, o que deve estar acontecendo é falsa entrada de ar quando o motor esfria, além da borracha na tampa do radiador, a ponta da mangueira que leva e trás a água de volta deve ficar imersa na água do reservatório, para que o vácuo puxe a mesma de volta . . . outra coisa, você cita " entretanto, eu não havia tirado a borracha da válvula . . . " pergunto que borracha de que válvula ? você usou o reservatório do Gol com a tampa original ? se sim, pode ser um problema . . . Abraço !

Em tempo : relate o material que usou, qual tampa, qual borracha na tampa etc, fica mais fácil opinar . . .
  • 02/05/2013, 19:22
    gpolachini
    Citação:

Postado originalmente por Leandro&Priscila Ver Post
    Bom pessoal, seguinte: Instalei o reservatório seguindo as instruções do tópico, mas constatei que a água não retorna para o radiador. Achei muito estranho, pois fiz uma boa vedação de borracha na tampa do radiador. Entretanto, eu não havia tirado a borracha da válvula. Tirei para fazer um teste e também não resolveu... a água continua saindo do radiador para o reservatório, mas não retorna por nada... E se eu simplesmente anular o efeito da válvula da tampa do radiador colocando um anel recortado, que permita a passagem livre de água nos dois sentidos, e colocar a válvula da tampa do reservatório, funcionando como alívio de pressão? Bom, não sei... já tô a fim de arrancar tudo e voltar a ser como era, com o radiador babando toda vez que esquenta um pouco mais.

Um abraço a todos!

Leandro&Priscila,

Conseguiu resolver o problema ?

Abraço
  • 16/01/2014, 21:43
    CJ 60
    Pegando um gancho nesse topico, existe posição para a entrada da mangueira no sistema SEM PRESSÂO ? estou vendo alguns modelos de vaso para comprar e alguns a grande maioria por sinal tem a saída/entrada na parte de baixo, acredito que isso nao seria problema correto? e quanto a tampa se for pressurizada nada como retirar a valvula ou fazer um furo na propria para não haver mais pressão no vaso correto ?

[]´s
  • 17/01/2014, 04:03
    Jacimar
    Bom dia prezado ! também acho que não há problema a mangueira entrar por baixo, do vaso de expansão fique claro ! :chorandoderir:e quanto a tampa um furo deve resolver bem . . . se descobrir um vaso que se adapte bem ao CJ conte para nós, ainda estou com o reservatório de esguicho do Uno mas pensei no vaso do Clio que coloquei foto no outro post, já avaliou esse ? abraço !
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 14:49.