x
Convex Datacenter
Página 1 de 17 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 193

Mercado 4x4 no Brasil: Porque é tão ruim?

Alguém aí tem uma boa resposta pra isso?

Saberiam me dizer porque é tão caro desenvolver produtos e implementá-los no mercado?

Saberiam pq é tão difícil achar peças pros nossos carros?

Pq não existem muitos acessórios e devemos recorrer aos EUA se queremos algo mais refinado?

Pq não temos uma linha de 4x4 mais sortido?

Pq é tudo "muito caro" e todo mundo tem uma solução melhor que o que se encontra no mercado?

Pq passamos tantas dificuldades até pra arrumar pneus bons?

Não vale falar de políticas, bolsas, economias e essas viadagens especulativas. Quero saber do mercado mesmo. Compra, venda e serviços.

Abs

Usuário Avatar de Pablo Toledo
    Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Samukanvas,

Falar do mercado sem falar dos fatores econômicos, financeiros e tributários é como pensar no Vaticano e não se lembrar do Papa, ou entrar numa igreja e não se lembrar de Deus...rsrsrs

Mas, vamos lá.

O próprio tamanho do mercado automobilistico no Brasil já é uma das respostas. Enquanto nos EUA estamos falando de quinze milhões de veículos por ano (carros de passeio e SUVs), por aqui rodamos na casa dos dois milhões. Embora sejamos o sexto ou sétimo mercado do mundo, ainda é um mercado pequeno (logo, pouco diversificado e especializado) quando comparado com os EUA. Isso sem falar que a indústria de veículos militar nunca existiu no Brasil, realidade esta muito diferente da norte-americana e que sempre impulsionou o mundo 4x4 por lá (os eixos Rockwell que muitos admiram que o digam), já que o exército por lá sempre demandou do setor privado e em quantidades industriais diversas soluções e equipamentos (pneus, guinchos, eixos, semi-eixos, bloqueios etc) para submeter seus veículos às mais diversas condições mundo afora.

Ainda, é fato que a indústria automotiva nacional pouco deu atenção a este segmento, além de historicamente ter sido mais voltado para carros de uso urbano até por razões de demanda de mercado, uma vez que por décadas ter veículo 4x4 era excentricidade de que tem tinha dinheiro sobrando (e estes eram poucos). Esta realidade era válida inclusive para aqueles que moravam em zonas rurais. Fuscas e Brasílias são exemplos cabais disto.

Mas também é fato que este cenário mudou bastante no últimos cinco anos. Nunca tivemos tantas opções de 4x4, assim como nunca tivemos tantos serviços para este segmento. O mesmo vale para a quantidade de adeptos do 4x4 como esporte. Basta ver as diversas copas/provas regionais existentes e até mesmo o tamanho que o Rally do Sertões ganhou. Talvez a única modalidade que andou pra trás tenha sido o Rock Crawling, mas acredito eu que isto aconteceu por ausência de carros neste ano, correto?

Embora eu seja relativamente novo como proprietário no mundo 4x4, arrisco a dizer que também nunca tivemos tantos fornecedores independentes de equipamentos. Já produzimos localmente diversas coisas (guincho, semieixos, banda de pneus, bloqueios, proteções etc). Quanto mais o mercado primário (0km) de 4x4 e o esporte crescerem, certamente mais esta rede de fornecedores também crescerá.

Ainda há questões como tarifas de importação e impostos, que se reduzidos irão permitir um grande salto qualitativo e quantitativo nos produtos disponíveis, sejam eles importados ou produzidos localmente.

Deixa eu voltar ao inescapável fator econômico, mais precisamente o poder de compra das famílias e os hábitos que este permite. Para um americano ou australiano qualquer ter uma Dodge RAM V8 4x4 é algo tranquilo, pois o sujeito tem renda e financiamento pra isso. Já aqui no Brasil até mesmo as pessoas de classe A pensam dez vezes para comprar um veículo deste. Enquanto a nossa realidade econômica for a de carros 1.0 ou 1.6 em sua grande maioria, o mundo 4x4 continuará sendo um “pequeno luxo” que algumas pessoas se dão, ainda que, novamente, este público tenha crescido bastante nos últimos anos.

Certamente há outras questões e boas respostas para a pergunta, mas longe de mim de querer totalizar o assunto.

Abraço

Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Alguém aí tem uma boa resposta pra isso?

Saberiam me dizer porque é tão caro desenvolver produtos e implementá-los no mercado?

Saberiam pq é tão difícil achar peças pros nossos carros?

Pq não existem muitos acessórios e devemos recorrer aos EUA se queremos algo mais refinado?

Pq não temos uma linha de 4x4 mais sortido?

Pq é tudo "muito caro" e todo mundo tem uma solução melhor que o que se encontra no mercado?

Pq passamos tantas dificuldades até pra arrumar pneus bons?

Não vale falar de políticas, bolsas, economias e essas viadagens especulativas. Quero saber do mercado mesmo. Compra, venda e serviços.

Abs
    Amigo Samuka,

Resumindo, com a licensa do Pablo , o povo antes pensa em sobreviver, após, o laser, sendo que o carro urbano, agora, vai ficando acessível, o off road ainda será coisa para o futuro.

[]

Usuário Avatar de Pablo Toledo
    Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Só uma pequena retificação estatística.

Em 2008 as vendas de automóveis e comerciais leves ao varejo foi na casa dos dois milhões e seiscentos mil unidades no Brasil.

http://www.anfavea.com.br/tabelas200...enciamento.xls

A maioria dos "off roads" brasileiros não gostam de equipar o carro da maneira correta.

Citação Postado originalmente por Bruno Estruc Ver Post
    A maioria dos "off roads" brasileiros não gostam de equipar o carro da maneira correta.
    Eu ia falar sobre esse ponto!
    Em POA, capital do RS, temos exemplos de Troller's, Cherokee's e etc extremamente equipados.
    Já aqui em Rio Grande temos 2 jogos de 35" rodando!
    Simplismente o pessoal que tem dinheiro e investe mesmo é uma minoria!
    Aqui na cidade ninguém investe mesmo em off road! Não temos um V8 e somente um V6 em jeep's...
    Falta é o cidadão off roader ganhar mais $ e não ter medo de investir...
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4

Mas a questão não é ganhar mais dinheiro e sim comprar dinheiro.

Outro dia estava falando com o Rodrigo, as pessoas preferem tentar inventar e com isso acabam gastando 2 vezes. A primeira tentando e a segunda pagando mais caro, mas fazendo o certo.

Citação Postado originalmente por Bruno Estruc Ver Post
    Mas a questão não é ganhar mais dinheiro e sim comprar dinheiro.

Outro dia estava falando com o Rodrigo, as pessoas preferem tentar inventar e com isso acabam gastando 2 vezes. A primeira tentando e a segunda pagando mais caro, mas fazendo o certo.
    Bruno,

Concordo em parte com o teu comentário.

De fato, inventar ou partir para o faça você mesmo quando o produto que você deseja existe no mercado é, na maioria das vezes, burrice! Mas quando não tem?

Eu mesmo acabei fazendo vários dos acessórios para minha F-1000 4x4 porque simplesmente eles não existem no mercado, e quando encontrei um fabricante disposto a me atender, a proposta era que o protótipo do que eu queria fosse feito as minhas custas, o que é inviável.

Vou citar um exemplo, de produtos industrializados e que contam com rede de distribuição no Brasil todo - PNEUS.

Cansei de encomendar, pedir, me dispor a pagar parte adiantado por pneus com medidas como 33"ou 35"x10,5", e não estou falando de linhas trazidas "artesanalmente", mas de pneus como BF, Michelin, etc...
    Até agora não tive sucesso...dai para não ficar com a viatura parada, se parte para outras opções, mas sem ser aquilo que você realmente deseja.

Ah, os preços são proibitivos para muitos, mas a disponiblidade acaba inviabilizando mais que o preço na minha humilde opinião.

Enfim, a 19 anos atrás quando comprei meu primeiro 4x4 um CJ5, ter pneus 7-50x16, escapamento 6 em 2, pedaleira suspensa e freio a disco era algo do outro mundo! Guincho então, coisa para muito poucos. Hoje o panorama ja é bem diferente, mas ainda tem muito o que mudar.

Uma pergunta de retórica para finalizar o tópico. Porque ainda não temos uma empresa que disponibiliza de forma regular ao menos os ítens mais comumente procurados além do basicão?

Desculpem o post longo

Abraços
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Usuário Avatar de rafaelcardoso
    Entrada
    19/02/2007
    Local
    Franca/SP
    Opinião extremamente acertiva a do amigo Pablo Toledo... Parabéns pela explanação rica e ponderada...

Concordo com a sua visão, só gostaria de acrescentar aos comentários dos amigos Bruno Estruc e Loiro que a opção por configurações extremas representa uma fatia muito pequena deste mercado, não que não seja rentável, mas não sei se pode ser o nosso termômetro para analisar se é bom ou ruim... Na sua região pode não haver um Jeep com V8, mas existem quantas S10, Rangers, L200, Nissan, Trollers entre outros veículos que são também para uso off-road, este mercado existe e é sim expressivo. Acho que precisamos segmentá-lo para entendê-lo melhor... Falar de mercado 4x4 é muito vago perto da diversidade deste mesmo mercado, o mercado de cusotimizações, mercado de veiculos zero km, veiculos usados, turismo off road, mercado de peças de reposição, etc...

Acho que uma ação que impulsionaria este mercado é ter algum veículo no segmento de entrada, mais baixo custo, mesmo que não tenha a mesma vocação dos 4x4 acima de 80.000,00 reais, mas que seja um off-road... E isto está acontecendo, lentamente mas está, lembrem-se que o cara que compra uma strada adventure, as vezes curte passeios em serra, montanha, estradas de terra e acaba tendo contato com este mundo, pensando em evoluir para o que nós do fórum chamamos de off-road e as vezes esquecemos que o que ele faz com a Adventure dele também é...

Espero ter me expressado a contento... Abraços!

Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Uma pergunta de retórica para finalizar o tópico. Porque ainda não temos uma empresa que disponibiliza de forma regular ao menos os ítens mais comumente procurados além do basicão?
    Porque disponibilizar se vão "inventar algo melhor"?

Veja alguns exemplos que passei: Outro dia fui atender uma pessoa que tinha comprado um carro de 150.000 reais 4x4 da dodge. Chegou com 15.000 reais em rodas grandes cromadas e pneus pirelli vagabas. Queria um "monstro com pneus 40". Oferecemos kit procomp (O melhor do mundo pro carro do cara), pneus maxxis e instalação de tudo por menos de 16.000 parcelado(pneu 6k, kit 9k - Quase custo - Quem vende isso sabe o preço). Logicamente que o cara não aceitou porque estava "extremamente caro".

Outro dia me encheu o saco por e-mail um cara querendo um parachoque estilo ARB pra um 4x4 nacional de fibra zero km de 85 paus. Ofereci a 1500 reais com base de guincho todo em 1/4 com uma porrada de frescura. Um puta parachocão sarado. Logicamente o parachoque estava extremamente caro porque ele achou na internet um ARB a 750 dólares (Lá nos EUA, mas pera aí: 750 x 2 dá quanto?) e acharia que conseguiria trazer a um custo baixinho (a companhia aérea não cobra pra parachoques de 60kg, certo?) e que ainda conseguiria um torneiro barato pra "adapitar" o arb no carro dele.

Outro dia me enviam um mail me pedindo gaiola externa pra uma land rover escolar. Dessas que parecem um ônibus americano, sabe? Carro extremamente pesado e caro. Pedi fotos, me enviou com os tubos todos soldados na carroceria de alumínio (como se a carroceria fosse segurar um esbarrão em algum lugar - Alguém aí conhece um bom funeca que trabalhe com alumínio? ). Fiz um orçamento com 2 parachoques, fullcage, 2 rocksliders + escada pro teto. Tudo interligado. 4 paus e um troco... Logicamente é muito caro, pois ele conseguiu uns tubos de 1mm tortos na mão e pregados com parafuso na carroceria que somente cobre os paralamas por uma grana preta, talvez pela metade do que ofereci

Outro dia me liga um cara que arrumou meu telefone com num sei quem. Dono de uma picape de 100.000 reais. Queria proteções inferiores porque já tinha arrancado a original em um areião. Ofereci por 1500 tudo que ele precisava em chapa de 5mm. Logicamente era um absurdo gastar 1500 no carro dele. Po, o carro dele não merece 1500 reais de proteção, mas de farol de milha tinha isso. Daí ofereci um kit que estão fazendo pro carro dele a 1000 reais com chapa de 2,5mm. Um enfeite que não é melhor que o original. O dono da picape japonesa achou o máximo amarrar chapas nos parafusos que prendem travessas de t-case e na própria caixa de marcha, assim como o protetor maceral faz com o troller. Tudo isso por causa de 500 reais de economia.

Outro dia eu entrei numa de fechar grupos pra brigar por descontos no fórum. Tava vendo um monte de gente reclamar que não tinha acesso a bloqueios e tal e que estava tudo muito caro e pouco parcelado. Fui lá eu me meter a ligar pra (o que eu considero uma das melhores fábricas de bloqueio no brasil) um fabricante de bloqueios a cabo. Forma-se um grupo de 40 interessados. Hoje tem male-mal 16. Tá o melhor preço do Brasil lá. Ninguém tem, mas ainda "não vale a pena". Ainda tentaram ligar lá pra ver quanto era o bloqueio e se iriamos furar a entrega, é mole?

Etc... Etc... Etc...

Adianta oferecer alguma coisa?

Cara, eu nem fico puto por mim não, porque eu faço isso por hobby e porque eu gosto pra kct de soldar. Imagina um cara inteligente como um Bill da vida ouvindo isso, ou um Marcel, ou um desses cdf's que esse fórum tem. Porra, é de cortar os pulsos. Puta falta de consideração com o trabalho do cara. A valorização das pessoas que oferecem serviços especiais deveria ser primordial. Antes de vc aprender a falar, no mundo 4x4, vc deveria valorizar aqueles que o fazem girar.

Pra mim o termo jipeiro está se tornando um termo ruim. Assim como motoqueiro está para o motociclista. Hoje eu não me considero jipeiro. Não gosto de fazer parte de um grupo desunido que vive chorando quando tem e quando não tem e que se acha mais esperto que tudo e todos.

Agora eu sou grupeiro ou paneleiro. Invisto no grupo que investe no esporte - Chamam de panelinha. Existe um grupo muito bom que faz esse site andar, os jipes no brasil evoluirem, investem em desenvolvimento e tal... Pra esses aí eu bato palmas e elogio sempre que vejo e não admito covardia com eles. Compro com eles, negocio com eles, encho o saco deles, mas ajudo.

Poderia muito bem trazer um monte de coisas de fora, mas só trago o que não tem aqui no brasil e mesmo assim depois de muita briga para produzirem, mesmo que seja mais demorado...

É isso.

Sobre os carros, se o brasil tem imposto ou não, se o carro é caro ou não, mais cedo ou mais tarde ele vira um usado, cai de preço e fica bom de comprar. Mas aí..... Começam os chorões.....

Entre no tópico de cherokee e veja, por exemplo, reclamações de cherokee que faz só 6km/l, que precisa trocar de óleo, que a pastilha de freio custa 100 reais em vez de 20, que o pneu gasta, que o mecânico não cuida bem... etc....

Porra, coitado do carro de 10 anos que tomou porrada pra kct na mão de brasileiro porco e ainda assim tem muito mais saúde que um gol 1.0 pé-de-boi usado 2006 todo caindo aos pedaços (comparação feita por terem o mesmo preço). É uma vergonha alguém cobrar de uma cherokee mais do que ela já oferece.

Isso aí é só exemplo do fórum, fora os encontros, bate papos etc...

abs
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Porque disponibilizar se vão "inventar algo melhor"?

A valorização das pessoas que oferecem serviços especiais deveria ser primordial. Antes de vc aprender a falar, no mundo 4x4, vc deveria valorizar aqueles que o fazem girar.

Pra mim o termo jipeiro está se tornando um termo ruim. Assim como motoqueiro está para o motociclista. Hoje eu não me considero jipeiro. Não gosto de fazer parte de um grupo desunido que vive chorando quando tem e quando não tem e que se acha mais esperto que tudo e todos.

Agora eu sou grupeiro ou paneleiro. Invisto no grupo que investe no esporte - Chamam de panelinha. Existe um grupo muito bom que faz esse site andar, os jipes no brasil evoluirem, investem em desenvolvimento e tal... Pra esses aí eu bato palmas e elogio sempre que vejo e não admito covardia com eles. Compro com eles, negocio com eles, encho o saco deles, mas ajudo.
    Rodrigo,

Entendo tuas colocações e concordo contigo.

É muito fácil e corriqueiro o camarada achar que está caro, que é um roubo, sem sequer saber o que está por trás daquilo que ele quer, mas R$2500,00 por um snorkel é um pouco demais não?

Bons profissionais sempre terão mercado, pequeno, mas de pessoas que sabem o que querem e sabem quanto custa e dão valor a isso.

A generalização é ruim, jipeiro, motoqueiro, baderneiro, etc...cansei de ver videos no youtube com profusão de latinhas de cerveja, imprudências de todos os tipos, motoristas sem cinto, sem teto rígido/santantonio, quem dirá gaiola... não sou nenhum santo, mas pra tudo, tem lmite.

O cara compra um carro de 150.000 e acha caro um balde de óleo a R$ 130,00 mais R$ 50,00 de filtro de óleo de motor...
    Anda de V-6 automático e quer consumo de uno mille....e assim vai...

A discussão é boa, mas tende a ser apenas retórica.

Quem tem grana e faz de forma séria, sempre terá o que precisa.

Abraços
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Citação Postado originalmente por rafaelcardoso Ver Post
    Concordo com a sua visão, só gostaria de acrescentar aos comentários dos amigos Bruno Estruc e Loiro que a opção por configurações extremas representa uma fatia muito pequena deste mercado, não que não seja rentável, mas não sei se pode ser o nosso termômetro para analisar se é bom ou ruim...
    Quem dera fosse só nessa faixa. Seria até compreensível, mas não é... Os "jipeiros" estão espalhados desde o mais barato dos jipes até o mais caro. Não se trata de preparação e sim de responsabilidade com o meio. É parar de olhar pro próprio umbigo mesmo e começar a pensar que precisamos de todos pra isso evoluir.

Abs

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem