
Postado originalmente por
macdat
A todos os colegas do Fórum,
Podem usar tranquilamente o MOLYKOTE A-2 em todos os motores seja ele diesel, gasolina, álcool ou GNV. Para quem não sabe o MOLYKOTE A-2
NÃO É ADITIVO DE ÓLEO LUBRIFICANTE, mas sim um eficiente protetivo do motor. Diferente do B-12, STP, Militec, Carbono Puro e outros, o Molykote A-2 é um óleo de suspenção à base de bissulfeto de molibdênio que pode ser adicionado a qualquer óleo de motor, caixa de câmbio e diferencial sem alterar a viscosidade ou composição. Para caixas e diferenciais o ideal é utilizar o MOLYKOTE FC. O MOLYKOTE só não pode ser adicionado a sistemas de freios.Ao adicionar MOLYKOTE A-2 ao carter, forma-se um filme lubrificante oleoso extremamente resistente ao desgaste, que se mantém aderido aos metais oferecendo uma lubrificação de emergência devido à formação da película de MoS2.
A aplicação do produto deverá ser da seguinte forma 30ml de Molykote A-2 para cada litro de óleo, ou seja, se o cárter comporta até 5 litros, 1 frasco de Molykote A-2 a cada duas trocas é mais que suficiente. No caso de diferenciais e caixa aplicar 1 bisnaga de 50 ml a cada 2,5 litros.
Para quem duvida da eficiência e solidez desse produto que já existe no mercado a mais de 60 anos, seguem dois vídeos, um deles inclusive da década de 60. Em usinas eólicas eles adicionam MoS2 a um óleo sintético nascaixas de transmissão de geradores e a caixa lubrificante só é trocada a cada 7 anos, importante salientar que um gerador eólico funciona em média de 20 a 22 horas por dia.
Teste Molykote na década de 60: (nessa época não existiam montagens nos filmes, muito menos efeitos especiais)
Aplicação de bissulfeto de molibdênio em usinas eólicas: (reportagem isenta pois tratava-se de uma matéria sobre usinas eólicas no History Channel)
Benefícios:
Aumenta o desempenho do motor
Reduz o consumo de combustível e lubrificantes
Reduz folgas e ruídos
Reduz a temperatura do motor, pois reduz o atrito interno
Prolonga a viscosidade do óleo
Prolonga a vida útil das peças e do motor
Lubrificação constante inclusive na partida a frio
Lubrificação emergencial nos arranques a seco e em condições subdimensionadas.
Característica:
Não é tóxico, não reage quimicamente com os metais e não ataca outros componentes.
Não causa entupimentos e sequer chega a ficar retida em um filtro de óleo. O MoS2 é microscópico.
Resistente ao desgaste.
Mantém se aderido aos metais oferecendo uma lubrificação de emergencia.
É indicado como adicional aos óleos lubrificantes, para uso em motores diesel, gasolina, GNV, Flex e álcool, aumentando sobremaneira sua vida útil, além de inúmeras aplicações na industria.
Características do Bissulfeto de Molibdnêo:
Encontrado no mineral molibdênita e possui aparencia de grafite.
Resiste a pressões estremas. A eficácia como lubrificante, ao contrário do que acontece com outros lubrificantes conhecidos aumenta com a pressão desenvolvida, que está muito acima do limite elástico de qualquer metal.
A dureza do MoS2, medida na escala Moh é baixa: 1 a 1,5, no entando a dureza do próprio molibdnêio chega a 8 (diamante = 10) o que é mais alto do que aço e o que explica a resistencia do MoS2 contra o desgate.
Sua função como lubrificante é independente da temperatura para uma margem compreendida entre 68°C à 450°C.
O coeficiente de atrito fica entre 0,05 à 0,09. Seu efeito lubrificante é baseado na formação de um revestimento por camada finíssima sobre as superfícies metálicas. O revestimento será mais aderente e mais efetivo quanto mais friccionado à superfície.
Leitura Complementar:
Ação através da fricção entre os metais, as microparticulas de Bissulfeto de Molibdnênio "MoS2" através de ação mecânica irão se fixar nas rugosidades do metal, formando um filme ultra-resistente a cargas, separando o atrito metal contra metal. Para se ter uma idéia da resistência do produto, o MoS2 oferece proteção na razão de 7 mil quilos por cm quadrado.
Para quem não sabe, demora algum tempo até que o óleo do cárter suba a parte superior do motor, sendo este o local que mais sofre na hora da partida. O molykote forma uma película sólida de proteção que não escorre e continua fixa, atuando como um lubrificante emergencial, assim como também age nos momentos em que a lubrificação hidrodinâmica não foi formada plenamente ou destruída por qualquer outro motivo. O molykote faz com que seu motor tenha uma vida útil maior. E lembrando que não é aditivo e portanto não "vicia" o motor.
A Molykote foi fundada em 1954 em Munique, na Alemanha. O nome da marca é uma combinação das palavras Moly e Coating, o que significa a cobertura, revestimento e encapamento com bissulfeto de molibdênio.
A marca registrada da Dow Corning Corporation, a Molykote se tornou um símbolo de qualidade para lubrificantes especiais provando seu alto rendimento.
Em caso de dúvidas podem me consultar pois utilizo o Molykote há mais de 20 anos nos meus carros.
Abraço a todos,
Marcelo