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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Suspensão pneumática à pistão !!!!!! Seria uma boa opção????




    Olá a todos !!!!!!!!

    Acho que segurei demais um peido e veio então a idéia de merda. Mas que venham as pedradas.

    Recentemente, foleando uma revista de Tunning, ví uma reportagem a respeito de uma empresa que está comercializando suspensões pneumáticas que ao invés de usar as famosas bolsas de borracha, utiliza cilindros e pistões com o argumento de que é mais seguro etc etc etc. Pra mim foi surpresa, pois nunca havia visto isso no mercado automotivo, nem mesmo equipando originalmente veículos.

    É sabido que o custo de produção de um cilindro assim é bem acessível.

    Foi quando me veio uma idéia: Usar uma mola helicoidal bem longa, fraca e que seja capaz de acompanhar todo o curso da suspensão e então reforçar esse trabalho com um cilindro pneumático compatível com o curso.

    Assim, seria possível ajustar a carga da "mola" mexendo na pressão desse cilindro, bem como altura, e o mais interessante seria fazer uma comunicação entre os cilindros do lado esquerdo para o direito com uma válvula que pode ser acionada remotamente, onde poderiamos conseguir um efeito contrário o de uma barra estabilizadora, o que julgo ser interessante para erosões, e demais situações onde o Jeep fica em situação de X. Assim a roda que sobe empurra a oposta para baixo obrigando essa a buscar o chão. Automáticamente o sistema se equaliza quando o carro estiver nivelado.

    Pesquisando mais, encontrei válvulas niveladoras e achei bem interessante o mecanismo, que manda mais pressão para o lado em que o carro está se inclinando, tentando manter sempre o eixo paralelo ao chassi, o que acredito ser desejável quando se precisa de estabilidade.

    Viajando um pouco mais poderia ser feito um esquema de pêndulo ligado às válvulas niveladoras o que poderia ser capaz inclusive de manter o carro nivelado ao horizonte, mesmo quando o terreno é inclinado. Imagina isso pra subir ou decer uma ribanceira????

    E sem contar que serviria também de "Bump Stop".

    Antes que Elmer e compania limitada recomende fazer uma pesquisa por aqui, eu já o fiz, e a única coisa parecida que encontrei foi isso: Willis com suspensão a ar. Mas como poderão ver o sistem utilizado é o de bolsas de borracha que conferem um curso ridículo de suspensão.

    Em se tratando de um tipo de suspensão ajustável, certa vez ví o Bill escrevendo que sistemas como esse são proibidos em qualquer modalidade Rock Crawlin do mundo inteiro, mas acredito que isso se refira a sistemas em que o piloto possa controlar de acordo com a necessidade.

    Minha idéia é um sistema autônomo com dispositivos relativamente simples. Será que se aplica à regra????

    E antes das pedradas, não dispensa o amortecedor, pois o cilindro faz apenas o papel de mola.


    Pois bem é uma idéia que venho pesquisando tem um tempinho, e gostaria de trocar informações e opniões com todos aqui.



    Abraços a todos

  • #2
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Faltou a foto do Kit.




    E lembrem-se esta foto é só pra ilustrar o sistema, o conceito, e é lógico que os kit mostrados aí não servem pra nenhum dos nossos carros.

    Abraços

  • #3
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Boa Vista/RR
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    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Antes que Elmer e compania limitada recomende fazer uma pesquisa por aqui, eu já o fiz, ...
    Falem mal mas falem de mim, o importante é estar na mídia

    []'s sem contribuir em nada no tópico

  • #4
    Ja foi discutido algo parecido aqui no Forum.
    Hydraulic ram shocks
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #5
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Valeu Loiro pela referência do link, eu já tinha o visto, porém não tem muito a ver com a minha idéia. O Hidraulic Ram shock é simplesmente um pistão hidráulico que não faz o papel de mola. Tem a função apenas de erguer e abaixar o eixo.


    A minha sugestão é um sistema pneumático de molas tal como já existe na característica de bolsas de borracha, porém confeccionados na forma de cilindros e pistões. A vantagem de fazer assim é a liberdade de medidas para atender as necessidades específicas, uma vez que esse tipo de cilindro é simples, fácil e relativamente barato de ser feito.

    Como é capaz de fazer o papel de uma mola, acredito ser um dispositivo eficiente uma vez que é fácil chegar à regulagem desejada alterando apenas a pressão no cilindro.

    Seria um Fux Air sem a função de amortecedor, mas com a capacidade de ter sua configuração alterada assim que desejado, comandando isso do painel do seu carro.

    A sugestão de usar em conjunto a uma mola helicoidal vem da simples idéia de "dividir" tarefas e "disfarçar" o sistema de suspensão uma vez que o cilindro passa facilmente por um amorecedor e suspensões pneumáticas são proibidas para o uso em vias públicas.

    Para os casos de veículos de competição, poderia ser utilizado apenas o cilindro pneumático. E veja que se é proibido em competições o sistema Hidraulic Ram, é necessário avaliar a legaldade deste sistema. Acredito ainda que a tal proibição deva ser pelo fato se não se tratar de uma mola e exigir necessariamente o comando do motorista.

    Os possíveis ajustes imediatos também podem ser realizados nos cilindros pneumáticos, quando desejado, mas com um pouco mais de investimento pode ser feito até de forma autônoma, sem a necessidade de comando do motorista.


    Abraços a todos.

  • #6
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    eu posso estar de "oreião" dando essa idéia...

    o Leopoldo tem algo pneumático no jeep dele... ELE sim é o cara pra responder algo mais concreto

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...0&d=1075686245

    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #7
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Sim Rubens, eu já tinha visto o sistema do Jeep do Leopoldo, porém utiliza justamente as bolsas de borracha que na minha opnião deixam a desejar em termos de desempenho.

    São muito grandes, e permite um curso limitado na suspensão. O resultado estético ainda fica duvidoso.

    Vejo como desvantagem ainda falando das bolsas, a fragilidade. Se um pneu pode furar, a bolsa também. Entretanto não tem "estepe" tal como o pneu, e sem ela o carro fica sem suspensão.

    É exatamente um dos argumentos do fabricante do "novo" sistema de pistões .


    Abraços a todos

  • #8
    Usuário Avatar de Edson Montilha
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    Tente o site www.aqualu.com , suspensao independente sem molas. Abraços

  • #9
    Usuário Avatar de HenriqueRS
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    Acabei de ler o tópico agora
    Mas e ai Renato, depois de tanto tempo, como anda o projeto?

    []s curioso
    Willys Overland 1953
    "Quando vou de Jeep, acabo pegando o caminho mais longo..."
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=78743

  • #10
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Amigo, o projeto está parado por falta de tempo de de verba. Acredito que em breve poderei botar adiante.

    Abraços

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