Olá a todos !!!!!!!!
Acho que segurei demais um peido e veio então a idéia de merda. Mas que venham as pedradas.
Recentemente, foleando uma revista de Tunning, ví uma reportagem a respeito de uma empresa que está comercializando suspensões pneumáticas que ao invés de usar as famosas bolsas de borracha, utiliza cilindros e pistões com o argumento de que é mais seguro etc etc etc. Pra mim foi surpresa, pois nunca havia visto isso no mercado automotivo, nem mesmo equipando originalmente veículos.
É sabido que o custo de produção de um cilindro assim é bem acessível.
Foi quando me veio uma idéia: Usar uma mola helicoidal bem longa, fraca e que seja capaz de acompanhar todo o curso da suspensão e então reforçar esse trabalho com um cilindro pneumático compatível com o curso.
Assim, seria possível ajustar a carga da "mola" mexendo na pressão desse cilindro, bem como altura, e o mais interessante seria fazer uma comunicação entre os cilindros do lado esquerdo para o direito com uma válvula que pode ser acionada remotamente, onde poderiamos conseguir um efeito contrário o de uma barra estabilizadora, o que julgo ser interessante para erosões, e demais situações onde o Jeep fica em situação de X. Assim a roda que sobe empurra a oposta para baixo obrigando essa a buscar o chão. Automáticamente o sistema se equaliza quando o carro estiver nivelado.
Pesquisando mais, encontrei válvulas niveladoras e achei bem interessante o mecanismo, que manda mais pressão para o lado em que o carro está se inclinando, tentando manter sempre o eixo paralelo ao chassi, o que acredito ser desejável quando se precisa de estabilidade.
Viajando um pouco mais poderia ser feito um esquema de pêndulo ligado às válvulas niveladoras o que poderia ser capaz inclusive de manter o carro nivelado ao horizonte, mesmo quando o terreno é inclinado. Imagina isso pra subir ou decer uma ribanceira????
E sem contar que serviria também de "Bump Stop".
Antes que Elmer e compania limitada recomende fazer uma pesquisa por aqui, eu já o fiz, e a única coisa parecida que encontrei foi isso: Willis com suspensão a ar. Mas como poderão ver o sistem utilizado é o de bolsas de borracha que conferem um curso ridículo de suspensão.
Em se tratando de um tipo de suspensão ajustável, certa vez ví o Bill escrevendo que sistemas como esse são proibidos em qualquer modalidade Rock Crawlin do mundo inteiro, mas acredito que isso se refira a sistemas em que o piloto possa controlar de acordo com a necessidade.
Minha idéia é um sistema autônomo com dispositivos relativamente simples. Será que se aplica à regra????
E antes das pedradas, não dispensa o amortecedor, pois o cilindro faz apenas o papel de mola.
Pois bem é uma idéia que venho pesquisando tem um tempinho, e gostaria de trocar informações e opniões com todos aqui.
Abraços a todos