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Convex Datacenter
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  • #13



    compro da marvitubos a bastante tempo o produto deles eh excelente

    ja estava pensando e fazendo algumas experiencias mas tem que ser uma gaiola bem leve para funcionar

  • #14
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Citação Postado originalmente por Gilbertojipeiro38 Ver Post
    compro da marvitubos a bastante tempo o produto deles eh excelente

    ja estava pensando e fazendo algumas experiencias mas tem que ser uma gaiola bem leve para funcionar
    Marvitubos é excelente em tudo mesmo, vendem em qualquer quantidade, sempre compramos deles também, tem qualquer tipo de tubo e haste para cilindros!

  • #15
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Citação Postado originalmente por Gilbertojipeiro38 Ver Post
    .....ja estava pensando e fazendo algumas experiencias mas tem que ser uma gaiola bem leve para funcionar
    Gilberto, o que você diz a respeito de ser bem leve pra funcionar?????

    Veja que com a devida configuração pode-se adequar o cilindro de acordo com sua necessidade.

    Assim, sempre que dobrar o diâmetor do cilindro, multiplica-se a força por quatro, utilizando a mesma pressão. PAra o exemplo acima, se usar um tubo de 160mm de diametro, a força gerada será de 1200 Kg com os mesmos 6 BAR.

    Entretanto, pode-se simplesmente aumentar a pressão de um cilindro menos calibroso. É que eu vejo alguns problemas em precisar de pressões acima de 100 PSI devido aos demais componentes do sistema.

    Estou estudando a possibilidade de partir de um cilindro de 100mm, o que acho uma dimensão razoável em termos de tamanho (não chega a ficar aquela coisa desproporcional, ficando próximo ao tamanho de um amortecedor), suportanto uma carga de 470 Kg com a mesma pressão de 6 BAR. E como minha idéia inicial é continuar usando mola helicoidal, acredito que essa força seria mais que suficiente para se adequar ao meu projeto.

    E lembre-se que ao calcular a força que este dispositivo vai suportar, deve-se subtrair o peso de todo o conjunto de rodas, pneus e eixos do peso total do veículo.



    Abraços

  • #16
    Usuário Avatar de leopoldo
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    O problema é justamente a pressão de trabalho.

    As bolsas de ar que e uso no jeep trabalham com media de 25 psi.

    Dependendo do diametro do cilindro, vc vai precisar mais de 100 psi de trabalho e isso limita a sua fonte de pressão.

    No meu CJ, por exemplo, eu tenho um sistema de compressor normal.

    Dependendo do seu sistema, vai ter que ter a bordo um cilindro de N2 pressurizado para trabalhar com a suspensão. Começa a ficar indesejável ter um treco desses do lado do banco.

    Um outro problema poderá sério ser a vedação do cilindro. Cilindro com parede retificada e isstemas de gaxetas para evitar perder a ressão poderá encarecer bem o seu Kit.

    MAS .. são avaliações qe vc tem que fazer antes de sair cortanto e usinando.
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #17
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Eu fiz isso na minha gaiola...bengala de moto, mola traseira de Gol, 1 retentor original da bengala + 1 retentor hidráulico, 125 libras
    Veja em http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=46288

  • #18
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    0- Em primeiro lugar, vamos esclarecer que não estou fazendo crítica ....

    1- Critério para desempenho. Estamos buscando um sistema de suspensão que ofereça amplitude e facilidade de ajuste. Amplitude razoável para um projeto "hardcore" gira em torno de 14 pol. Até onde pesquisei, não existe nada compatível com essa dimensão até mesmo porque estas bolsas foram projetadas para uma finalidade diferente para a qual eu estou sugerindo.
    Que as bolsas utilizadas em ônibus são mais que eficientes, seguras e extremamente superdimencionadas para um Jeep é a mais pura e inquestionável verdade.

    2- Por essas razões que você mesmo descreveu, é que vem a idéia de projetar algo do tipo que foi sugerido. Bolsas com amplitude satisfatórias são desproporcionais para serem instaladas num Jeep.

    3- A questão estética realmente não é quesito, pois se algo for realmente eficiente, dane-se a aparência.

    4- Em relação ao risco de rupturas e furos comparado à falhas de molas helicoidais e semi elípticas, vejamos que estamos falando de veículos que circulam em locais que oferecem mais riscos, tal como pedras, galhos, etc etc etc, ao contrário de um ônibus que circula apenas em vias públicas. Mas é a vida mesmo, tudo tem os dois lados. Mas entre uma mola helicoidal solta e uma bolsa rasgada, opinião a parte, prefiro as helicoidais e que com o devido capricho, é fácil previnir. É bem verdade que substituir uma bolsa não é tarefa complicada e até seria possível carregar uma reserva no carro.

    5- Exatamente por ser um sistema simples, existe limitações. E é preciso iniciar o projeto sabendo dos padrões existentes. Confeccionar um cilindro não é tarefa das mais difíceis, e pode-se configurar o mesmo de acordo com o projeto sem precisar respeitar padrão algum. A manutenção é fácil e barata, pois o que pode sofrer desgaste é apenas o anél de vedação.
    Baseado neste argumento é que acho pertinente pensar em algo através dessa solução.

    6- Portanto, deixando as justificativas pra traz e tentando evoluir no projeto:

    7- A maior dúvida está na relação de diâmetro do cilindro para a carga capaz de suportar. É certo que quanto maior o diâmetro, menor a pressão para suportar a mesma carga. Mas como seria feito esse cálculo???? Qual seria a pressão razoável para se basear o projeto???? A exemplo do Fux Air, este possui apenas 2,5pol de diâmetro do cilindro ,se não estiver enganado, e por isso necessita de mais de 200 psi de nitrogênio.
    Mas para usar ar comprimido, acredito que o ideal seria utilizar cerca da metade dessa pressão afim de facilitar a configuração de mangueiras, conexoes e reservatórios bem como o compressor. Assim, teria que ter exatamente o dobro do diâmetro do FUX AIR para poder trabalhar com 100PSI???

    8- Outra dúvida é com relação à geração de calor pela pressão do ar.
    Qual o coeficiente ??? um cilindro com componentes metálicos, essa caloria poderia ser prejudicial em que ??? E a condensação de água. Apenas o "filtro" separador é suficiente ??? Nas bolsas pneumáticas chega a ocorrer acúmulo de água no interior delas???

    0- com certeza não olhei por esse lado. Minhas considerações procuram quase sempre serem puramente tecnicas.

    1- como eu falei, a geometria depende de como vc amarra a bolsa ... o desenho do projeto. Se ela for instalada no meio de uma suspensão pantografica, a abertura dela pode proporcionar um curso absurdo. Veja por exemplo a suspensão de jeeps do tipo Scorpion, nas revistas OffRoad e Petersen 4x4

    2- OK.

    3- Mas, que se acabar ficando bonito e realça ....

    4- Com certeza. Em locais com muitos galhos, a probabilidade de varar uma bolsa de ar é enorme. Se tem galho que vara a carroceria ....

    5- Positivo, o cilindro de aço é uma boa pedida, porém, como eu mencionei no mail anteiror, o dimensional da parede dele depende da pressão. Usinar não é difícil. Difícil pode ficar sendo manter a pressão interna e então achar o grau de acabamento necessário. Tem aquela história do banho interno de cromo duro - vai ser necessário - com uma bela retifica interna ... tá ficando caro.... Por uma questão de curiosidade, digitei air suspension e a net esta lotada com uma infinidade de opções. Já tem muita gente fazendo estrepolia.

    6/7- vc pode iniciar com estes dados: no meu jeep, com 500 kgs em cada bolsa, com 25 psi, a mesma tem um espaçamento de +/- 10 cm. Vc tem os dados do air fux. Veja o catalago tecnico que eu te indiquei. Ele pode te ajudar a dimensionar o diametro do cilindro. O problema, como eu disse, é a pressão de trabalho e a pressão de compressão máxima para dimensionar a parede do cilindro. Vai também depender do PESO do jeep.

    8- Sobre o calor: vc comprime o ar, ele aquece, vc alonga a suspensão, ele esfria. Mas mais aquece o ar que esfria. Isso é de longa data conhecido como problema em suspensões que trabalham muito, aquece, e a pressão interna sobe. Em muitos veículos há válvulas de compensação senão, o veículo estará cada vez mais alto numa estrada ruim.

    Sobre o ar comprimido, deve-se usar filtro separador. Se for N2, já não há esse problema. Com ar comprimido há a possibilidade de conter humidade e humidade anda junto com corrosão e corrosão ... COME tudo. Neste seu sistema com alta pressão, se for com ar e este estiver contaminado, corrosão e destruição da parede do cilindro é quase certo. Por isso a sua ideia iria bem com N2. Por outro lado, no meu jeep uso valvula separadora e ainda não ví agua dentro. Maaaaas quem sabe não está na hora de desmontar uma e olhar dentro ? bom, nem preciso abrir uma porque tenho boroscópio para olhar ..... vou ver e depois te digo.

    seu Erro é muito comum:

    CALORIA - é a quantidade de calor necessária para aumentar 1g de água de 14,5 ºC a 15,5 ºC.

    O que vc quer dizer é: calor. O calor faz tudo dilatar mas, especialmente os gases. E ainda ajuda na corrosão se houver humidade.
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #19
    quero construir algo mais como um utv com peso maximo de 600 kg e potencia de 100 cv

    o lepoldo ta certo a corrosao e terrivel nos caminhoes e onibos ocmpressor passa um pouco de oleo do motor mas mesmo assim enferujja pense em usar camisas de aluminio de preferencia com perfil mickeymause veja no site da marvitubos que eles tem o kit de montagem completo

  • #20
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Citação Postado originalmente por Gilbertojipeiro38 Ver Post
    quero construir algo mais como um utv com peso maximo de 600 kg e potencia de 100 cv
    Fugindo um pouco do assunto do tópico...tipo esse:





    Tópico da Pirate: http://www.pirate4x4.com/forum/showt...=334588&page=2

  • #21
    Marcelo

    eh mais ou menos isso

    matei um escort zetec e vou usar como base

  • #22
    Usuário Avatar de Edson Montilha
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    Tente o site www.aqualu.com , suspensao independente sem molas. Abraços

  • #23
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Voltando à discussão:



    Leopoldo:
    O problema é justamente a pressão de trabalho.
    As bolsas de ar que e uso no jeep trabalham com media de 25 psi.
    Dependendo do diametro do cilindro, vc vai precisar mais de 100 psi de trabalho e isso limita a sua fonte de pressão.
    Pois bem, estou me baseando em configurar os cilindros para trabalharem com 6BAR (87PSI). Como pretendo aproveitar o sistema pneumático para outras finalidades tal como encher pneus, e acionar ferramentas pneumáticas, acredito que o armazenamento deva ficar com pressão média de 120 PSI, o que não é nenhum absurdo.


    Dependendo do seu sistema, vai ter que ter a bordo um cilindro de N2 pressurizado para trabalhar com a suspensão. Começa a ficar indesejável ter um treco desses do lado do banco.
    Nem pensar, hehehe !!!!!!

    Um outro problema poderá sério ser a vedação do cilindro. Cilindro com parede retificada e sistemas de gaxetas para evitar perder a pressão poderá encarecer bem o seu Kit.
    ..o cilindro de aço é uma boa pedida, porém, como eu mencionei no mail anteiror, o dimensional da parede dele depende da pressão. Usinar não é difícil. Difícil pode ficar sendo manter a pressão interna e então achar o grau de acabamento necessário. Tem aquela história do banho interno de cromo duro - vai ser necessário - com uma bela retifica interna
    A mavitubos vende tubos retificados, brunidos e banhados, prontos para a montagem, além das hastes e componentes de vedação.

    vc pode iniciar com estes dados: no meu jeep, com 500 kgs em cada bolsa, com 25 psi, a mesma tem um espaçamento de +/- 10 cm. Vc tem os dados do air fux. . Ele pode te ajudar a dimensionar o diametro do cilindro. O problema, como eu disse, é a pressão de trabalho e a pressão de compressão máxima para dimensionar a parede do cilindro. Vai também depender do PESO do jeep.
    Pois bem, cheguei a conclusão que para manter a pressão de 6BAR vai ser necessário fazer um cilindro com 100mm de diâmetro. Isso resultará numa força de 470kg. Como não vou dispensar o uso das molas helicoidais, embora essas mais fracas que as atuais, acho que estou no caminho certo das dimensões.

    Sobre o calor: vc comprime o ar, ele aquece, vc alonga a suspensão, ele esfria. Mas mais aquece o ar que esfria. Isso é de longa data conhecido como problema em suspensões que trabalham muito, aquece, e a pressão interna sobe. Em muitos veículos há válvulas de compensação senão, o veículo estará cada vez mais alto numa estrada ruim.
    Pois bem, em relação ao sistema de cilindro, entendo que a pressão será sempre a mesma até que o cilindro seja inflado por completo.
    Assim, ao sofrer aquecimento, o ar aumenta o volume, e o resultado pode ser um "crescimento" do cilindro, mas ainda com a pressão inicial. Assim, seria necessário tentar mensurar o quanto esse ar esquenta para avaliar se tal ocorrência chega a ser um problema. Usando as dimensões do meu projeto, cilindro de 100mm de diâmetro X 500mm de comprimento e avaliando que a posição ideal de trabalho da suspensão seja na metade do comprimento do cilindro (250mm) o volume resultante é de 1,963L.
    Considerando uma temperatuda inicial de 27°C, se esta aumentar até 47°C, o volume correspondente será agora de 2,090L. Observando que houve um aumento de 0,127L no volume do ar, e que cada centímetro de curso do cilindro corresponde a 0,078L, teremos um "aumento" de 1,6cm na suspensão.

    Se por conta do trabalho da suspensão ocorrer um aquecimento muito maior que o exemplificado acima, e se isto resultar em problemas, existem válvulas niveladoras que aumentam ou diminuem a pressão no interior do cilindro afim de mantê-lo na dimensão desejada. Ônibus e caminhões utilizam este dispositivo e é um mecanismo bem simples. Consegue inclusive manter o carro nivelado em curvas e frenagens.

    Sobre o ar comprimido, deve-se usar filtro separador.
    Sem dúvidas, o filtro separador é indispensável e cogito até a hipótese de adicionar uma unidade condicionadora pois entendo que um pouco de óleo seria benéfico evitando corrosões e preservando os componentes de vedação.

    Gilbertojipeiro38:
    .......pense em usar camisas de aluminio de preferencia com perfil mickeymause veja no site da marvitubos que eles tem o kit de montagem completo
    Pois bem, a maioria dos sistemas de cilindros pneumáticos que pesquisei são montados com esses tubos. Gostria de saber se existe algum motivo lógico. Mas entendo que a confecção das extremidades desse tipo, seja mais difícil, necessitando de usinagem em fresa e os kits prontos são baseados no padrão ISO, o que na minha opnião limita o projeto. Porém, dispensa soldas e torna fácil desmontar o cilindro para manutenções.

    Entretanto, a mavitubos comercializa também tubos simples de alumínio anodizado, o qual acho oferecer mais liberdade para explorar o projeto.

    Portanto, se eu estiver equivocado em alguma consideração feita por favor me corrijam.

    Os detalhes são determinantes para o sucesso do projeto.

    Abraços a todos.

  • #24
    Renato qual o site dos cilindros pneimaticos? Sao nacionais?

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