Postado originalmente por
Renato Fraga
0- Em primeiro lugar, vamos esclarecer que não estou fazendo crítica ....
1- Critério para desempenho. Estamos buscando um sistema de suspensão que ofereça amplitude e facilidade de ajuste. Amplitude razoável para um projeto "hardcore" gira em torno de 14 pol. Até onde pesquisei, não existe nada compatível com essa dimensão até mesmo porque estas bolsas foram projetadas para uma finalidade diferente para a qual eu estou sugerindo.
Que as bolsas utilizadas em ônibus são mais que eficientes, seguras e extremamente superdimencionadas para um Jeep é a mais pura e inquestionável verdade.
2- Por essas razões que você mesmo descreveu, é que vem a idéia de projetar algo do tipo que foi sugerido. Bolsas com amplitude satisfatórias são desproporcionais para serem instaladas num Jeep.
3- A questão estética realmente não é quesito, pois se algo for realmente eficiente, dane-se a aparência.
4- Em relação ao risco de rupturas e furos comparado à falhas de molas helicoidais e semi elípticas, vejamos que estamos falando de veículos que circulam em locais que oferecem mais riscos, tal como pedras, galhos, etc etc etc, ao contrário de um ônibus que circula apenas em vias públicas. Mas é a vida mesmo, tudo tem os dois lados. Mas entre uma mola helicoidal solta e uma bolsa rasgada, opinião a parte, prefiro as helicoidais e que com o devido capricho, é fácil previnir. É bem verdade que substituir uma bolsa não é tarefa complicada e até seria possível carregar uma reserva no carro.
5- Exatamente por ser um sistema simples, existe limitações. E é preciso iniciar o projeto sabendo dos padrões existentes. Confeccionar um cilindro não é tarefa das mais difíceis, e pode-se configurar o mesmo de acordo com o projeto sem precisar respeitar padrão algum. A manutenção é fácil e barata, pois o que pode sofrer desgaste é apenas o anél de vedação.
Baseado neste argumento é que acho pertinente pensar em algo através dessa solução.
6- Portanto, deixando as justificativas pra traz e tentando evoluir no projeto:
7- A maior dúvida está na relação de diâmetro do cilindro para a carga capaz de suportar. É certo que quanto maior o diâmetro, menor a pressão para suportar a mesma carga. Mas como seria feito esse cálculo???? Qual seria a pressão razoável para se basear o projeto???? A exemplo do Fux Air, este possui apenas 2,5pol de diâmetro do cilindro ,se não estiver enganado, e por isso necessita de mais de 200 psi de nitrogênio.
Mas para usar ar comprimido, acredito que o ideal seria utilizar cerca da metade dessa pressão afim de facilitar a configuração de mangueiras, conexoes e reservatórios bem como o compressor. Assim, teria que ter exatamente o dobro do diâmetro do FUX AIR para poder trabalhar com 100PSI???
8- Outra dúvida é com relação à geração de calor pela pressão do ar.
Qual o coeficiente ??? um cilindro com componentes metálicos, essa caloria poderia ser prejudicial em que ??? E a condensação de água. Apenas o "filtro" separador é suficiente ??? Nas bolsas pneumáticas chega a ocorrer acúmulo de água no interior delas???