5 Anexo(s)
Fixação dos suportes tipo rótula...
Os suportes da placa da mesa, que irão fazer a conexão desta com o restante da estrutura, como ficou decidido ser semelhantes aos do tipo rótula, com flange retangular com quatro furos de um lado e abraçadeira para perfil tubular, do tipo guidão de moto, bike ou etc do outro lado. Isto foi retirado daquele, igual ao vendido aos montes no Mercado Livre, feirinha do Paraguay e etc - cerca de R$19,00; somente a parte de baixo. O freguês tem que marcar sua posição na placa, que no meu caso achei melhor fazer isto na posição deslocada da linha imaginária do meio da placa para frente, em ambos os lados da placa pela parte de baixo desta. Como estes suportes rótulas são feitos de plástico, pensei que quando fizesse o rebite algo iria deformar com a pressão de expansão do rebite tipo pop-up; então, pensei, coloco umas arruelas pelo lado do plástico e pronto, mas fiz um teste sem, para a fazer um ensaio geral. No caso de usar arruela, tem uma interferência, entre a borda desta e a base do flange, pois são muito próximos, o que vai ocasionar uma operação adicional de tirar uma pequena fatia de cada arruela, como se fosse uma Lua Minguante, para acomodar legal. Acho que é arruela 3/16", que dá cerca de 5mm igual ao diâmetro do rebite. Estes suportes, originalmente, rotacionam 360 graus para todos os lados, mas quando estiverem fixados à placa e com a barra conectada, um irá tender a limitar o outro e ambos somente realizarão um movimento para a frente e para a trás bem limitado, limited tilt, mas que servirá para fazer uma sintonia fina no ajuste de posicionamento geral do note em relação ao operador confortável em sua cadeira.
4 Anexo(s)
Centro de gravidade da mesa...
Vamos falar um pouco sobre centro de gravidade da mesa, mas somente mais para a frente vocês vão ver porque; como foi descrito anteriormente, ficou decidido que os suportes de fixação da mesa, no restante da estrutura deverá ser feito por não apenas uma rótula central, mas dois suportes laterais do tipo rótula. Muito bem, este ditos suportes foram locados como sendo mais destacados, em relação à liha da metada da placa, no sentido transversal ao operador, ficando o topo do alinhamento do flange em cima da linha, deixando o suporte deslocado para trás, em relçao ao plano da mesa, visto de cima. Isto foi feito para deslocar o ponto de equilíbrio mais para a traseira da mesa, pois o notebook, supunha eu, quando com a tela aberta, se a tela está muito inclinada para trás ou mesmo quando operada por aquele que quando aponta algo na tela, encosta o dedo nesta, aumentando a tensão e o peso para trás. Estava certo e descobri que vamosprecisar de algo que prenda a parte da frente do note para que não alavanque para trás, mesmo a fixação destes suporte rótula sendo assim feita e a mesa esteja toda inclinada para a frente, conpensando por outro lado. A conclusão é que o note precisa ser bem preso à placa, mesmo para a operação deste com o veículo estacionado, pois a instabilidade é muita com o note solto.
5 Anexo(s)
Fixação de componentes - painel lateral, inversor e chave geral...
Para a fixação de componentes, à placa que estrutura a mesa do suporte de notebook, tais como o painel lateral, a chave geral e o inversor de corrente, foi necessário fazer pequenos outros suportes, de forma artesanal, se utilizando de pedaços dos perfis em alumínio, que deverão ser conseguidos em quantidade suficiente, fazendo a composição de material básico necessário, no caso este dois tamanhos de cantoneira e o perfil tipo trilho porta/janela, para roldana dupla, encontrado em qualquer carroçinha de caldo-de-cana.
3 Anexo(s)
Suportes fixação de componentes...
Mais adiante serão descritos alguns passos básicos na confecção do Painel Lateral de Tomadas e, também, adiante a escolha do melhor posicionamento destes suportes de fixação destes componentes no lay-out geral da placa que compõe a mesa...
Como podemos notar, o suporte de fixação do inversor de corrente foi desenvolvido com o uso da cantoneira menor, acho que 1/2"; que foi aparelhada com serra manual, para fazer dois cortes e uma lima bastarda para, depois, um acabamento rápido das aparas resultantes e bordas em canto vivo, com seus furos feitos compatíveis com aqueles rebites menores; é necessário desenvolver algum tipo de gabarito ou executar os furos com base no olhômetro apurado, de forma que os dois furos do lado do componente coincidam com os furos dos parafusos de fechamento orignal da tampa de um dos lados deste inversor, de maneira a fazer uma boa e sólida interface com o restante da placa e, por conseguinte, fixando de maneira segura este componente com a nossa velha mesa do suporte de notebook.
Para facilitar a abertura daquela janela, notada depois entre cada um dos dois cortes que foram feitos em cada um dos lados de um pedaço desta cantoneira, pedaço que deverá ter o comprimento um pouco maior do que o lado do inversor; para ajudar foi passado a aresta desta cantoneira no esmeril, de forma a retirar material neste local do encontro das abas da cantoneira, ao longo do compirmento da janela, para facilitar depois quebrar com um alicate ou mesmo com os dedos toda uma seção de uma das abas da cantoneira, conseguindo executar a janela no tamanho necessário para a fazer o suporte de um dos lados; deverá ser repetido toda esta operação em outro pedaço de cantoneira, para se obter um outro suporte, que será usado no outro lado, ambos necessários para fixar o inversor de corrente no local a ser escolhido na placa da mesa.
Mesmo procedimento foi usado no pedaço de cantoneira - desta feita maior, acho que 7/8" de aba; para a obtenção da janela necessária para acomodação do interruptor no suporte de fixação da chave geral.
5 Anexo(s)
Painel Lateral de Tomadas...
A necessidade do painel lateral de tomadas surgiu quando pensando em conectar a saída do inversor no carregador de bateria do notebook e na fonte do modem EVDO; necessitando, ainda, de uma tomada 12VDC para conectar algum dispositivo que se alimente desta forma, tal com um aparelho GPS. As tomadas 110VAC foram retiradas das antigas fontes chaveadas de computador (tem pelo menos uma em cada), e a tomada 12VDC foi comprada nova (na Donatti4x4 tem). Como suporte foi utilizado um perfil, destes de portas e janelas para roldana dupla; para tanto devemos retirar aquelas abas que são os trilhos das roldanas, pois não vamos precisar disto e acabaria atrapalhando as conexões. Para retirar estas abas daquele perfil usei esmerilhar o canto vivo destas, até que retirando material suficiente possa quebrar facilmente estas abas fora, com o uso de um alicate, restando aparar as arestas resultantes para acabamento final. Depois marcar os furos, um redondo e dois retangulares; para os retangulares foi utilizado os furos originais, feitos nas caixas das fontes pelo fabricante por estampa; foi retirado a lateral da caixa da fonte chaveada de computador, para servir de máscara de marcação dos furos. O furo redondo, foi utilizado um serra copo de 27mm, pois o ideal seria um 28mm, mas parece que não existe na tabela da Starrett, pois a medida seguinte é 29mm.
5 Anexo(s)
Painel Lateral de tomadas - furação...
É um bocado trabalhoso, fazer furos em linha, para depois seccionar e retirar o material, fazendo o acabamento final com uma lima; penso que ficou meio rústico, muito longe daqueles furos feitos na fábrica, com estamparia em prensa, mas dá para quebrar um galho.
2 Anexo(s)
Painel lateral de tomadas - versão I...
Então ficou assim...claro que a tomada 12VDC não está toda encaixada, pois necessita, ainda, reabrir um pouco o furo, criando estrias onde o anel de iluminação irá ajustar-se, depois, com um clique, mas dá para ter uma idéia da aparência final.