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uma coisa que me deixa louco é que a gm poderia resolver ao menos uma parte considerável de seus problemas com tecnologias ja prontas...
- o sistema de tração elétrica usado pelos protótipos fuel-cell e pelo saturn ev1 poderia ser aproveitado (e aperfeiçoado constantemente), por exemplo, no volt...
- poderia até mesmo ser introduzido comercialmente um modelo da cadillac com fuel-cell para concorrer com o bmw 760h, pois devido ao alto valor agregado justificaria o investimento inicial e daria um upgrade na imagem da corporação...
- poderiam aproveitar melhor as tecnologias do turbocompressor e da injeção direta, largamente usadas pela opel e pela saab, para promover o "downsizing" dos motores... até mesmo o americano, se for para segurar uns trocados a mais a cada ida ao posto de combustível, aceita um motor menor... com tais recursos, o motor 3.7l dohc de 5 cilindros usado no hummer h3 poderia ser usado até num cadillac escalade esv, que atualmente roda com motor 6.2l v8 ohv... vale lembrar que a lincoln, arqui-rival da cadillac, está para finalmente abolir os v8, depois da experiência do motor ohc 2.3 turbo feito em taubaté para exportação...
- DEVERIAM ter explorado melhor o potencial da detroit diesel durante a década de 70 ao invés de ter feito aqueles motores oldsmobile diesel que são considerados responsáveis pela aversão de americanos ao diesel em carros de passeio... os excelentes motores detroit diesel 3-51 e 4-53t poderiam servir, por exemplo, desde um nova até uma suburban, passando pelos cadillacs e buicks... vale lembrar que o motor 3-53t chegou a ser adaptado até em modelos da ford como a f350... hoje poderiam estar usando os motores vm motori r315dohc, r420dohc, r428dohc e r630dohc do aveo ao impala, incluindo modelos da saturn, cadillac, buick e pontiac, passando pelas caminhonetes mid-size e até pelas versões básicas da silverado e da van express... a mercedes-benz, a volkswagen e a bmw estão investindo na "dieselização" de suas linhas no mercado americano, e a gm possui 50% do capital da vm motori...
- não deveriam ter encerrado o projeto do ev1 da forma que o fizeram... chegaram até a fazer uns protótipos HÍBRIDOS plug-in que foram destruídos com o fim dos contratos de leasing... com o aperfeiçoamento dos sistemas elétricos poderiam estar dando um baile no toyota prius e no honda civic hybrid...
- poderiam ter aproveitado melhor a experiência de painéis de carroceria em plástico que era regra na saturn até o lançamento do ion... carrocerias mais leves e feitas com material que proporcionava mais facilidade na confecção de carrocerias mais aerodinâmicas...
embora o americano tenha mania de dizer que "there is no replacement for displacement", durante a crise do petróleo foi correndo para os japoneses e o vw rabbit diesel chegou a ser usado até como táxi...
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Parece que não vai ter jeito mesmo:
Crescem as chances de a GM e a Chrysler pedirem concordata, diz Wall Street Journal
Governo Obama estuda a possibilidade de reestruturar as montadoras sob a proteção do Capítulo 11 da Lei de Falências do país
http://portalexame.abril.com.br/nego...ia-422052.html
Ontem (17/02/09), as ações da GM na bolsa de Nova York caíram quase 13%:
http://www.nyse.com/about/listed/lcd...ezd=1M&index=3
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Força tarefa de Obama se reúne, em meio a rumores sobre fusão de GM e Chrysler
Por: Vitor Silveira Lima Oliveira
20/02/09 - 08h35
InfoMoney
SÃO PAULO - No dia em que o grupo de trabalho designado por Barack Obama para supervisionar a recuperação do setor automobilístico nos EUA realizará seu primeiro encontro, o mercado volta a especular sobre a possibilidade de uma fusão entre Chrysler e General Motors.
Afligidas por contínuas necessidades de capital, as duas companhias de Detroit buscam novos empréstimos junto ao poder público, desta em até US$ 21 bilhões, para viabilizarem seus planos de recuperação. O pedido será analisado pelo grupo supervisor do governo, que será gerido pelo secretário do Tesouro - Timothy Geithner - e o assessor da presidência Lawrence Summers.
A novidade do plano de reestruturação apresentado nesta semana pela Chrysler, todavia, ficou por conta da explícita sinalização sobre uma fusão com a GM - hipótese que havia sido aventada no final do ano passado, quando as montadoras foram inicialmente a Washington pedir recursos, mas logo descartada.
A melhor opção?
Uma fusão com a GM "criaria uma companhia melhor posicionada para competir com a Toyota e outros fabricantes de fora dos EUA", afirmou a Chrysler. Todavia, não há negociações oficiais entre as duas empresas com esta finalidade, cujas possibilidades de execução giram em torno de uma operação obrigada pelas autoridades.
Outro fator de empecilho para a fusão entre as tradicionais companhias é o acordo da Chrysler com a italiana Fiat, que receberia fatia de 35% no capital da empresa norte-americana e em troca concederia acesso a mercados espalhados pelo mundo e tecnologia para fabricação de carros compactos.
http://web.infomoney.com.br//templat...investimentos/