É meu caro Sérgio, está provado que Band é igual mulher, cada um conhece a sua. Valeu.
Versão Imprimível
É meu caro Sérgio, está provado que Band é igual mulher, cada um conhece a sua. Valeu.
Olha, 10% é muito bom para esfriar a cabeça do bixo, porém o período de troca deverá ser feito anualmente ou 20.000km, pois apenas 10% de aditivo não segura a corrosão. Nos tempos de JPX agente usava 10% e anos mais tarde muita bomba d'aqua deu problema devido a sugeira e corrosão. O ideal é 30% (mínimo) e 50% (máximo)
A escolha do produto:
como citado acima, o Etileno Glicol sozinho, não inibe corrosão, de preferência a produtos q contenham em sua fórmula :
Etileno Glicol;
Dietileno Glicol;
Ácidos inorgânicos hidratados;
Sais ácidos orgânicos.
Anticongelante, Antiebuliente, anticorrosivos.
Abraços.
Galera, qual a porcentagem de aditivo ideal para botar no radiador de uma Band 91 (OM364)? Quantos litros cabem no radiador dela?
Troquei a colméia do meu radiador anteontem e queria saber se é melhor botar um aditivo ou usar apenas água.
Oi Amigo,
Pelo pouco q conheço da Bandeirante, e que ela não esquenta nunca, então use sempre 50% pois irá assegurar uma proteção mais eficaz do radiador, motor, bomba d'agua.
Quanto menor a proporção de aditivo, mais eficaz é a refrigeração, mas nunca menos de 30% de aditivo, abaixo disso, a agua congela, o ponto de ebulição fica praticamente inalterado (101º), e a proteção anticorrosiva é minima, fazendo com que a troca do líquido ocorra com mais frequência(km), e com menos tempo (max 1 ano).
* use SEMPRE agua destilada, vendida em farmácias ou casas especializadas.
* Nunca use agua da bica!!!
* Nunca use agua mineral!!!
* nunca use apenas agua !!!!!
* agua pura é apenas usada em rallys, raids, competições, etc. nem pelo maior poder de refrigeração, mas sim porque já existe aditivos sintéticos capazes de resfriar o motor em até 15º abaixo da temperatura de pico, evitando superaquecimento!!! o que é PROIBIDO EM COMPETICOES!!!!
Abraço
Outra coisa tbm,
lí em outro tópico q um camarada colocou agua "pura" no radiador e quando ele faz a troca, disse que a agua sai cristalina....
:cry:
...lógico, porque a sujeira, lodo, oxidação, ficaram agarradas nas paredes internas do radiador, mangueiras, motor, bomba d'agua, valvula termostática etc.
NUCA FAÇAM ISSO!!!
Abraço aos colégas
É comum no Nordeste, no agreste...por conta das altas temperaturas...uma preocupação maior com os liquidos das viaturas...principalmente as de uso comercial...nestes casos, o importante é realmente a capacidade de troca e o CUSTO do liquido utilizado....por conta disso, utilizam-se somente de agua não clorada e drenam com frequencia o sistema...
a agua trocada com frequencia e saindo clara, límpida, não existe a mínima possibilidade de haver acumulo ou sujeira no sistema... a evaporação da mesma, com elevado tempo de permanencia no sistema e somente completando o nível liquido esporádicamente é que provoca o acumulo de resíduos sólidos dentro dos dutos...também já vi sistemas em que o liquido parecia lama marrom, sem aditivo.
quem usa só agua tem que trocar realmente com maior frequencia...o uso comercial de viaturas no nordeste C10...D10...D20...A20...ainda é enorme...mante-las com aditivo é preticamente impossivel por conta do custo e da temperatura da região....
Eu mesmo comprovei isso na minha SW4...mas para isso é necessário que se retire a valvula termostática...(depois recolocada) com agua esquenta bem menos que com aditivo dentro dos limites recomendados pelo fabricante...
Resumindo:
se vai trocar com muita frequencia pode sim usar só agua....querendo manter por um bom tempo os liquidos... e não perder os beneficios da troca de temperatura da agua...use 30% de um bom aditivo.
Prezado amigo,
faça a seguinte experiência em casa.
1 - coloque numa panela bem limpa 3 litros de agua, cristalina, sem cloro, da fonte da juventude se for o caso!
2 - coloque-a para ferver durante 5 minutos apenas
3 - deixe a agua esfriar e depois repita o processo, só mais uma vez!!!
4 - dá uma BOA OLHADA no fundo da panela
5 - BINGO!!!
* os sais e minérios decantam, ocorre oxidação, ácidos se formam, cria-se uma pequena laminha no fundo da panela. Imagina isso o mês inteiro dentro do teu radiador! (supondo q a troca é mensal).
* esse teste foi elaborado pela Delphi, simulando o comportamento da agua pura nos radiadores durante aprox 1 semana.
* a agua, por mais PURA q seja, é rica em OXIGÊNIO.....OXIDAÇÃO é exposição ao oxigênio!!!!
* ALUMÍNIO TAMBÉM OXIDA, em velocidade menor....a acidez da agua corroe o aluminio!
Abraço:pipoca:
E é por isso que a gente usa aditivo.....correto?
E mesmo assim existem os casos de super aquecimento...correto?
Uma camioneta destas que citei anda por dia o que eu provavelmente ando em 2 meses.....
Se ela esquentar e não der para rodar...o cara e a familia dele não come.....
eles não tem a menor idéia de quem é este tal de Delphi.........
O poder de troca da agua é de quase uma vez e meia a do aditivo....
O preço do aditivo é infinitamente maior que o da agua de chuva (eles gostam desta)...ou do poço...engraçado que eles não conhecem o delfai mas alguns deixam a agua decantar antes de coloca-la nos radiadores...instinto selvagem talvez....ou de sobrevivência....
Mas é isso mesmo, obrigado por confirmar minhas dúvidas.