Postado originalmente por
neilsonhenriques
Enquanto houver brasileiros no Brasil, o país continuará sendo terceiro mundo. Jamais, nem em 1 milhão de anos, seremos primeiro mundo. Teremos dinheiro como todo país que exporta comodities, mas nenhum avanço social que não seja através de cotas e bolsas-qualquer-coisa custeados com o suor de outras camadas da sociedade.
Eu gosto do meu povo. Somos muito alegres, calorosos e em alguns estados como Minas Gerais por exemplo, hospitaleiros e acolhedores. Eu não conheço nenhum outro povo com tantas qualidades como nós.
Mas se tem uma coisa que brasileiro sabe fazer como ninguém é agir com indiferença. Nós vemos um assalto na rua e viramos a cara para não tomar nenhuma atitude. Vemos mendigos com crianças recém-nascidas no colo e isso não causa estranheza. Entre tantas outras coisas, assim também é para a corrupção.
"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.
Ayn Rand, filósofa russo-americana
Abraço,

Neilson