Caro "engenheiro"
Venha passar algumas semanas aqui no CENPES da Petrobrás, na ilha do Governador, RJ, para discutir um pouco sobre o tema.
Em especial sobre octanagem e octanagem EQUIVALENTE nos combustíveis vegetais...
Daí não dirá mais que se mede octanagem do diesel, quando o que se mede nesse combustível é a cetanagem.
E verá na teoria e na prática que um motor a álcool ciclo Otto sempre terá potência menor se utilizar álcool ao invés de gasolina e que isso só não ocorre na maioria dos motores comercialmente utilizados por dois motivos:
Sendo maior a octanagem equivalente do álcool em relação à gasolina comum, o motor a álcool pode ter uma taxa de compressão mais alta, aumentando o rendimento termodinâmico e, por conseguinte, a potência.
Um mesmo motor, com a mesma taxa de compressão, sempre terá menor potência usando combustível de menor poder calorífico. Isso é termodinâmica básica!!
Motores "flexíveis' operam com taxas próprias para motores a álcool, trabalhando com avanço de ignição reduzido quando operam com gasolina, justamente por terem taxas muito elevadas.