Postado originalmente por
Marcelo A. Marchiodi
Bom, eu fiz uma curvadora, as fotos estão aí! Estava aguardando pra mostrar pois ia iniciar um tópico meu na Seção "Frota" e a curvadora era uma das coisas que ia mostrar, mas como este tópico reapareceu, resolvi colocar agora.
Eu acabei comprando um projeto no ebay e fazendo através dele, mas pelo material (sites e pdf) que eu postei aqui no tópico dá pra fazer também, basta um pouco de criatividade e tempo. Eu é que resolvi pegar um projeto pronto pois era mais rápido.
Tem um projeto no Mercado Livre:
Projeto Planta Curvador De Tubos Hidraulica Dobradeira - Agro, Indústria e Comércio - MercadoLivre Brasil que na minha opinião fica mais barato e mais fácil de fazer, hoje eu faria esse do ML pois o material usado nessa é de disponibilidade mais fácil.
Essa que acabei tendo problemas em achar material (tive de mandar fazer esse perfil de 2" com parede de 1/8"). Ela funciona muito bem, curvei tubos de 1" 1/2 com parede de 2,5 mm sem problemas, fiz até um parachoque tubular de Vitara pra um amigo, ficou legal!
Nela gastei aproximadamente uns 400 reais, tive que fazer uma matriz usinada (comprei um material cortado no tamanho certo já e fiz um dispositivo pra colocar no torno pra poder usinar, assim poderei fazer as outras matrizes com este disp.), demorou pra caramba, mas fiz eu mesmo, pra mim compensou pois tenho oficina e optei por fazer quase tudo aqui, fiz um esquema de matriz que pode ser trocada, pelas fotos dá pra ver, logo pretendo fazer uma matriz de 2", que dá pra dobrar inclusive tubos de 1" 1/2 DIN 2440 que tem diâmetro real externo de 48 mm.
Usei um macaco hidráulico de 12 t que comprei aqui:
LojadoMecanico.com.br - Maior Loja de Máquinas e Ferramentas do Brasil (mas a foto está errada, o real mesmo é maior) foi o mais em conta que achei, essa loja é aqui na minha cidade.
O raio interno da minha matriz é 110 mm, ligeiramente acima do limite de segurança da FIA sobre gaiolas em carros de competição.
Ah, comprei também um medidor de ângulos Starret, coloquei uma foto dele também, muito bom! Sem um desses fica difícil usar a dobradeira.
Mas se fosse recomendar mesmo, iria nesse projeto do Mercado Livre, mais fácil de fazer e material disponível mais facilmente.
Até mais!