Alexandrino,
Eu faço sempre um processo parecido com o que você relatou, só que ao invés de colocar o tubo na churrasqueira eu coloco um belo pedaço de picanha! rs
Versão Imprimível
boa...... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Alguns anos atras fiz os acessorios(estribo,parachoques,suportes) da minha ex-rural nesse esquema, só que soldamos a polia num suporte tipo uma morça. Depois de pintato e istalado na viatura ficou joia, claro que não ficou nenhum keko, mas quanto a resistência ficou bem forte.
Tudo bem... "churrasqueira" foi só uma força de expressão, é forja mesmo. Mas quando for dobrar a picanha me convide.
Discordo! Com a dobradeira, se você não tem experiência, sempre amassa um tanto a parede nas curvas o que acaba comprometendo ainda mais a resistência. Mas eu já usei muito a dobradeira. Apenas acho que não compensa o investimento para quem só pretende fazer uma gaiola de proteção. A máquina pode ser alugada ou simplesmente pode levar os canos numa oficina que tenha esse equipamento e negociar o uso, até poderá obter a orientação necessária. Lembrando que, tudo o que vocês estão falando aí é artesanal. O Nilsinho também citou que pretende usar tubo de 2", com espessura de parede de 3 mm. Que tipo de tubo é esse? Refiro-me a especificações, etc. O que existe pronto no mercado tem quanto? Qual o tipo?Citação:
Postado originalmente por equipeminas4x4
Mas valeu...
Alexandrino
realmente se é pra fazeer só 1 para-choque, é melhor pagar 10 reau por curva, numa loja de escapamentos.
[]´s
Fiz um reboque (para transportar meus cavalos) usando uma dobradeira dessa horizontal que tem lá em casa (do meu tio, que mexia com serralheria). Já fiz bagageiros e escadinhas, funciona que é uma beleza. Só que, paralelamente a máquina industrial, temos uma artesanal. Funciona da seguinte maneira, prende-se a roda (de automóvel, que será usada como polia) e naquele sulco central você encaixa o tubo a ser dobrado, só que solda-se cantoneiras servindo como guia. Não precisa de areia dentro se o tubo estiver bem justo (entre a roda e a cantoneira - guia). Se houver folga o tubo dobra. Mando pequeno esquema que tentei fazer no brush (do ruindows). Espero que entendam. Abração.
opa...
é... esse esquema da roda é uma versão rudimentar da máquina de polias, mas sei lá, só vendo mesmo hehe.
ah, também sou parceiro pra ajudar com a picanha :concordo:
[]´s
Alguem conhece um cara mestre em dobras aqui em BH?
Preciso dar andamento em um projeto de gaiola, porém não sei quem pode fazer essa dorbra pra mim.
[]'s
Já olhou na WorldScap??? A máquina deles é profissa.
[]´s
vão te cobrar 10 conto por dobra. Vc chora q o preço cai, se conseguir por 5 reau cada, tá ótimo.
[]´s
Mais algumas fotos daquele modelo de dobradora que tinha postado há alguns dias:
Porque esse tópico veio parar aqui, no off-topic???
Estou acompanhando esse tópico e gostaria de dar uma sugestão:
Será que alguem não conhece uma pessoa que faça as matrizes e a gente monta a base? Se fizermos uns 5 conjuntos num dá pra parcelar as matrizes?
Abs