beleza...
essas são mais fáceis de usar, mas se for sem hidro assist vai ter que fazer uma bela duma alavanca pra dobrar esse tubo hehehe
nada que uns amigos não resolvam
[]´s
Versão Imprimível
beleza...
essas são mais fáceis de usar, mas se for sem hidro assist vai ter que fazer uma bela duma alavanca pra dobrar esse tubo hehehe
nada que uns amigos não resolvam
[]´s
Se achar uma dessa hidroassist, me avisa que eu me interessei. Fiz o Kalango todo nessa asa-delta e deu um trampo indescritível, inimaginável, inacreditável, etc. Tive que plotar todos os desenhos das curvas em escala 1:1, pra acertar as curvas. :parede: :parede: :parede:
A medida dessa asa delta, é padrão schedule. Pra vc ter uma idéia, a matriz 1 1/4", tem 42,4mm de diâmetro. Cuidado com isso, não tem matriz padrão 2" real.
[]´s
Eu achei esse projeto em pdf no emule há algum tempo, tinha até me esquecido, nem olhei com calma ainda, mas acho que pode ajudar o tópico!
É um modelo que parece ser muito popular nos EUA (nunca vi uma dobradeira dessa no Brasil), tem até um projeto á venda no ebay, basta procurar por tube (ou tubing) bender plans que aparece, se não me engano estava custando uns 19 dólares.
Aparentemente é o mesmo desse que postei.
Nesse site tem bastante fotos dela: http://www.blindchickenracing.com/To...bingbender.htm
Dois programinhas pra fazer o encaixe pra soldar: Winmiter e Tubemiter, acho esse tubemiter mais simples de usar! É só informar as medidas e imprimir um modelo de papel, cortar com tesoura e colar no tubo, marcar e cortar o tubo.
Eu já tinha colocado os 2 na seção de downloads mas não me custa nada colocar aqui denovo!
opa...
interessante essa máquina, puxa o tubo ao mesmo tempo que dobra, fazer a estrutura é fácil, o problema é fazer a matriz, pra fazer as matrizes que uso aqui, demorei horas de torno.... e são polias, imagina fazer essa peça toda recortada.
Marcel, dá pra você pegar uma dobradeira sem o hidroassist e adaptar um cilindro, talvez até tenha uma maneira mais eficiente, mas essa também funciona. Você coloca abaixo da polia uma chapa circular, com diâmetro suficiente para fazer as furações onde vai fixado o cilindro. Faz o suporte para adaptar ele nas furações e na alavanca. Conforme vai dobrando, vai passando o cilindro para o próximo furo, mais ou menos como um disco divisor. É eu sei... puta trampo. Mas funciona, e não é o bixo pra fazer. Só não serve pra quem quer fazer alguma coisa em série. Na polia dá pra fazer marcações de ângulo.
Com os programas, não lembro qual dos dois, plota um desenho com duas linhas, uma delas, a de fora, não leva em conta a espessura da parede, então tomar o cuidado de fazer o entalhe pela linha mais suave, a de dentro no desenho.
[]´s
opa...
Desculpem a minha ignorancia :parede: , sou meio novato ainda nao conheço direito os nomes das coisas, mas eu li o topico e nao sei o que é "hidroassist", sera que alguem pode me explicar o que é?? :concordo:
opa...
hidroassist = hidro assistida ou com auxílio de força hidráulica
imagine um cilindro hidráulico fazendo a força pra você.
[]´s
opa...
Obrigado pela paciecia
Paulo,
Precisaria ter uma dessas em mãos pra ver a viabilidade de instalar o hidráulico. Não deve ser complicado, problema é custo disso.
[]´s
Gente!... Desculpem me meter, mas acho que só se justifica o investimento numa máquina dessas (hydroassisted ou não, etc) para aqueles que pretendem fazer uso dela em vários projetos. Eu uso o sistema de encher o tubo com areia fina (peneirada) fechando com dois batoques de madeira nas duas extremidades. Coloco um dos batoques, encho o tubo com a areia e vou batendo nele (vibração) para garantir o máximo preenchimento. Aí fecho a outra extremidade.
Gabaritos no chão, marcados a giz. Vai à forja (churrasqueira com ventoinha) na parte da curva. Quando tá 'vêmeio', prendo o tubo e vou curvando, volta à 'forja', curva mais um pouco, sempre checando a curva no gabarito... coisa de pobre né?... Haja carvão!...
Alexandrino
opa...
Marcel... custo é bem relativo você sabe, tudo depende dos recursos que se tem em mãos. Se partir de uma máquina pronta, é só a adaptação do hidro assist. Cortar uma chapa 1/2", fazer suportes e furos. E dependendo a medida do tubo... partir pra fabricação de novas polias e reforçar toda a máq. Ou seja... fazer uma nova.
Se for para esse caminho, estamos aí pra trocar idéias.
[]´s
Paulo,
Sem a máquina em mãos fica difícil pensar nisso. Deveria ter feito isso antes de fabricar a estrutura do Kalango... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Antônio,
Essa é um forma artesanal de se dobrar os tubos, porém eu não faria uma gaiola de proteção usando este método. Vc não terá resistência alguma nessas dobras.
[]´s