Posto este tópico pois muito usam motores VW em suas viaturas.
Não sei se vcs já tiveram o DESprazer de dirigir um VW 1.0 com o econogás, mas foi a pior coisa q já vi em termos de eletrônica do ponto de vista comercial (embora se justifique do ponto de vista técnico).
É mais ou menos assim: vc acelera o pedal, mas quem abre a borboleta é o computador (até ai tudo bem), não fosse o fato da borboleta abrir com défict de velocidade (econogás) a abertura/fechamento é lento e progressivo



Eles dizem q isso é para economizar combustível e evitar trancos no conjunto mecânico.
Mas no mundo real este défict na velocidade do acionamento = PERIGO para sí e para os outros no trânsito / sensação de falta de força do carro / queima de embreagem na troca de marchas / reduções sem eficiência imediata.
Já tomei MUITO susto em estrada (ultrapassagem) pos o motor demora de 2 a 4 segundos para reagir a uma pisada no fundo do pedal (no caso específico estou falando de um Fox de 70cv) o q me fez abortar várias ultrapasságens.
Nas entradas das preferenciais é sofrível e perigoso se o trânsito estiver travado, se reduzir em trânsito travado tem q usar o freio pq o mesmo "brilhante" sistema tem demora no retorno da aceleração o q faz com q o carro continue acelerando mesmo qdo se tira o pé (desaceleração progressiva/demorada).
A mesma característica faz com q se queime embreagem toda vez q se faz a troca de marchas, na velocidade normal de troca, não dá tempo para o motor voltar ao ponto morto e o carro dá tranco ao se soltar a embreagem com a marcha mais alta pois o motor ainda está meio acelerado.
Ná prática costumo acelerar uns 3 segundos antes de soltar a embreagem, driblo o tal acelerador econômico, e só entao solto a embreagem, nesse caso o carro reage como um carro com acelerador normal (seja ele eletrônico ou a cabo).
Tem também a característica de qd vc bomba o acelerador numa saída de 1ª marcha (por exemplo) e na segunda bombada o computador retorna o motor para a marcha lenta (econogás) e o carro apaga pois a ambreagem já está meio solta!!!! muitos não sabem pq o motor morre tanto na saída qdo se acelera bombando: tá ai a explicação
a brilhante tecnolgia te passando raiva hehehe
Fica no ar uma pergunta:
- É certo q os engenheiros mandem mais no carro e na SUA segurança do q VOCÊ q comprou e pagou pelo carro????
Penso q se vc comprou e pagou então o carro é seu e deveria obedecer a SUA vontade, não?
É a "síndrome do windows" instalada na indústria automobilística: a eletrônica manda mais no carro do q vc !!!!
E tem casos piores, temos os casos dos carros q custam fortunas mas vc não pode sair acelerando pq o controle de tração não permite a aceleração brusca, carros q vc não pode dirigir sem o cinto afivelado pq o computador fica apitando mandando vc colocar o cinto, carro q nao permite vc dirigir no modo esportivo pq o controle de tração junto com o ABS desaceleram e freiam conforme o computador julgar necessário.
Não condeno a tecnologia, mas condeno o fato de NÃO TEM UM BOTAO OFF para ALGUMAS funções.
Ou vcs não se lembram dos famosos casos dos carros com air bag do passageiro q disparava e machucava o passageiro do banco da frente qdo este tinha menos de 40kg (crianças)? na época NÃO tinha um botão para desligar qdo se andava com crianças na frente (este botão só foi colocado após muitos incidentes).
Nada contra a VW e suas ótimas tecnologias/inovações, mas para mim essa do econogás os 1.0 foi um fiasco do ponto de vista comercial: passa uma péssima impressão (embora se justifique do ponto de vista técnico).
valeu