Vi em vários tópicos de construção de Gaiolas, Kart-Cross e um tópico no Off-Topic, dúvidas e projetos de máquinas para curvar tubos.
Comprei um projeto de uma gaiola no ML, também encontrei um na internet, então resolvi postá-los aqui.
Meu pai teve há alguns anos uma fábrica de brinquedos tubulares em Minas, ele ainda tem um curvador manual muito eficiente com gabarito e várias matrizes, com alavanca, mesmo não sendo hidráulico é muito fácil de dobrar e não amassa os tubos, vou trazê-lo para Franca afim de fazer uma gaiola, assim que falar com o meu pai pergunto a ele qual a marca do curvador e onde ele comprava estas ferramentas e posto aqui no Fórum. Apesar de ter comprado há muitos anos, pode ser uma referência...
A senha do arquivo é curvador1.
A foto do curvador eu encontrei na internet, um site que mostra a construção de uma gaiola num chassi de Fusca.
Apesar de ter comprado o projeto da gaiola pelo ML com chassi tubular, vou fazer a minha baseando-me na gaiola do link abaixo, onde encontrei o curvador:
http://daniel.ekstrand.nu/
Espero ter ajudado.
Só não envio o projeto da gaiola porque ele é vendido no ML, mas acredito que quem está disposto a construir uma gaiola, não serão os 30 reais do projeto que vão honerar o custo da construção. Nada mais justo. Apesar de que este projeto que comprei foi comprado no E-bay e repassado ainda faltando algumas partes, não sou eu quem deve julgar isto, me foi muito útil! Assim que inicar a construção da minha gaiola, monto um tópico dando todos os passos...
Obrigado,
Rafael.