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Quebra Cambio de brasilia c/ Coroa e pinhão KOMBI

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  • 14/02/2011, 08:30
    mateus_alv
    Bom , O cambioa que eu tinha foi pro saco. acho que não conpensa recuperar ele , mesmo que quebrou a caraça onde vai o rolamento do eixo da ré. vou comprar um cambio de kombi e colocar o diferencial e as tampas com cambio da brasilia... regular certinho a distancia da coroa e do pinhão e BOA ....

    pelo que vi as relaçoes das marchas dos dois cambios são as mesmas, confere???

    pretendo aproveitar , fazer as travas do diferencial com rosca , e se pá fazer o esquema do diferencial blocante com porcas....

    .. abração a todos . !
  • 14/02/2011, 08:50
    mali9ski
    Citação:

    Postado originalmente por mateus_alv Ver Post
    Bom , O cambioa que eu tinha foi pro saco. acho que não conpensa recuperar ele , mesmo que quebrou a caraça onde vai o rolamento do eixo da ré. vou comprar um cambio de kombi e colocar o diferencial e as tampas com cambio da brasilia... regular certinho a distancia da coroa e do pinhão e BOA ....

    pelo que vi as relaçoes das marchas dos dois cambios são as mesmas, confere???

    pretendo aproveitar , fazer as travas do diferencial com rosca , e se pá fazer o esquema do diferencial blocante com porcas....

    .. abração a todos . !

    essa caixa é nojenta de lida

    e pra ajusta a coroa e pinhão tem que passa a tinta,monta tudo desmonta ve se ta pegando certo ajusta e tudo denovo, ta
    lvez como foi adptado sua coroa e pinão o mecanico não ajusto e pode ter deixado com os calços do que estava antes é so uma ipotese mas pode ter sido isto
  • 14/02/2011, 09:51
    mateus_alv
    Citação:

    Postado originalmente por mali9ski Ver Post
    essa caixa é nojenta de lida

    e pra ajusta a coroa e pinhão tem que passa a tinta,monta tudo desmonta ve se ta pegando certo ajusta e tudo denovo, ta
    lvez como foi adptado sua coroa e pinão o mecanico não ajusto e pode ter deixado com os calços do que estava antes é so uma ipotese mas pode ter sido isto


    Eu já ouvi falar sobre esse lance de regular a coroa e o pinhão com TINTA, os mecanicos usam isso pra regular diferencial de caminhão. parece ser uma boa ..

    este FDS analizando os estragos do que sobrou , realmente o pinhão tá com cara que estava distante da coroa, e a engrenagem da ré estava desregulada , pois alguns dentes estavam quebrados pela metade...

    vou comprar a caixa de kombi mesmo...


    abração !!
  • 14/02/2011, 12:40
    loyde
    vcs ja ouvirão falar da coroa e pinhão 7:40 é da comb nova refr.. a agua o pinhão é do tamanho do 8 dente ai eu acho q ñ quebra estamos testando...:pipoca:
  • 14/02/2011, 12:43
    mali9ski
    Citação:

    Postado originalmente por loyde Ver Post
    vcs ja ouvirão falar da coroa e pinhão 7:40 é da comb nova refr.. a agua o pinhão é do tamanho do 8 dente ai eu acho q ñ quebra estamos testando...:pipoca:

    cara eu contei de uma 2009 que abrimos a caixa a pouco tempo e era 7x36
  • 14/02/2011, 19:27
    loyde
    Citação:

    Postado originalmente por mali9ski Ver Post
    cara eu contei de uma 2009 que abrimos a caixa a pouco tempo e era 7x36

    Eu me enganei... mas é 8;40 ...é da comb com motor a agua....
  • 15/02/2011, 08:45
    mali9ski
    Citação:

    Postado originalmente por loyde Ver Post
    Eu me enganei... mas é 8;40 ...é da comb com motor a agua....

    intão a 2009 e a agua e eu tenho certeza 7x36
  • 15/02/2011, 11:18
    loyde
    Citação:

    Postado originalmente por mali9ski Ver Post
    intão a 2009 e a agua e eu tenho certeza 7x36

    tem nova pra compra é da comb 2011...2010...aq custa 400,00 reais nova
  • 15/02/2011, 15:03
    bajeiro do sul
    Citação:

    Postado originalmente por mateus_alv Ver Post
    Boa noite a todos aqui do forum... Sou membro novo aqui do 4X4, mas a muito tempo conheço o forum e já consultei muitas coisas nele para construção de minha gaiola.... a um mes comessaram os teste com ela. Vamos a descrição dela:

    Chassis de brasilia, estrutura tubulas pararusada no chassis , Pneus pequeno na frente e atraz eu usei medida 235/75 R15 (genius tyres), o cambio é original da brasilia com modificação na relação do diferencial, está com o 7/36 da kombi. motor 1600 original...


    O PROBLEMA .... nos primeiros testes ficou um canhão, muito forte .. sobe ums barrancos como ninguem , hehe ... . num dos testes eu cai num atoleiro que afundou um pouco o pneu do lado esquerdo, o direito ficou meio termo de tração, engatei ré , acelereii rodou em falso e nada de sair.... calcei o pneu com pedras e ré nela ... náo chegou mexer .. mas destruiu o cambio .. desmontei ele moeu a coroa, pinhão,, e as engranagens da ré ....
    mas acho que quebrou muito facil acredito eu que era pra aguentar mais ... as planetarias do diferencial ficaram intactas ...


    agora a pergunta ... qual parde do cambio é mais fragil ?? a coroa/pinhão engrenagens internas .... ou planetarias do diferencial ..
    estou desconfiado que o mecanico que fez a adaptação da coroa náo regulou direito a distancia entre as duas peças ficando longe e ocasionando a quebra ....

    o que vcs acham ???


    Abração a todos .. aguardo comentarios ....

    Amigo

    No meu baja tenho pneus 255 x 75 x 15 frontiera meia vida, caixa de variant com homocinéticas e IRS, e diferencial 7:36 da Kombi. Tinha motor a ar 1600 que de tanto acelerar num dia quente(acima dos 40ºC) fundiu de furar o bloco. Coloquei um ap 1.8 que ja tenho a 3 anos. mesmo pisando fundo nunca quebrei nada na caixa. Apenas eventualmente retiro a danada para uma revisão e digo para o cara deixar as mesmas folgas que ele deixa nas combi de levar bastante peso . não sei qual é esta regulagem mas nunca quebrei nada na caixa ou diferencial, se bem que sempre ando para frente, não sei se isto da diferença na hora de quebrar. Chego acelerando tudo e passando por quase tudo. se atolar é mais facil puxar para frente do que voltar. Talvez por ser bloqueado 100 % (soldado ) fique um conjunto maciço mais resistente, sei la. so sei que nunca quebrei o bom 7:36. Outra coisa é cuidar do tranco, este sim estraga as caixas. mesmo atolado arranque devagar até encostar a folga do diferencial , meio que queimando o disco, depois que encostou é pé em baixo que dificelmente quebra alguma coisa, dar o tranco na folga do diferencial é dar tiro no pé

    abraços

    Eduardo
  • 15/02/2011, 23:38
    Cezar candelaria
    Bajeiro...tu colocou a coroa 36 no porquinho da variante 2 ??? Adaptou ??/
  • 17/02/2011, 00:53
    mateus_alv
    Opaa .. Boa noite pra turma ai de plantão ..

    então analisando melhor os restor mortais do cambio, constatei mesmo que foi má regulagem da coroa e do pinhão, os sinais de desgaste estavam mais na parte externa da coroa, ou seja o pinhão estava muito pra dentro e a coroa um pouco longe do pinhão. e ainda me lembro que quando eu empurrava o buggy pra frente e pra traz dava pra sentir a folga mas como não tinha conhecimento não me atentei..

    Garimpando na net em sites gringos achei bastante coisa sobre regulagem de diferencial com tinta, como mencionou o amigo anteriormente, vou postar algumas fotos interessantes:
    http://flic.kr/p/9iLRjKhttp://farm6.static.flickr.com/5293/...4eae9f1b5f.jpg
    Regulagem coroa com tinta por mateus.alv, no Flickr

    http://farm5.static.flickr.com/4077/...17ac7ba4f7.jpg
    Regulagem correta coroa e pinhão por mateus.alv, no Flickr


    E ai vai um foto da minha cria !! .. tá ficando boaaa !!! hehehe Comentem !!!


    http://farm5.static.flickr.com/4077/...8d36d4d53f.jpg
    Gaiola Mateus por mateus.alv, no Flickr

    http://flic.kr/p/9iLU6x



    Abração a todos !!
  • 18/02/2011, 09:58
    bajeiro do sul
    Citação:

    Postado originalmente por Cezar candelaria Ver Post
    Bajeiro...tu colocou a coroa 36 no porquinho da variante 2 ??? Adaptou ??/


    Oi Cezar

    sim, caixa da variant adaptado o 36. ja comprei assim por isto não sei bem como foi feito , mas não vejo nenhuma dificuldade de um bom mecanico e um bom torneiro fazer esta adaptação,é relativamente simples
    abraços

    bajeiro
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