x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 50

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13

A tig só não solda ferro fundido. Tem um camarada lá no serviço que vai fazer uma tig do soldador dele.
    Ele já projetou o invento:
    - Transformador de solda com corrente alternada com amperagem mínima de 30A;
    - Tocha padrão para vareta de tungstênio;
    - Garrafa e relógio de argônio.
    Não vai dar para fazer o ajuste fino, porém terá que compensar na habilidade do soldador. Como o argônio manterá o arco aberto, a amperagem não precisa ser muito alta. Com o Valor de uma Tig que custa a partir de R$7000,00, uma caseira que funcione tem o seu valor. Nas oficinas de reparo de containers reefer da empresa onde trabalho, tem 2 tig de R$21000,00 cada!!! Bem que eu preciso de um aumento...
    Para soldar alumínio precisa de uma amperagem menor para reduzir o arco, senão vira tudo buraco, aí vai ser um um corte de plasma!!!
    Vale lembrar que um aparelho de solda tig solda também eletrodos de revestidos, menos eletrodos de alumínios que precisam de um retificador de solda e não transformador.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Tem umas TIG novas q, com os acessorios, da pra pegar por 4 mil... cc 150a.

Mas, pra nós, uma fonte pra eletroldo revestido acertada pra soldar tig, deve sair muito $melhor$.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Vou ter que botar a mão na massa e tentar tranformar a minha numa Tig e postar aqui para ver como fica! Vou tentar agitar um tocha e um kit de Argônio emprestado. Eu vou procurar argônio em cilindro pequeno como tem para Oxigênio e Acetileno.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário
    Entrada
    20/10/2007
    Agradecimentos: 0

Smile Equipamento 10!!!

Visitem o site www.soldatig.com, lá tem um equipamento muito 10... só tenho ouvido falar bem deste equipamento... o principal é que é um equipamento nacional e a sua amperagem é a maior que conheço até o momento... 750 ampéres!!!!

Usuário Avatar de Carlos Alberto da Silva
    Entrada
    24/11/2004
    Local
    ITABORAI/RJ
    Agradecimentos: 0
    Ola pessoal, uma informaçao na opiniao de vcs qual seria a melhor e de mais facil manuseio, para os serviços de montagem de gaiolas e soldas em chassis, a MIG ou a TIG

O chato de usar uma fonte sem controle do gas é ter q ficar abrindo e fechando o reservatorio quando for soldar. Se houvesse alguma valvula eletrônica, dava até pra inventar um circuito com a tocha pra só sair gás quando apertar o butão da tocha.

maquina TIG

comprei uma maquina CADDY TIG 150 A da Esab. Solda qualquer eletrodo revestido ate 3,25mm TIG aluminio aço e titanio R$ 3700 completa mais R$700,00 a garrafa de argonio pesa 8 Kg e liga em qualquer tomadinha comun 220v

Esse preço foi por uma fonte nova?? Pensei q fosse mais cara.

Cara, essa fonte só solda em corrente contínua... solda alumínio, mas a qualidade não é das melhores.

Já soldou alumínio com ela?

Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Agradecimento: 1
    Salve, galera!

Acho que as coisas estão ficando um pouco confusas por aqui.

Vamos por partes:

- Não há o menor problema em soldar ferro fundido com uma TIG. O único detalhe nesse caso é que a peça a ser soldada precisa ser aquecida para que a solda seja de boa qualidade;

- Soldar alumínio com corrente contínua é o mesmo que usar chiclete para colar um pneu!
    Se esse tipo de fonte produzisse um resultado no mínimo satisfatório, não haveria necessidade de fontes com corrente alternada com ajuste de freqüência. Afora isso, para soldar alumínio é necessário usar um eletrodo com ponta arredondada, ao invés daquele na forma de agulha utilizado em aços;

- A solda TIG é fantástica para trabalhos minuciosos em chapas finas, Porém, se a idéia é juntar longos pedaços de aço (um pára-choque, por exemplo), prefira uma MIG, cuja velocidade de deposição é beeem maior. E se a proposta é soldar algo bem de vez em quando, um bom transformador resolve o problema.

Como todo processo de solda, afora a fundamental habilidade do soldador, é necessário conhecer bem os ajustes da máquina. Problemas como corrente alta ou baixa demais, eletrodo de diâmetro inadequado, velocidade de deposição alta ou baixa demais; excesso de temperatura na peça e vazão do gás alta ou baixa demais são muito comuns. Portanto, muita leitura técnica e treino fazem parte do caminho ao Nirvana da solda.

Em tempo, para quem quiser algo técnico a respeito, vale uma visita ao site: < http://www.infosolda.com.br/ >

Abraços de soldador de TIG,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

A ponta do eletroldo, quando usado em corrente alternada, se funde um pouco e forma uma gota esférica q proporciona uma boa solda no aluminio... Ja observei algo legal, quando começo a soldar com a ponta deformada, o arco fica inconstante... mas longo quando acontece esse fenômeno, o arco fica direitinho.

O problema é quando a corrente positiva ta alta d+ q essa gota sai do eletroldo pra peça.

Outra curiosidade, nessa semana chegou uns eletroldos de alumínio revestidos no laboratorio pra gente testar... Só acreditei quando ví, hehehe. E a qualidade, depois q conseguimos uma corrente legal (em CC+), foi bem satisfatória.
    Depois testamos em CA, mas num conseguimos parâmetros bons.

Dizem q cada eletroldo custa cerca de 4 reais.

[]'s de um aprendiz na arte da soldagem.

Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Agradecimento: 1
    Salve, Paulo!

A ponta arredondada do eletrodo não é uma consequência da corrente alternada. Você mesmo pode fazer isso usando DC. Porém, para tanto, é preciso deixar o pólo positivo no eletrodo. E no negativo, você coloca um bloco de cobre refrigerado com água. Rapidinho a "gota" se forma.

Quanto ao problema da "gota cair do eletroldo para a peça", isso é o que se chama de contaminação. Ou seja, é o que pode acontecer de pior durante o processo de solda, pois a junta contará com a presença de outros materias além do metal base.

É claro que isso não vai fazer muita diferença se estamos falando de um portão de ferro de casa ou de um "chão de ônibus" de alumínio para o assoalho do jipe, por exemplo. Contudo, quando a idéia é colocar a junta resultante sob um determinado esforço, é fundamental que ela tenha uma ótima qualidade.

Nesse sentido, imagina um suporte de fixação de uma caixa de direção. Se a junta foi contaminada pelo eletrodo, o surgimento de uma trinca é uma possiblidade que pode acabar com o passeio do final de semana. E isso na melhor das hipóteses.

Já no tocante às novas tecnologias "eletrodais", eu acho bacana qualquer tipo de avanço. Porém, só uso em meus trabalhos produtos que firmas como a Esab colocam à venda. Afinal, eu não posso me dar ao luxo de usar um carro como "corpo de ensaio".

De qualquer forma, conta mais sobre esse eletrodo de alumínio!

Abraços,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

Markito, nos pulsos positivos da corrente alternada há a fusão da ponta do eletroldo (essa fusão num pode ser muito grande, pois pode haver a contaminação, como vc falou) e deixa ela arredondada. Por isso ocorre o fenômeno q citei no post anterior.

Sobre o eltroldo... num acompanhei mais os testes, tou tendo q estudar prum trabalho.

O fabricante dele, se não me engano, é a Weld Inox.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem