E ai galera estou com um novo projeto ( por enquanto só na cabeça ) uma gaiola 4x4 integral assim:
motor opal 4cc ou ap 2000
caixa de chevete 5m (é a mais forte)
dois cambios gol a ar (um invertido coroa e pinhao)
transferencia a ser criada talvez usando correntes duplas (agricola) onde estaria numa caixa com oleo e faria a reduçao ideal depois de calculada
rodas 15x7'' e pneus boomerang ost 235 75 15
Inicialmente é isso depois de fazer funcionar isso em um estrutura tubular que sera o chassi,talvez faça uma gaiola em cima, ou talvez, se eu nao quizer me sujar muito vou comprar uma carroceria de ford ka, e por em cima de tudo, ai se nao atolar eu volto limpinho e a muié nao reina comigo, cada vez que saio de gaiola é uma briga...
entao vamos lá opinem a vontade!
Cara, tu teve a mesma ideia que eu já estou colocando em pratica. Só que a caixa de transferencia estou fazenddo com uma reduzida de kombi antiga, dá uma olhada nas fotos. A supenção trazeira será original da brasa, a dianteira será do passat e os diferenciais serão dois de brasa 8x35, mas o dianteiro será com homocineticas. Os pneus serão 710x15 para não forçar o motor. Vamos trocar umas ideias e colocar esses projetos pra frente!!!!!!!
boa noite galera,quanto a caixa 5m ser a mais forte eu me referia somente entre as caixas do chevete, e foi num site que tinha passo a passo como colocar o motor de opala no chevete, e um dos requisitos era a caixa 5m que segundo o site é superdimensionada para o chevete sendo mais forte que a 4m,quanto a transferencia a ideia de usar a reduçao da kombi antiga é boa mas como vai colocar 8x35 com homocinéticas? eu havia pensado nas caixas de gol justamente pelas homocinéticas mas caixa de gol só 8x33!e pra por duas de kombi alem de ser caro quando quebram fica mais caro ainda e a de gol aki na minha regiao é + ou - R$150 a suspensao traseira eu tenho aki no galpao uma irs de kombi que eu ia por na minha gaiola mas nao deu certo e da cixa eu tinha pensado o seguinte:
se utilizar as correntes duplas numa caixa com dois eixos eu poderia ate ter um par de engrenagems a mais ja fixa no eixo dentro da caixa que iriam ser utilizadas para trocar de relaçao bastando mudar a corrente,por exemplo se fosse entrar numa trilha bem mais pesada que o habitual,teriamos uma reduzida como opçao,vi tambem uma caixinha que tem duas marchas e é utilizada em ensiladeiras agricolas,ela tem uma mais rapida e uma mais lerda mas ambas reduzem! seria outra opçao e essa tem uma alavanca e pode se mudar rodando!!
Pra colocar 8x35 na caixa de variant ou gol bx voçe tem que prencher o asento da coroa com 4 cordoes de solda e depois tornear e mudar a furação..Mas eu acho tambem que vou usar 8x33, dá menos trabalho e acho que não vai mudar muito em relação a reduzir.
Quanto a caixa de trransferencia eu acho que com corrente o dificil é fazer um esticador de corrente. Outra que as correntes de maquina não sei aguentaria alta rotação, teria que ver isso. Mais uma , com engrenagem eu acho que o motor teria mais força que com corrente, porque funciona como alavanca. Mas isso eu ainda não tenho certeza, só um engenheiro mecânico pra nos responder.
cezar qual sera o cambio do motor?
se for o de brasilia use 8x33 dai fica facil colocar um do gol na frente usando so o diferencial para fazer a traçao,o que na deve se fazer é utilizar o motor em um de gol pois mesmo sendo 8x33 a relaçao das engrenagens é mais longa (e bem mais)note que o gol apesar de ter as rodinhas 13 de menor diametro que as de brasilia (14 com pneu alto)ainda consegue ser mais longo,anda mais e com menos de giro no motor.
dessa forma se colocar um pneu aro 15 com cravos neste cambio ficaria mais fraco do que no cambio de brasa,e é o caso daquelas gaiolas com motor central e cambio de gol ou passat.
por isso nao usei a minha irs,ficaria com a minha gaiola mais longa do que ja é,a nao ser que tivesse um cambio de kombi,ai era outra historia.
mas diz ai sobre o seu projeto que motor vai ser e que cambio vai engrenar e como sera o resto,poste mais detalhes!
abraços