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Tópico: Class 5 project!

  • #13



    legal, eu conhecia os shocks da fox nas bikes de downhill e pra motocross...
    agora só falta algum professor pardal brasileiro adaptar garfo de moto pra colocar numa gaiola rssssss
    MOPAR - or no car.

  • #14
    não vai demorar muito marcelo cenora!!! vc tb fica dando idéia! hauhauhauh

  • #15
    Citação Postado originalmente por Ninja4x2 Ver Post
    não vai demorar muito marcelo cenora!!! vc tb fica dando idéia! hauhauhauh
    é que eu já tinha pensado nisso hauahuahuha



    essa deve ter umas 10 polegadas....dá um jeito de colocar um reservatório externo rsss, uma mola que seja conveniente e tcharammm tá feito o serviço. huahuahauhauahua
    4X4 Brasil
    MOPAR - or no car.

  • #16
    Citação Postado originalmente por Ninja4x2 Ver Post
    realmente marcelo, nunca tinha reparado q eles n pintam as estruturas... mas será se esse é um projeto de garagem??? percebi q toda mesa de chassi q aparece vc fica doido heuahuahauah
    fiz essa pergunta na 1a. corrida q fui ver..... ninguem pinta mesmo.
    dizem q assim vc consegue ver trincas, fissura......

  • #17
    parece um "motorzinho" de fusca , mas deve ter uns 10 mil dentro dele

    dependendo a cavalaria q vai usar, no google dai encontra algumas opcoes

    www.kamonseki.com.br/
    www.foxracingshox.com.br/
    www.offlimits.com.br/site.htm


    abs

  • #18
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Bengala de moto eu já coloquei na minha gaiola...tem que revalvular e com mais carga nas válvulas...mas fica show....220 mm de curso no amortecedor e 300 mm na roda.

  • #19
    oia! o assunto ta rendendo... hehehe
    O offshox da offlimits é bem parecido com o da bilsten...

  • #20
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Citação Postado originalmente por Ninja4x2 Ver Post
    oia! o assunto ta rendendo... hehehe
    O offshox da offlimits é bem parecido com o da bilsten...
    O Offshox é montado com partes internas Bilstein! Lembro que fiz um orçamento com eles há uns 3 anos ou um pouco menos, pediram 2500 em cada coilover, sem mola, 12" de curso!!!

    O tópico tá legal mesmo, gostei foi de ver o que o Offroad postou, o site da Fox... mas com .br!!!!!!!!! Isso é bom, é sinal que vão vir pra cá logo logo, assim como a Procomp fez, que aliás, faz parte da Fox!

    Offroad, você está na California!? Posta umas fotos suas aí das corridas!
    As minhas peças comprei na Pacific Customs, o cara foi super gente boa, foi tudo por email e mandou tudo certinho, com 2 revistas do mês de brinde! Logo quero comprar mais coisas lá, cintos de segurança, alavancas de freio independente e mais umas coisinhas!
    4X4 Brasil

  • #21
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Vou postar aqui o que postei num outro fórum que participo, só de Fuscas, são as classes de baja racing que usam somente a concepção mecãnica do Fusca, na essência, ou melhor, basicamente se originou dele... + ou - ...:

    "Vou colocar aqui um pouco do que conheço e venho acompanhando das corridas baja americanas, não sei se de repente vou chover no molhado, mas elas levam este nome por serem realizadas principalmente na baja California (na península da California), no México também, e desertos americanos em geral.
    Daí também vem o nome do Fusca "baja" que foi uma invenção dos americanos nos anos 60, quando o Fusca começou a se popularizar por lá, não existe uma fonte segura de alguém que tenha percebido o potencial fora de estrada deste grande carro e "depenado" o primeiro Fusca... diferente do buggy, outra invenção americana e que teve como inventor/fundador Bruce Meyers, mas isto fica pra outro dia. Enfim, pois os americanos já chafurdavam pelos desertos da California em carros modificados desde os anos 50!!! Usando velhas carcaças de Ford T encurtadas, motores V8 flathead e pneus de avião!

    Detalhe que todas essas categorias usam o motor à ar!

    Bom, vamos ao que interessa, existem várias categorias, a maioria ainda usa os motores a ar (type 1 e type 4, sempre aspirados, turbo é proibido) e o set-up VW de câmbio e suspensão, mas a diferença está na preparação, motores, suspensão, estrutura... vamos a elas:

    Classe 10:




    Class 10: 1 ou 2 lugares com tamanho de motor limitado em 3 configurações permitidas
    Potência Horsepower: 200 a 250 hp
    Curso de suspensão: 20 a 24 polegadas na frente, 20 a 24 na traseira
    Peso: 1900 a 2100 pounds (ou libras, é a mesma coisa) (863 a 954 kg)
    Velocidade máxima: 110 milhas (176 km/h)
    Custo novo: US$ 75,000 a 125,000



    Regras básicas: limitado a 4 cilindros com produção mínima de 5000 unidades do motor escolhido, sem pára-lamas.

    Motor:
    1 lugar:
    - 1650cc, 16 válvulas refrigerado a água com 1 carburador ou injeção eletrônica original
    - 1700cc, 8 válvulas refrigerado a água com 1 carburador
    - 1915cc, motor à ar com 1 ou 2 carburadores (nessa parte eles falam em “air-cooled pushrod” mas esse pushrod não sei o que é, sei que é nome de peça, mas pode ser algum apelido ou expressão para este motor)

    2 lugares:
    - 1750cc, 16 válvulas refrigerado a água com 1 carburador ou injeção eletrônica original
    - 1800cc 8 válvulas refrigerado a água com 1 carburador
    - 2000cc motor à ar com 1 ou 2 carburadores ou injeção eletrônica original


    Score lite:




    Score Lite: 1 ou 2 lugares, somente motores à ar.
    Também conhecido como: 1100 (BITD que significa “Best in The Desert”… outra associação de corridas de lá)
    Potência: 135 hp 1 lugar, 150 hp 2 lugares
    Curso de suspensão: 12 a18 polegadas na frente, 18-24 na traseira
    Peso: 1650 a 2100 pounds (825 a 954 kg)
    Velocidade máxima: 90 milhas por hora (144 km/h)
    Cuso novo: US$40,000 a 80,000


    Regras básicas: suspensão dianteira deve ser na configuração VW; deve ser tipo “twin beam” com braço arrastado. Braços arrastados dianteiros e traseiros são livres e podem ser em qualquer largura, comprimento e fabricante, mesma coisa para mangas de eixo.
    Motor deve ser do tipo 1 e limitado ás seguintes preposições:
    1 lugar:
    - Ter 2 válvulas por cilindro.
    - Cilindrada não pode exceder 1776cc.
    - 1 carburador somente, de qualquer tipo, fabricante.
    2 lugares:
    - Ter 2 válvulas por cilindro.
    - Cilindrada não pode exceder 1835cc.
    - 1 carburador somente, de qualquer tipo, fabricante.
    Esta categoria é somente para motores traseiros, e deve ser montado atrás da linha central do eixo.

    Class 5




    Class 5: O veículo deve ser um VW sedan tipo 1 com teto original ou conversível .
    Potência: 175 a 250 hp
    Curso de suspensão: 12 a 18 polegadas na frente, 18 a 24 na traseira
    Peso: 2200 a 2400 pounds (1000 a 1090 kg)
    Velocidade máxima: 105 milhas por hora (168 km/h)
    Custo novo: US$50,000 a 90,000


    Regras básicas: suspensões dianteira e traseira são livres desde que mantenham a concepção original, largura, comprimento e fabricantes são livres desde que o entre-eixos não exceda 105” ½ em “ride height” (expressão usada para definir a altura onde a suspensão permanece com o carro parado).
    Regras para motorização: motor à ar de qualquer fabricante, 4 cilindros, de concepção VW é permitido, motores VW refrigerados à água também são permitidos, em ambos os casos a cilindrada é livre.



    Classe ½ - 1600




    Também conhecida como: 2000 (BITD)
    Potência: 77 a 82 hp 1 lugar, 82 a 87 hp 2 lugares
    Curso de suspensão: 9 a 10 polegadas na frente, 16 a 21 na traseira
    Peso: 1550 a 1600 pounds (704 a 727 kg)
    Velocidade máxima: 75 a 85 milhas por hora (120 a 136 km/h)
    Custo novo: US$30,000 a 60,000


    Regras básicas:
    Componentes de suspensão:
    Dianteira:
    - Suspensão baseada nos VW tipo 1 “ball joint” ou “link pin style” (ball joint são as de terminais e link pin são as mais antigas do Fusca, mais preferidas pois são melhores para dar mais curso á suspensão)
    - Qualquer fabricante desde que mantenha a largura original VW.
    - Braços arrastados dianteiros podem ser reforçados ou substituídos mas deve ser mantida a largura e comprimento originais.
    - Largura deve ser medida entre as faces externas da roda e não pode exceder 55 1/2".

    Traseira:
    - Suspensão baseada no Tipo 1 IRS ou “swing axle”
    - Braços arrastados traseiros podem ser reforçados ou substituídos desde que não sejam mais longos do que 1” do original.
    - No caso de “swing axle” o tubo pode ser reforçado ou substituído, qualquer fabricante é permitido.
    - Largura não pode exceder 58 1/4'' medindo as faces externas das rodas
    - “Entire outer cv must remain inside of the trailing arm inner bearing; no midboard or out-board hubs allowed...” (essa ainda tenho que pesquisar, não entendi nada, pelo jeito é sobre as homocinéticas no caso de uso de IRS!).

  • #22
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    continuando...

    Classe 5 – 1660




    Também conhecida como: 5150 (BITD - Best In The Desert... outra associação de corridas)
    Potência: 85 a 90 hp (dual port – cabeçotes de 2 entradas)
    Curso de suspensão: 9 a 10 polegadas na frente, 15 a 18.5 na traseira
    Peso: 1750 a 1900 pounds (795 a 863 kg)
    Velocidade máxima: 80 a 85 milhas por hora (128 a 136 km/h)
    Custo novo: US$20,000 a 50,000


    Regras básicas:
    Componentes da suspensão:

    Dianteira:
    - Suspensão baseada no VW tipo 1 “ball joint” ou “link pin style”
    - Qualquer fabricante de suspensão é permitido desde que mantenha a largura original.
    - Braços arrastados dianteiros podem ser reforçados ou substituídos desde que mantenham a largura e comprimento original.
    - Largura deve ser medida entre as faces externas da roda e não pode exceder 55 1/2".

    Traseira:
    - Suspensão baseada no Tipo 1 IRS ou “swing axle”
    - Braços arrastados traseiros podem ser reforçados ou substituídos desde que não sejam mais longos do que 1”.
    - No caso de “swing axle” o tubo pode ser reforçado ou substituído, qualquer fabricante é permitido.
    - Largura não pode exceder 58 1/4'' medindo as faces externas das rodas
    - Entire outer cv must remain inside of the trailing arm inner bearing; no midboard or out-board hubs allowed... (essa ainda tenho que pesquisar, não entendi nada, pelo jeito é sobre as homocinéticas no caso de uso de IRS!)




    Classe 9



    Também conhecido como: “Challenger”
    Potência: 72 a 76 hp (cabeçote dual port)
    Curso de suspensão: 5.5 polegadas na frente, 9.5 na traseira
    Peso: 1450 a 1600 Pounds (659 a 727 kg)
    Velocidade máxima: 80 milhas por hora ou mais (126 km/h)
    Custo novo: US$8,000 a 15,000


    Regras básicas:

    Motor e transmissão:
    - Motor tipo 1 original 1600 cc. Bloco liberado (fabricante). Virabrequim livre. Taxa de compressão limitada a 7.5 por 1. Cabeçote “Dual port” são permitidos.
    - Transmissão somente “swing-axle”. 1° e 2° marchas devem ser originais, 3° e 4° são livres. Relação de coroa e pinhão deve ser de 4,12 ou 4,37. Caixa livre (fabricante).

    Suspensão:
    - Componentes de suspensão original VW tipo 1 devem ser usados. Não são permitidas modificações a não ser na manga de eixo: pode ser reforçada e o furo do cabo de velocímetro deve ser tampado. Deve ser tipo “ball joint”. Reforçar os tubos da suspensão dianteira é permitido, usando-se um tubo ligando as torres de amortecedor, devem ser usados os amortecedores originais.
    - Montagem de suporte de amortecedor traseiro é livre. “Spring plates” (o facão da suspensão) é livre. “Torsion adjusters” (o mesmo que nossas “catracas”) são permitidos.
    - Diâmetro máximo de amortecedor 2 ½ polegadas. Não é permitido uso de amortecedores bypass. Não é permitido o uso de batentes hidráulicos.


    Outros:
    - Freios devem ser do Tipo 3 ou tambores do VW Thing (mais fortes). Furar os discos para ventilação é permitido. Podem seu usados 4 ou 5 furos de roda.
    - Não é permitido o uso de rodas de alumínio.
    - Não é permitido o uso de direção hidráulica. Barras de direção reforçadas e terminais rotulares são permitidos.

    Classe 11



    Class 11: Modelos originais de produção com gaiola de segurança e melhoria em amortecedores e pneus maiores.
    Potência: 72 a 76 hp podendo chegar a 84
    Curso de suspensão: 5,5 polegadas na frente, 5 na traseira
    Peso: 1950-2100 Pounds (886 a 954 kg)
    Velocidade máxima: 90 milhas por hora (144 km/h)
    Custo novo: preço do veículo + US$3,000-5,000


    Regras básicas:
    Suspensão:
    - Tubos da suspensão dianteira devem ser cortados, reposicionados para aumentar vão livre, e soldados novamente ou usar “catracas”.
    - Torres de amortecedor devem ser reforçadas com chapas soldadas... “and supported but gussets may not extended more than 2'' above the torsion tube” … não entendi muito bem essa parte…
    - mangas de eixo e braços arrastados devem ser mantidos.
    - Qualquer barra de torção da suspensão traseira, “facões” e catracas traseiras podem ser usadas.
    - Rear torsion tube may be supported, only by that tube meeting a part o the roll-cage (tenho que pesquisar isso também).
    - Suportes inferiores de amortecedor do modelo 1969 e mais antigos podem ser encurtados não mais do que 1,5 polegadas, só é permitido o uso de 1 amortecedor por roda, radiadores de óleo maiores e reservatórios extras são permitidos.
    Motor e transmissão:
    - Deve ser do Tipo 1, 1600 cc.
    - Cabeçotes devem ser “single port” (uma entrada somente).
    - Deve ser usado carburador original com venturi de no máximo 24,10 mm
    - Deve ser usada a “capela” original do motor (“fan shroud”).
    - Filtro de ar pode ser de qualquer tamanho, localização e fabricante.
    - Transmissão deve ser original Tipo 1 e 4 marchas.

    Obs: essa é uma das categorias que chamam muito a atenção por lá, pois os carros são praticamente originais, andando perto de trophy trucks que chegam a ter mais de 800 hp! Existe um romantismo nessa categoria que nenhuma outra chega perto, podemos dizer que é uma grande aventura enfrentar desertos num carro assim, uma aventura comparável ao que devem ter sentido os homens que participaram das grandes navegações! viajei! hehe... mas é bem por aí mesmo!"

    Espero que gostem!

    Fonte (entre outros sites, revistas):

    http://www.desertrides.com/reference/racing_classes.php

    Só lembrando que peguei somente as categorias que usam motores à ar!
    4X4 Brasil

  • #23
    caracas marcelo, vc tá um verdadeiro ombundsman rsss super aula essa ae...

    já tentei procurar a respeito de bajas e suas vertentes andando no rally dos sertões, que creio eu seja a prova que mais se aproxima dessas corridas no deserto/areia, mas não encontrei a não ser aquele carro projetado pela bergertec.

    e pelo visto são bem caros heim... aqui no brasil então nem se fala, mas seria interessante sair acelerando o brasil a fora num trem desses rsss
    MOPAR - or no car.

  • #24
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Valeu Marcelo!
    Eu adoro esse tipo de coisa, quando peguei meu Gurgel, ia só fazer uma suspensão mais alta, mas aí mudei de rumo pra fazer um tipo de carr ode rali mesmo, por isso a demora pra sair!

    Realmente, o Sertões se parece muito com as corridas baja que eles fazem lá, inclusive o Mark Miller, piloto americano da VW que veio aqui no ano passado comentou isso, que o terreno é muito semelhante ao que eles engrentam no Baja 1000.
    A coisa tá mudando por aqui, o pessoal tá vendo que o que manda é suspensão, no ano passado mesmo já teve um tipo bem parecido com os "buggys" americanos, o Off Runner, e esse ano vai ter mais alguns, veja no tópico do Rodrigo Khezan aqui no fórum que ele fala sobre os outros que tão fazendo carros parecidos.

    Mas bem que eu gostaria de ver ainda um baja "class 5" no Sertões! Quem será o pioneiro!?
    Falando sério... prepara o seu baja pra isso!!! Conheço alguns ´fóruns americanos que tem muito material de como fazer bajas class 5, mostram tudo... ! Pense no caso!

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