Postado originalmente por
CAPT GOTTLIEB
Fuketeiro, muito obrigado pelas suas informações, pois ajudaram muito. Eu uso o meu BAJA 80% no asfalto e 20% na terra. Já o reboquei com um jipe Band até a Serra da Canastra e ele se saiu melhor do que o jipe! Mas realmente está muito baixo e o cárter raspa na terra, quando é muito irregular (tomo cuidado de não bater o cárter). Eu vendi o jipe, pois minha mulher não se adaptou a ele e estou com uma caminhonete idosa, porém confiável. Eu preciso que o BAJA tenha mais de 20 cm de vão livre e se chegar perto de 25 cm seria uma maravilha. Tive uma boa experiência com pneus Genius 1001, em outro off-road e pela sua informação com pneus maiores e regulagem do facão vou conseguir o que desejo. A suspensão dianteira não me traz maiores preocupações, pois se usar mangas de eixo sobrepostas tudo se resolve.
Vou começar a programar o meu projeto. Quando ficar pronto vou postar aqui, com fotos. Muito obrigado.

Meu BAJA tem towbar e assim foi levado para a Serra da Canastra. Pesa apenas 650 Kg, o que para este Jipão foi mera brincadeira. Mas o desempenho dele nas estradas de terra péssimas da canastra foi melhor do que o Jipão e sem judiar tanto do motorista e passageiro. Mas o vão livre precisa mesmo ser mais elevado. O motor 1600 retificado e a relação coroa/pinhão 33x8 permite a ele um bom desempenho no asfalto (rodo a 100 Km/h ou pouco mais) e tem um torque razoável na terra, desde que não tracione nada nem esteja sobrecarregado. É um carrinho muito valente e de manutenção relativamente fácil e barata. Nem penso em me desfazer dele.

E ainda puxa uma velha e prática carretinha Karmann-Ghia (máximo 300 Kg de carga).
Êta carrinho valente! Só falta deixá-lo um pouco mais alto.
Obrigado.