Postado originalmente por
Ronaldo Rolim
Querido Quilvio: espero, humildemente, dar a palavra final na história das caixas de redução de kombi em gaiola, por que eu PAGUEI pra ver e se ferremô! Eu tenho ofina de jeeps e também faço gaiolas, com motor de fusca, ap, moto e etc, inclusive com motor de moto com 150 cc e 20 (VINTE!) marchas, gaiolas que vão pras trilhas de Rolante, trilha pesada, tipo sair as 21:30 e chegar as 6:00 da manhã, no meio de 14 gaiolas e apavoram... Se tem velocidade? Da 80 por hora. Se tem força? Video no Youtube: "Rebocando o Toyota" mas isso é outra história, vamos voltar as caixas de redução... Fiz uma gaiola para um amigo e ele colocou motor MD 1.5 passat... Ele pesa 140 kilos... Achou fraca e botou 1.8 a álcool com cabeçote beeem rebaixado e achou que tava fraca para as trilhas daqui, que são realmente pesadas, a gaiola com kichute 33 "frita" a embreagem e não vai. Veja bem, final tem, mas uma gaiola é para ter final? Dar mais de 100 km/h? Isso é para competição, que gosta, tudo bem, mas mete nas nossas trilhas prá ver... Nem arranca no meio do morro, no meio das pedras, pedras do tamanho de um bujão de gás, passamos por cima dando risada, amassando tudo por baixo, imagina onde trancamos... Então meu amigo pesado veio com essa: quero botar as caixas de kombi... Botei... Camarada, força deixou de ser o problema, o problema é na suspenção... Sabe aquela arrancadona que tu da de gaiola ou mesmo de fusca e ele abaixa a trazeira e ai mesmo é que traciona e gruda e vai, seja no barro ou no asfalto? Pois esse efeito inverte e o troço levanta a bunda, os amortecedores endurecem no fim de curso, quebram até, e a suspenção não trabalha, e na subidona de pedra o troço chega a até vir prá traz, uma merda. Até as costas da gente dói, pois o troço endurece mesmo. Eu já tinha achado aqui mesmo no fórum explicação semelhante, mas teimoso, achei que o aumento de torque (de 25%) compensaria o desconforto, mas não... Outra coisa, os impactos ao tracionar, passam direto para a caixa e quebrou TRÊS vezes as planetárias... Então, não bote, é fria. Um abraço a todos... Se quiser meu telefone te passo uma mensagem privada.
Espero ter ajudado.