"... Tem um problema que aparece quando se usa a caixa longitudinal + os diferenciais de ômega = a gaiola vai ficar reduzida demais ( vc tem que somar a relação do diferencial da caixa com a relação dos diferenciais das rodas). Pelas minhas contas a gaiola daria uns 60 km/h mais ou menos, mesmo usando pneus maiores..."
Então, Flávio... Nesse Jipe que falei, o cara substituiu a coroa/pinhão do diferencial da caixa do Logus (não sei, mas ME PARECE que ele mandou fazer), de forma que ela ficasse com a relação "1,0", ou seja, SEM REDUÇÃO (ao contrário da original do Logus que era por volta de "4,alguma coisa"), contando apenas com a redução dos diferenciais dianteiro e traseiro...
Vou desistir de fazer uma nova relação do diferencial...por questão de custos e qualidade do serviço...imagina um material de boa qualidade (aço), usinagem, têmpera, e ainda tem a retífica dos dentes das engrenagens porque sem retificar os dentes fica uma M....
Vou procurar uma caixa com a 5 marchas mais longa possível, pneus de Ranger e se ainda não der uma final boa vou precisar fazer um "esquema" para aumentar a rotação dos semi-eixos.
não precisa bloquear a caixa se vc quiser q ele fique 4x4 full time, como nos nivas e Lands. Só vai ter um bela duma redução, fica ótimo p/ trilha, mas sofrível p/ deslocamentos.
Dodge Dakota CE
Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...
"...usar um motor/caixa originalmente projetado para ser transversal em posição longitudinal "ganha-se" um 4x4...
Mas não teria que bloquear a caixa?..."
Creio que esse Jipe que falei (o que usou relação 1:1 no diferencial da caixa) deve ter bloqueado o diferencial (da caixa), pois ele usava um sistema de "luva" pra desconectar o cardã dianteiro de dentro do carro, rodando em 4x2 ou 4x4, como num Jeep "normal". Não lembro que bloqueio ele usou, mas como o 4x4 só seria "ligado" em "terrenos ruins", esse bloqueio - com certeza - é algum "100% fixo" (deve ter vários modelos disponíveis pra esse tipo de diferencial - usado em "arrancada"), mas, poderia ser simplesmente uma "solda" nas planetárias... Agora, o mais legal seria instalar (nem sei se existe) em bloqueio selecionável nesse diferencial da caixa, aí poderia rodar em "4x4 integral" (Full Time) e bloquear o "central" quando necessário, aí sim, ficando igual os NIVAs e LANDs, como citou o CAmaRAda Cursino...
Eu pretendo usar Full Time, não me vejo usando de outra forma. Existe uma maneira de travar parcialmente as planetárias usando uma mola para apertá-las contra a carcaça do diferencial. Usando Full é possível usar pneus com medidas diferentes (frente/tras) e até mudar a quantidade de torque para os eixos, esse é o caminho que pretendo seguir... usar uma pequena caixa para mudar a rotação do eixo...
Eu fico imaginando o trabalho que o cara teve para adaptar esse motor na frente deste fuca....
Con certeza ele se estreçou um bucado..... ou gastou muita grana....
Mas ficou show de bola....
Agora eu pergunto, será que anda legal?
Será que tem estabilidade?
Ou isso tudo é ciosa de fuscamaníaco?