x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32

Hybrid View

Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Agradecimentos: 2

BLOWER no motor a ar

Achei isso no Mercado Livre, um Fusca com o turbo compressor (blower) do Fiesta Supercharger, achei muito interessante, uma maneira simples e eficiente de deixar o motor a ar mais forte!
    Achei isso pois estava fuçando nesse assunto (e pensando em montar um no meu Gurgel) depois que um amigo meu, entendido de motores a ar das antigas, me disse que usou nos anos 80 um tipo de "mini-blower" no Fusca dele, tocado pela polia do motor, mas era um negócio meio artesanal, tipo "faça você mesmo"! Mas segundo ele funcionava muito bem!!!
    Alguém já viu essa adaptação?
    O que acham?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos BLOWER no motor a ar-turbo-compressor-do-fiesta-no-fusca.jpg  

Usuário
    Entrada
    09/06/2006
    Agradecimentos: 0

Thumbs up

Muito bem penasado!! Minha dúvida é se as roscas dos estojos de fixação do cabeçote vão aguentar o aumento de compressão... mas sem dúvida é muito bem bolado.

Usuário
    Entrada
    09/06/2006
    Agradecimentos: 0
    A propoósito, Marcelo, legal saber que vc tem gurgel. Tive um x-12 por nada menos que 18 anos, e fazia trilha, raid, viagens... se precisar de alguma dica que possa ajudar, estou à disposição.

Thumbs up Interessante...

Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    Achei isso no Mercado Livre, um Fusca com o turbo compressor (blower) do Fiesta Supercharger, achei muito interessante, uma maneira simples e eficiente de deixar o motor a ar mais forte!
    Achei isso pois estava fuçando nesse assunto (e pensando em montar um no meu Gurgel) depois que um amigo meu, entendido de motores a ar das antigas, me disse que usou nos anos 80 um tipo de "mini-blower" no Fusca dele, tocado pela polia do motor, mas era um negócio meio artesanal, tipo "faça você mesmo"! Mas segundo ele funcionava muito bem!!!
    O que acham?
    E aí Marcelo!!!

Bem interessante essa sua descoberta! Só uma resalva, turbo compressor é uma coisa, blower ou supercharger ou compressor mecânico (todos tem o mesmo princípio de funcionamento) outra.
    Mas deve ficar bom, pois o supercharger tem funcionamento mais homogêneo que o turbo. Ou seja ele funciona desde as mais baixas rotações não tendo aquel coice característico dos turbos grandes e nem enforca o motor como os turbos menores...
    Daí dá para imaginar um desempenho, em situações off-road, muito bom para o seu Gurgel, caso vc venha a fazer isso!

Valewww!

Elias

Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Citação Postado originalmente por Elias RS Ver Post
    E aí Marcelo!!!

Bem interessante essa sua descoberta! Só uma resalva, turbo compressor é uma coisa, blower ou supercharger ou compressor mecânico (todos tem o mesmo princípio de funcionamento) outra.
    Elias
    Ops... é mesmo, que mancada, se tivesse como editar o nome do tópico... mandei uma MP para o moderador, vamos ver!
    Bom, ainda estou à procura de um blower desses, por aqui não é fácil encontrar.
    4X4 Brasil

Marcelo,

Já respondi sua MP.

Quanto ao blower, ouvi dizer que a Crestana & Crestana tem a venda. Não tenho endereço desta empresa mas acredito que encontre pelo Google.

Quanto a foto, se fizer coisa do tipo não cometa o mesmo erro de acionamento, tracionando o blower através de correia de alternador original.
    É aquela história, a força de uma corrente é igual ao seu elo mais fraco, e dependendo da pressão o blower pode representar alguns HP's a mais sobre a correia.

Sds,
    Sukys

Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Agradecimentos: 4
    No mercado livre e no Hot PA tem alguns...

Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Sukys, valeu pela atenção! Entendi, a polia motora deve vir da principal do motor né, do virabrequim. Não tinha percebido esse erro.

Zoega, dei uma olhada no ML e no Hot PA (que não conhecia) nesse último tem vários, mas aquele 4.53, estão até baratos, mas são grandes para um motor à ar.

No ML apareceu um "turbo elétrico", tocado por um motorzinho, diz aumentar 35 a 30% de potência. será mesmo?

Correias tipo v

Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Marcelo,

Já respondi sua MP.

Quanto ao blower, ouvi dizer que a Crestana & Crestana tem a venda. Não tenho endereço desta empresa mas acredito que encontre pelo Google.

Quanto a foto, se fizer coisa do tipo não cometa o mesmo erro de acionamento, tracionando o blower através de correia de alternador original.
    É aquela história, a força de uma corrente é igual ao seu elo mais fraco, e dependendo da pressão o blower pode representar alguns HP's a mais sobre a correia.

Sds,
    Sukys
    Bom dia amigo...
    Vi a sua colocação referente ao questionamento do acionamento do blower pela correia do alternador original do motor VW a ar.
    A correia tipo V é muito resistente a tração, e com dimensionamento correto ela pode atender a necessidade, o que tbm tem que ser avaliado é o perfeito alinhamento e os esforços nas fixações da polia superior; o sistema perfeito seria semelhante da correia dentada, que inclusive é usado em motocicletas na tração da roda traseira.

1600 com DFV 446 + supercharger

eu tenho um blower do fiesta no fusca de trilha...
    1600 kit tork, comando 2arg, cabeçote trabalhados, uma DFV 446 e um blower do fiesta...
    fico excelente...andando no alcool.
    ahh, precisa uma bomba elétrica a original não aguenta.

com essas polias ta enchendo 0,7 em 5.000 RPM...melhorou muito do motor original.
    precisa uns acertos de carburação ainda, ta parado faz uns 3 meses já...falta vontade mecher nele hehe
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos BLOWER no motor a ar-250520111150.jpg   BLOWER no motor a ar-250520111151.jpg   BLOWER no motor a ar-250520111156.jpg   BLOWER no motor a ar-260520111158.jpg  
    Troller 3.0 2011

Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    O que acham?

CARACA QUE GANBIARRA, esta ligado no alternador??? a correia do motor deve fritar em 10 minutos no maximo.....

o próprio ferdinand porsche chegou a testar versões do kubelwagen tanto com turbo quanto com supercharger... se por um lado o turbo tinha a vantagem de não necessitar mais uma correia, pelo outro lidar com o turbo-lag naquela época era ainda mais complicado.........

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem