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  • #1
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    Câmbio de Kombi, quais as adaptações?




    E ai galera!
    Vou montar uma gaiol a mas vo comprar as partes aos poucos.Pelo que andei lendo no fórum o câmbio da kombi é mais reduzido e acho que vou colocar um na minha, mas gostaria de saber se é necessária alguma adaptação de suspensão ou motor(1600 de fusca) para colocá-lo.

    Vlw!

  • #2

    Câmbio de Kombi, quais as adaptações?

    Citação Postado originalmente por Lipe Cxs
    E ai galera!
    Vou montar uma gaiol a mas vo comprar as partes aos poucos.Pelo que andei lendo no fórum o câmbio da kombi é mais reduzido e acho que vou colocar um na minha, mas gostaria de saber se é necessária alguma adaptação de suspensão ou motor(1600 de fusca) para colocá-lo.

    Vlw!
    É PNP... mas acho que a redução está nas caixas das rodas, não sei se as relações das caixas são diferentes. Você coloca o câmbio da Kombi no motor mas a coroa do diferencial tem de ser invertida (se está no lado direito, entra pelo esquerdo) senão fica com 1 marcha prà frente e 4 pra trás, mas dá certo, não se preocupe. Se ainda não tem a gaiola aproveite o projeto para encarar a idéia de colocar o motor na frente e a caixa atrás. Você ganharia com a melhor distribuição de pesos...
    Só uma idéia, gente!...

  • #3
    Usuário Avatar de andre veiga
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    Lipe,

    A cx de marchas da kombi é realmente PnP com o motor de fusca, nem precisa de inverter coroa/pinhão, precisaria de fosse colocar o motor na frente do cambio em relação ao motorista, ou cx do gol bx.

    O maior problema é que ele usa homocinéticas e por isso a suspenção da kombi é diferente da do fusca normal (irl). Veja no site planetabuggy.com.br que na seção de mecanica tem um passo a passo de como alterar a susp. do fusca.

    A maior vantagem é que ao levantar a susp. as rodas traseiras permanecem em paralelo entre si, evita ficar assim \ - /..., proporcionam maior tração pelo contato de todo o pneu no chao, justamente pela ação das homocinéticas.

    boa sorte
    [s]
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  • #4
    Usuário Avatar de DSCAIXETA
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    Andre,

    Existem dois tipos de redução de kombi, redução apenas colocando a coroa e pinhão da kombi, que são mais reduzidas, neste caso não precisa inverter o lado da coroa.
    Mas a reduçao em que o antonio estava se referindo é a redução que vai na ponta de eixo e neste caso precisa sim de inverter a coroa. Neste tipo de reduçao ainda se tem duas opções redução com cruzeta ou com semi-eixos. Já tive de todo jeito na minha gaiola a melhor é colocar a relação ou cambio da kombi, com redução de cruzeta, fica muito forte e quebra pouco.

    Segue em anexo fotos da redução que estou me referindo.
    Lipe, pode montar com redução que você não vai se arrepender......

    OBS: Tenho fotos apenas da redução de sem-eixo, vou tirar fotos da redução de cruzeta e posto depois.

    T+....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01420.jpg   -dsc01421.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de andre veiga
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    Dscaixeta,

    Sabia da existencia desta redução mas nunca vi uma... interessante, mas é de kombis beeeem antigas não?

    Pesam muito? O problema de pneus gdes (e pesados) não seria agravado forçando a caixa e td mais?
    Outra pergunta, discos no lugar dos tambores tras. reduzem o peso em qto? olhando apenas por este aspecto - peso - vale a pena?

    Com relação à inversão da coroa e pinhão da cx de kombi não é preciso certo? pois a minha não foi nem aberta...

    abraços
    4X4 Brasil
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  • #6
    Usuário Avatar de DSCAIXETA
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    Andre, com certeza é bem antigas, é daquelas que o vidro dianteiro era repartido no meio, já reparou?

    Se contar apenas o peso da redução não é tão pesado assim, mas se colocar a suspensão traseira da kombi inteira (para não precisar fazer adaptação no facão) ai pesa bem, na verdade pesa muito.

    Quando eu tinha a redução de semi-eixo, que seria como qualquer outro cambio, mas com a redução na ponta, eu quebrava um satélite e planetária por trilha, acho que é porque minha gaiola é muito pesada pois tem mais quatro gaiolas aqui em Machado que tem estas reduções e não quebram e uma tem o mesmo pneu que o meu só que é motor a ar e bem mais leve.

    Já com a redução de cruzeta pude colocar a caixa satélite da kombi mais nova que é mais reduzida e bem mais forte, isto porque não tem as malditas travas que quebram ou soltam mesmo soldadas e fode a caixa satélite inteira. Depois que coloquei a de cruzeta não tive mais problemas. Viva a cruzeta......

    Olha não acho que reduzem peso não viu. Não pensei por este lado. Só que o freio fica muito melhor, não da tanto problema qdo entra no barro e não estraga tanto e muito melhor.

    Você só vai inverter a coroa se coloacr a redução nas pontas, as que eu circulei nas fotos postada antes, se colocar apenas o cambio da kombi, sem redução não precisa inverter não.

    Deu para interder tudo? Tomara que sim
    C tiver dúvidas manda aí....

  • #7
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    Estou planejando um Fusca Baja, penso em colocar o Motor AP 2000 Santana, é possível fazer essa adaptaçao junto com a suspensão da Kombi também? A durabilidade seria boa?

  • #8
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Citação Postado originalmente por RenilsonJr Ver Post
    Estou planejando um Fusca Baja, penso em colocar o Motor AP 2000 Santana, é possível fazer essa adaptaçao junto com a suspensão da Kombi também? A durabilidade seria boa?
    Dá para fazer mas se vc tiver o pé pesado a caixa não aguenta. O motor é muito forte para a caixa do Fusca ou da Kombi.

  • #9
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    Bom dia Andre!
    Sou da região, moro em Catas Altas. Estou iniciando a fabricação de uma gaiola, mas sou iniciande e preciso de ajuda, gostaria de contar com a sua é possivel. O que vc tiver sobre gaiolas, projetos, fotos detalhes de montagem sera muito importante. e-mail glaysonlucas@hotmail.com. Obrigado feliz ano novo

  • #10
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    galera..

    é o seguinte..


    eu comprei um fusca com a cx 1300 (a normal dele)

    como aqui em minha cidade o que tem mais é duna, preciso de um veículo bastante reduzido, e também para lamaceiros né?
    enfim, velocidade final não me importa..

    o que quero saber é:

    comprei uma suspa traseira de kombi (quando comprei vi que tinha as homocinéticas da cx da kombi dve ser da kombi +- nova >]) e assim.. quero colocar meu câmbio na suspa, sendo que como a suspa é irs não dá..

    o que é o melhor a se fazer?
    1) trocar a caixa por uma da kombi antiga com redução nas pontas d eixo (axo q é nas pontas de eixo mas tenho qse certeza de estar falando coco >.<)

    2)trocar a caixa por uma da kombi com homocinéticas e deixar assim..

    3) (não sei se dá certo!) trocar a caixa por uma da kombi com homocinéticas e colocar a redução no fim das homocinéticas..

    4) fazer outra coisa que vocês irão me sugerir..


    alguém me ajuda? ;P

    dia 10 é meu aniversário e vou ganhar um paitrocínio pra deslanchar logo esta gaiola.. o que me falta é o câmbio..
    a suspensão devo pegar amanhã e o motor deus sabe(o cara tá trabalhando o motor e tá fazendo bem devagar, usinando as peças que precisa.. pq se fosse comprar as peças iria dar muito caro! daí ele tá fazendo e vai cobrar uns 500 reais pra transformar de 1300 para 1600, vai trocar simplesmente tudo.. comando, glange e disco, alternador, etc etc etc~~ ) (achei que fosse hoje, mas pelo visto não foi.. :P)

    e sim galera.. é bom "ouvir" opiniões alheias de pessoas que sabem mais.. me dá um rumo ao que fazer e não faço merda..

    esperando a resposta ansiosamente!

  • #11
    eu acho que não tem jeito de vc colocar irs sem homocinéticas. tbm ainda não vi irs com redução. mas.............................

    se vai colocar mesmo irs parte logo pra um câmbio adequado, de preferência revisado ou adapte o seu e aproveite pra colocar um blocante 75%... já que vai ter que abrir tudo mesmo.
    MOPAR - or no car.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Lipe Cxs Ver Post
    E ai galera!
    Vou montar uma gaiol a mas vo comprar as partes aos poucos.Pelo que andei lendo no fórum o câmbio da kombi é mais reduzido e acho que vou colocar um na minha, mas gostaria de saber se é necessária alguma adaptação de suspensão ou motor(1600 de fusca) para colocá-lo.

    Vlw!
    eia cara blz!!!
    eh facil se for colocar a disel el soh tirar as mocinetica e colocar ponta de eixo!!!! assim nao presisa mecher na suspensão!!!!! mas jah que esta construindo uma tenta achar a suspensao da variante assim vc pode usar mocinetica que alem de ser mais reforçada ela nao trabalha em v valeu!!!!!!

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