Estou reformando um Gurgel X12. O tópico dele é http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...-x12-86-a.html (Reforma Completa de Gurgel X12 86).
A suspensão dele está precisando trocar as molas e queria colocar umas maiores, mas para isso necessito de homocinéticas de kombi e lateral da caixa para que não tenha problemas com as rodas. Alguns colocam a suspensão inteira da kombi mas reclamam que é dura, outros colocam da variante mas não tem muita altura. Com isso fiquei na dúvida:
1. O que preciso fazer para elevar a suspensão deixando o mesmo sistema do original (tirantes e molas)? Pensei em refazer os tirantes (braços) e aumentar o tamanho das molas mas não sei se as mangas da kombi iriam caber. Vi em algum tópico que pode-se colocar um braço auxiliar, mas alguém tem um desenho ou fotos disso?
2. Os facões da kombi servem como suporte ou apenas para torcer o feixe de molas? Outra idéia seria adaptar os suportes das molas em cima do braço da kombi e retirar os facões.
3. Não sei se alguém já viu os suportes dos bajas americanos (trailing arms) que são muito parecidos com os da kombi mas pode-se comprar com a altura que quiser.

Pode-se comprar um kit (que é um pouco caro) com toda a suspensão IRS, só que com feixe próprio para o peso do carro.
Disso me vem a grande dúvida: Se o sistema com molas helicoidais é tão melhor que o da kombi com barras de torção porque os bajas americanos ainda matêm este sistema e desenvolvem produtos de ponta para ele?