x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
    Usuário Avatar de MatheusBAJA
    Entrada
    15/09/2012
    Local
    Canguçu/RS
    Agradecimentos: 0

Question DÚVIDA - Encurtando chassi

Boa tarde gurizada ! Seguinte, pra terminar bem o ano e começar 2014 com conceitos diferentes, decidi fazer uma gaiola pra mim. Eu andava de fusca com ap 2.0, caixa do 1300, sem mais nada de alterações. Como a lata ja era meio podre, e como sempre quis ter uma gaiola, decidi desmontar tudo fazer, enfim, a gaiola. Daí começaram a surgir as clássicas duvidas de todos os iniciantes no conceito de gaiola. Minha primeira dúvida era em relação ao encurtamento do chassi, troquei várias ideias, li bastante o fórum e decidi que vou encurtar (30 cm) . Tudo parecia tão fácil, até que pintou aquela outra dúvida: - Como vou encurtar os cabos (acelerador, embreagem e freio de mão) ??? Poisé gurizada, essa é a minha principal, dúvida até agora, se puderem me ajudar, agradeço ! Já vou aproveitar esse tópico pra dar continuidade nas fotos e avanço da construção da gaiola.
    Aí vai umas fotos, do trabalho do final de semana : -dscn3667.jpg -dscn3672.jpg -dscn3666.jpg -dscn3670.jpg

Usuário Avatar de alecalil
    Entrada
    08/01/2013
    Local
    Bicas/MG
    Citação Postado originalmente por MatheusBAJA Ver Post
    Boa tarde gurizada ! Seguinte, pra terminar bem o ano e começar 2014 com conceitos diferentes, decidi fazer uma gaiola pra mim. Eu andava de fusca com ap 2.0, caixa do 1300, sem mais nada de alterações. Como a lata ja era meio podre, e como sempre quis ter uma gaiola, decidi desmontar tudo fazer, enfim, a gaiola. Daí começaram a surgir as clássicas duvidas de todos os iniciantes no conceito de gaiola. Minha primeira dúvida era em relação ao encurtamento do chassi, troquei várias ideias, li bastante o fórum e decidi que vou encurtar (30 cm) . Tudo parecia tão fácil, até que pintou aquela outra dúvida: - Como vou encurtar os cabos (acelerador, embreagem e freio de mão) ??? Poisé gurizada, essa é a minha principal, dúvida até agora, se puderem me ajudar, agradeço ! Já vou aproveitar esse tópico pra dar continuidade nas fotos e avanço da construção da gaiola.
    Aí vai umas fotos, do trabalho do final de semana : -dscn3667.jpg -dscn3672.jpg -dscn3666.jpg -dscn3670.jpg
    Olha, na embreagem da minha usei 3 daquelas emendas de cabo de aço, alguns chamam de safra-onça, mas não precisa cortar o cabo, é so enrolar ele e usar os safra onça, na hora de colocar, não esqueça que vc tem que deixar um espaço pro conduite, se não quando vc apertar a embreagem a emenda vai travar o cabo e vai atrapalhar no acionamento. e o conduite tem que ter uma barriga, se ficar reto fica uma m#$%a pra arrancar com a gaiola!

no acelerador, eu uso o cabo do AP e do fusca juntos, tambem atraves dessas emendas, e o que sobrar do cabo do fusca vc pode cortar sem problema.

achei uma foto da construção da minha que mostra o cabo encurtado, so pra vc ter uma ideia

aaah, se vc quiser aproveitar seus cabos, retire todos, até os do freio de mão, e não seja burro como eu de cortar todos (q eram novos) e ter q comprar tudo de novo! kkkkkkkkk

abraço!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -b-132-.jpg  

Entrada
    15/09/2012
    Local
    Canguçu/RS
    Muito obrigado alecalil ! O do acelerador ja sei como que vou encurtar, ja o da embreagem ainda fiquei com dúvida . Se eu enrolar o cabo que nem você fez, aonde que fica a parte enrolada ? Dentro do túnel ? Antes do flexível da embreagem ? E outra duvida pintou agora, a respeito da barriga do conduite, como seria essa barriga ? Aonde ela ficaria ?
    Já aproveitando, quantos cm você encurtou o chassi ? E quantos metros de tubo gastou ?
    Desculpe pelas tantas dúvidas, mas não quero chegar na hora de montar e nao saber o que fazer hehe. Muito obrigado novamente.
    Abraços
    4X4 Brasil

Entrada
    08/01/2013
    Local
    Bicas/MG
    Muito obrigado alecalil ! O do acelerador ja sei como que vou encurtar, ja o da embreagem ainda fiquei com dúvida . Se eu enrolar o cabo que nem você fez, aonde que fica a parte enrolada ? Dentro do túnel ? Antes do flexível da embreagem ? E outra duvida pintou agora, a respeito da barriga do conduite, como seria essa barriga ? Aonde ela ficaria ?
    Já aproveitando, quantos cm você encurtou o chassi ? E quantos metros de tubo gastou ?
    Desculpe pelas tantas dúvidas, mas não quero chegar na hora de montar e nao saber o que fazer hehe. Muito obrigado novamente.
    Abraços
    fiz um desenho beeeeeeem tabajara no paint que já explica a sua dúvida sobre a barriga do flexível e como o cabo é encurtado, segue abaixo

quanto aos tubos, na minha usei 6 tubos de 1 1/2" de 6 metros e 1,5 tubos (9m) de 1" para os paralamas e alguns reforços.
    e usei tubos de 1 1/4" com parede mais grossa para fazer a "espinha de peixe" pra reforçar o assoalho (não lembro a quantidade pq ja tinha eles aqui).

o chassi eu encurtei 32 cm, mais do que isso pode alterar o comportamento nas curvas e esteticamente, fica feio, na minha opinião

se não entender o desenho pode perguntar novamente que eu explico!
    abraço!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -caixa-fusca.jpg  

Entrada
    15/09/2012
    Local
    Canguçu/RS
    Boa tarde alecalil. Muito obrigado, agora entendi ! Vou encurtar 30cm no meu chassi e comprar uns 6 tubos de 6 metros para estrutura, se precisar mais eu compro. Bem, apareceu mais umas duvidas kkk, seguinte , a estrutura da gaiola (os tubos) tu parafusou no chassi ou soldou tudo no chassi ? E outra coisa, pretendo usar o assoalho do fusca , nao vou fazer assoalho novo com chapa , por falta de verba atualmente hehe, da pra usar tranquilo ?
    Valeu , abraços !

Entrada
    08/01/2013
    Local
    Bicas/MG

!

Boa tarde alecalil. Muito obrigado, agora entendi ! Vou encurtar 30cm no meu chassi e comprar uns 6 tubos de 6 metros para estrutura, se precisar mais eu compro. Bem, apareceu mais umas duvidas kkk, seguinte , a estrutura da gaiola (os tubos) tu parafusou no chassi ou soldou tudo no chassi ? E outra coisa, pretendo usar o assoalho do fusca , nao vou fazer assoalho novo com chapa , por falta de verba atualmente hehe, da pra usar tranquilo ?
    Valeu , abraços !
    Então, na minha a estrutura foi toda soldada no chassi, inclusive na frente, mas foi muita burrice, se por um acaso houver um empeno, eu tenho que cortar tudo, trocar e soldar tudo de novo.. vc deve fazer igual nas gaiolas collela, tem várias fotos aqui no fórum, me parece que eles usam aqueles tubos quadrados, cortam ele longitudinalmente (ou "de cumprido"), fazem umas covas pra encaixar na suspensão e parafusam.

Quanto ao assoalho, se ele tiver bom, não nenhum vejo problema em usar ele, mas vc vai ter que se limitar ao desenho dele, que é praticamente retangular, ou seja, a lateral da sua gaiola será "reta", ou vc pode cortá-lo pra fazer umas curvas.
    Na minha gaiola, eu fui curvando o tubo de baixo sem me preocupar com o assoalho, depois de soldado na gaiola, eu coloquei um papelão grande de molde em cima, deitei em baixo da gaiola e fui marcando á caneta, depois cortei e parafusei com aqueles parafusos auto-brocantes e uns pontos de solda também.
    a chapa tem 2m x 1,20, custou uns 80 reais (quase o preço de um lado do assoalho do fusca) e fez os dois lados e ainda sobrou um pedaço, que eu usei pro suporte da bateria

e seguem ai umas fotos pra vc ter uma ideia da confecção do assoalho, e da "espinha de peixe" que ao invés de soldar perpendicularmente ao chassi, eu soldei de dentro pra fora, porque, no meu pensamento, os obstáculos (pedras, galhos, etc, etc) seriam direcionados pro lado da gaiola

assiste o vídeo da construção da minha, vc vai gostar, vai tirar mtas ideias, inclusive se vc quiser te mando as medidas que eu usei como base!

abraço e pergunte a vontade!!!!!

Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -b-52-.jpg   -b-73-.jpg  
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de César J.S
    Entrada
    02/11/2012
    Local
    Ilhabela/SP
    Citação Postado originalmente por alecalil Ver Post
    Então, na minha a estrutura foi toda soldada no chassi, inclusive na frente, mas foi muita burrice, se por um acaso houver um empeno, eu tenho que cortar tudo, trocar e soldar tudo de novo.. vc deve fazer igual nas gaiolas collela, tem várias fotos aqui no fórum, me parece que eles usam aqueles tubos quadrados, cortam ele longitudinalmente (ou "de cumprido"), fazem umas covas pra encaixar na suspensão e parafusam.

Quanto ao assoalho, se ele tiver bom, não nenhum vejo problema em usar ele, mas vc vai ter que se limitar ao desenho dele, que é praticamente retangular, ou seja, a lateral da sua gaiola será "reta", ou vc pode cortá-lo pra fazer umas curvas.
    Na minha gaiola, eu fui curvando o tubo de baixo sem me preocupar com o assoalho, depois de soldado na gaiola, eu coloquei um papelão grande de molde em cima, deitei em baixo da gaiola e fui marcando á caneta, depois cortei e parafusei com aqueles parafusos auto-brocantes e uns pontos de solda também.
    a chapa tem 2m x 1,20, custou uns 80 reais (quase o preço de um lado do assoalho do fusca) e fez os dois lados e ainda sobrou um pedaço, que eu usei pro suporte da bateria

e seguem ai umas fotos pra vc ter uma ideia da confecção do assoalho, e da "espinha de peixe" que ao invés de soldar perpendicularmente ao chassi, eu soldei de dentro pra fora, porque, no meu pensamento, os obstáculos (pedras, galhos, etc, etc) seriam direcionados pro lado da gaiola

assiste o vídeo da construção da minha, vc vai gostar, vai tirar mtas ideias, inclusive se vc quiser te mando as medidas que eu usei como base!

abraço e pergunte a vontade!!!!!

Amigo, gostei do seu esquema no chassi, poderia me passar as medidas de tubos e espessuras que vc utilizou no chassi?

Entrada
    15/09/2012
    Local
    Canguçu/RS
    Grande alecalil, só tenho a te agradecer , ta me ajudando bastante ! Ja vi teu video umas 3 vezes hehehe , tirei umas ideias, como paralama traseiro e dianteiro ! A caixa de direção ta usando a do fusca mesmo ? E o suporte do radiador e da bateria como tu fez ? E qual a altura do assoalho até o tubo da frente (aonde estão presos os faroletes) ?
    Final de semana vou lavar o chassi, e começar a encurtar ele daí posto as fotos ! Valeu novamente !
    Abraços

Entrada
    08/01/2013
    Local
    Bicas/MG
    Grande alecalil, só tenho a te agradecer , ta me ajudando bastante ! Ja vi teu video umas 3 vezes hehehe , tirei umas ideias, como paralama traseiro e dianteiro ! A caixa de direção ta usando a do fusca mesmo ? E o suporte do radiador e da bateria como tu fez ? E qual a altura do assoalho até o tubo da frente (aonde estão presos os faroletes) ?
    Final de semana vou lavar o chassi, e começar a encurtar ele daí posto as fotos ! Valeu novamente !
    Abraços

a caixa de direção é de monza, bem mais leve e sem folga alguma. se vc for adaptar, fique atento aos braços da direção, eles tem que ficar o mais reto o possível, se não a gaiola cria vida própria e ao passar em buracos ela puxa para o lado sem avisar, tem vários tópicos aqui do fórum que abordam esse assunto.

quanto ao suporte do radiador, eu usei uma cantoneira e uma barra soldada perpendicularmente a ela, fica como um "T" daí fiz 2 furos para encaixar a parte de baixo do radiador na cantoneira, e dois furos na barra perpendicular, pra parafusar no radiador. e do outro lado, soldei uma chapinha na estrutura pra poder parafusar do outro lado.

e na bateria eu usei a chapa do assoalho e fiz uma "caixa" pra ela, e fica atrás da barra de torção, próxima a caixa
    a distância do assoalho ao farol eu não sei, mas a gaiola está aqui na cidade, arrumando a injeção, e amanha eu vou lá, meço e tiro umas fotos dos suportes pra vc ver melhor.

os arquivos que eu tenho aqui são esses, e foi o cara do gaiola clube ipeuna que me enviou, fiz a minha com base nessas medidas ai, mas o projeto vc mesmo vai aperfeiçoando enquanto monta a gaiola!
    eu mesmo utilizei essas medidas só no inicio...
    e pelas fotos do vídeo da pra aproveitar muita coisa tbm!

abraço e desculpe a demora!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -digitalizar0002.jpg   -digitalizar0001.jpg   -digitalizar0003.jpg  

Entrada
    15/09/2012
    Local
    Canguçu/RS
    Ae alecalil , beleza , no aguardo das fotos ! Na minha gaiola nao vou usar curvas, pq aqui na cidade não tem ninguém que tenha dobradeira, e pelas fotos que eu tenho aqui pra usar como inspiração são tudo gaiolas "quadradas". Meu projeto base é a gaiola do miguéh , aqui do forum mesmo -gaiola-002-copia-copia.jpg, que nao tem muitas dobras, e é bem bonita, aí nao sei se posso me basear nessas suas medidas que no caso tem curvas... Mas isso no decorrer da montagem vai depender né hehehe.

Valeu, abraços !!

Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    seara/SC
    qualquer foto que vc quiser me peça que te mando ou coloco aqui no topico, os tubos eu usei uns 8 de 6 metro, ela não tinha chassis de fusca era tudo de tubo, e o entre eixos dava 2,10mt, só medir um fusca e descontar pra ver quanto tu precisa cortar, mas tamo ahi qualquer coisa grita
    Don´t worry be happy

Entrada
    15/09/2012
    Local
    Canguçu/RS
    Citação Postado originalmente por miguéh Ver Post
    qualquer foto que vc quiser me peça que te mando ou coloco aqui no topico, os tubos eu usei uns 8 de 6 metro, ela não tinha chassis de fusca era tudo de tubo, e o entre eixos dava 2,10mt, só medir um fusca e descontar pra ver quanto tu precisa cortar, mas tamo ahi qualquer coisa grita
    Ae miguéh, até te mandei um email e uma mensagem por aqui, pensei que não tava acompanhando meu tópico. Eu tenho duas fotos da tua gaiola aqui essa ai dela de lado e da traseira dela , que achei top : -gaiola-004-2-copia.jpg. O chassi vou usar do fusca, com 30 cm encurtados, a ideia é usar 6 tubos de 6 metros, pra começo de conversa e depois, se precisar ir adquirindo. Cara tu puderes me mandar mais algumas fotos, ficarei extremamente grato ! Muito obrigado ! Abração

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. encurtando eixo F-75
      Por Casa da transmissão4x4 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 26
      Última resposta: 04/05/2016, 10:58
    2. Encurtando o chassi de brasilia
      Por ghsp no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 0
      Última resposta: 15/11/2010, 21:35
    3. Duvida aos mestres: Chassi
      Por Dic3 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 17
      Última resposta: 10/12/2009, 22:22
    4. Chassi remarcado - dúvida de iniciante.
      Por Wil no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 03/08/2009, 12:49
    5. Encurtando o Chassi
      Por jfarias86 no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/08/2008, 19:50

Permissões de Postagem