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Tópico: Dobrar x Soldar

  • #1

    Dobrar x Soldar




    Olá galera!!
    Como não sou nenhum especialista na área gostaria de saber por que quando são fabricadas gaiolas ( carro ou santo antonio) em parte de suas estruturas os tubos são dobrados e não simplesmente soldado em ângulo?? Existiria alguma falha estrutural????

    []´s

  • #2
    Nas soldas, o acumulo de tensões é maior, e devido à mudança das propriedades do material, a resistência cai.

  • #3
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Além de ficar feio....

  • #4
    Usuário Avatar de bruno_
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    Nas soldas, o acumulo de tensões é maior, e devido à mudança das propriedades do material, a resistência cai.
    Assim o ponto mais fragil passa ser o local ao redor onde foi feito a solda (eu acho)
    Confira e participe de todos os preparativos para o 3º Encontro Nacional de Rural e F75/F85 no link abaixo
    http://www.ruralef75.com.br/

  • #5
    Isso mesmo

  • #6
    Usuário
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    Uma saída é usar curvas soldáveis para não ficar feio, porém pode aparecer trincas no lado das solda se for submetido a esforços contínuos. O melhor é dobrar com máquina. Se não tiver dobradeira de tubos, enche o tubo com areia e aquece com maçarico e vai dobrando, mas não tem a mesma resistência que o tubo dobrado com máquina.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Citação Postado originalmente por bruno_
    Nas soldas, o acumulo de tensões é maior, e devido à mudança das propriedades do material, a resistência cai.
    Assim o ponto mais fragil passa ser o local ao redor onde foi feito a solda (eu acho)
    As tensões se acumulam no cordão de solda, mas onde normalmente ocorre as trincas é na área ao redor do cordão, onde o metal perde algumas propriedades devido ao calor do precesso e não tem o reforço do cordão

  • #8
    Usuário Avatar de bruno_
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    Agradecimento: 1
    Quando dobrei os canos da minha gaiola eu usei uma roda para fazer as curvas.

    Peguei uma roda velha e soldei uma chapa no seu perfil e fiz um suporte no chão. colocava o cano dentro do perfil e dobrava no muque!!! 8)

    Vai um esquema de como era a roda.

    Mas com a roda as curvas ficam muito grandes eu usei uma roda 15 se for uma roda menor as curvas ficam menores!!!
    Dobrar x Soldar Imagens Anexas Dobrar x Soldar-offset75_521.jpg 
    Confira e participe de todos os preparativos para o 3º Encontro Nacional de Rural e F75/F85 no link abaixo
    http://www.ruralef75.com.br/

  • #9
    Usuário Avatar de FabricioSoares
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    Se eu tivesse visto isso antes...

    Citação Postado originalmente por bruno_
    Quando dobrei os canos da minha gaiola eu usei uma roda para fazer as curvas.

    Peguei uma roda velha e soldei uma chapa no seu perfil e fiz um suporte no chão. colocava o cano dentro do perfil e dobrava no muque!!! 8)

    Vai um esquema de como era a roda.

    Mas com a roda as curvas ficam muito grandes eu usei uma roda 15 se for uma roda menor as curvas ficam menores!!!

    Bruuno! Putz... excelente idéia, se fosse postada uma semana antes...
    Olha como eu fiz (foto):
    Optei por dobrar em cima cortando, posteriormente fechando tudo com MIG, e soldar outro cano em 90 graus em baixo.
    Abraço
    Fabricio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dobrar x Soldar-dsc08196_140.jpg  

  • #10
    Acho que isso ai vai ficar perigoso!

  • #11
    Usuário Avatar de FabricioSoares
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    Acho que isso ai vai ficar perigoso!

    Ate que não Wallace... é cano 50 com parede de 3mm e as dobras são meramente estéticas (mesmo que sejam fechadas com solda mig) logo abaixo tem uma junção de 90 graus soldada com mig tb.

    Na primeira capotagem postarei uma foto aqui..aguarde..

    Abraço
    Fabricio

  • #12
    Fala Fabricio... Cara eu não sou engenheiro mecanico, mas te pergunto....vc cerrou o cano pra poder dobrar ????? Cara eu nunca vi isso, tenho pra mim que quando vc vai construir uma gaiola, vc deve dobrar os canos como se faz em uma casa de escapamentos.....ali o material não perdeu sua confiabilidade???

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