Mister_dCitação:
Postado originalmente por mister_d
Vc pode ter problemas com qualquer tipo de material!!!!
Eu, particularmente, calculei os esforços principais a que estão sujeitos tua "estrutura" e não vi em nunhum lugar razão para maiores preocupações!!! Considerando as soldas realizadas corretamente, preenchimento e tudo....
Repito, vc destroi o carro antes!!!!! :parede:
A única ressalvca ao comentário do Leopoldo, é que, diferente do que ele disse, o aço aguenta muito mais que o concreto à compressão.
(em todo concreto bombeado para grandes estruturas a norma obriga o ensaio de "slump" ou "abatimento do tronco de cone" que consiste em retirar provas cilindricas do concreto usado e rompe-lo à compressão. A resistencia verificada deve ser igual ou superior à resistencia de projeto. Vc acha que consegue romper um cone de aço de 10cm de diametro e 20 de altura, solicitado a compressão, com 250kg/cm2?????????) :pensativo:
Entretanto, utlizamos do concreto pela "facilidade" de uso e pela proximidade dos coeficientes de dilatação (o que fez o concreto armado ser o que é hoje). É corriqueiro termos vigas com armadura dupla, a inferior tracionada (geralmente) e a superior comprimida devido a resistencia do concreto à compressão... Existem alguns "senões":
A compressão traz consigo a flambagem - que não vai ser o teu caso - devido ao tamanho das peças!!
As forças envolvidas neste caso, são pra mais de 500toneladas
Bem.... mas como aqui o assunto não é este.... :stop:
Não tenha medo da torção no teu projeto... o ferro que vc usou CA50"B" (aqui o B é muito importante) aliado ao diametro da barra faz com que vc possa dar risada da torção que vai aparecer!!!!
Agora... eu sinceramente trocaria isto tudo pelos perfis sugeridos..... :concordo:
O importante que EU pelo menos quero dizer desde o inicio é a preocupação em se levar em conta, muito mais que os materiais que vc usou, critérios técnicos para se fazer o projeto!!!
Critério significa, ENTRE OUTRAS COISAS, usar o material certo nas aplicações certas!!!!!
Não me leve à mal!
Abraços
Théo