Bajeiro X2!!!!
[]s
Versão Imprimível
Bajeiro X2!!!!
[]s
bom se não superaquece... acho que vou tentar sem o blower, fazer apenas alguma coisa para direcionar o fluxo e avaliar, vamos ver no que dá.
um informação que não encontro em lugar nenhum é a temperatura máxima de trabalho das aletas do motor, se tivesse ficaria fácil com um termômetro de laser avaliar.
quanto aos faróis estou procurando uma lampada mais fraca, sem os 3,8 amperes do blower o magneto aguenta 2x35w.
uma pergunta, como saber se está superaquecendo somente pela perda de potencia?
joao
Amigo o principal para seu motor não superaquecer é usar um bom óleo e manté-lo sempre no nível e com as trocas nos períodos corretos, manter o sistema de escapamento correto e desubtruido assim como o sistema de admissão e filtro de ar e regular a carburação corretamente, para não deixar a mistura pobre (o que tambem superaquece o motor).
Os sintomas de um motor a ar superaquecendo, vai ser a perda de potência e posteriormente sua quebra. Não se preocupe com isso que no kart para as crianças isso não vai ocorrer, se a manutenção estiver em dia.
Já que quer tanto que tenha faróis, de preferência por modelos que utilizem leds, tem diversos modelos a venda (e acha-se modelos por 30 a 60 reais cada), ou compre 2 faróis auxiliares comuns e depois troque as lâmpadas por modelos de led, o consumo de corrente vai muito pequeno.
[]s
Anexo 339915
foto do powertrain
Anexo 339916
de outro angulo
As aletas do motor de moto são projetadas para receber ventilação, pelo jeito no kart da gurizada ae ele vai ficar atrás do banco, coloca uma ventoinha e não se preocupe com isso. No meu kart vou colocar, prefiro gastar 30 pila e ter um sistema de ventilação do que correr o risco de ter que "fazer o motor". Num kart que andei que tem motor lateral, tudo regulado, é só abusar do motor em baixa velocidade que se percebe a perda de potência, o mecânico falou que ocorre a dilatação da camisa do motor, e por ali se perde pressão, não é nada demais mas o sistema ja vai estar trabalhando forçado, arriscar para que?
fica atrás do banco, o problema é complicar demais, pensei em colocar algumas canaletas para direcionar o fluxo, mas não sei se daria certo.
por outro lado um dinamo de fusca geraria eletricidade o suficiente para o farol e poderia ainda usar sua ventoinha, mas não sei se não vai tirar muita potencia do motor.
Um cooler não fará diferença alguma num motor de moto.
E se seu mecânico falou isso pode trocar de mecânico, porque com o calor gerado nestas peças a tendência é reduzir a folga.
A camisa do motor não dilata e perde-se pressão muito pelo contrário. Por isso existe os anéis no pistão, se as peças se dilatarem de mais acaba fundindo uma peça na outra seja pistão, bronzinas, etc. e na falta do filme de lubrificante isso ocorre mais facilmente.
Amigo faça o que achar melhor. Só saiba que quanto mais quente o motor trabalha maior é sua potência pois ele trabalha numa temperatura que foi prevista em seu projeto, melhorando a queima de combustivel, gerando mais potência e torque. Se um motor trabalhar sempre frio, as peças trabalham folgadas tendo perdas de efeciência. Porém se o motor trabalhar quente demais tambem corre o risco de superaquecer.
Em um kart e afins com um motor pequeno desses de biz, para brincar, eu jamais em hipótese alguma colocaria um cooler ou ventilador somente para refrigerar um motor de moto originalmente refrigerado a ar, só vai perder potência fazendo o estator gerar um campo magnético para carregar a bateria.
Se fosse assim os motores estacionários não existiriam, porque existem inúmeros motores refrigerados a ar que não possuem sistema de ventilação forçada.
[]s
o que eu queri mesmo era poder medir (medir na verdade eu consigo o que não sei se é a temperatura certa).
o problema é não ter parâmetro para saber se está sendo o suficiente ou não.
por outro lado quanto maior a diferença das temperaturas, do cilindro e do ar mais rápida deve ser a perda de calor, o que poderia compensar a perda de fluxo de ar quando o motor aumentasse a temperadura.
sei lá ...
Posta fotos da gaiola, fica mais fácil de opnarmos sobre o que vc pode fazer
vou tirar uma melhores que as que postei hoje, mas é um minibuggy banheirina, troque só a badeja traseira que passou a ter eixo rígido com 4 mancais e tração nas duas rodas freio a disco e o motorzinho de biz com caixa de reversão.
cortei tudo a laser (o suporte de motor e demais agregados) e depois soldei em tubo com forma de U com um X central para dar mais rigidez.
Larga de bobagem,motor de biz nao funde facil assim...e as biz que fazem zeronhos?nao vi nenhum sistema de refrigeraçao e zerinho força muito!um motor de biz pra quem nao sabe é mais dificil de fundir do que um de cg,e ainda mais dificil do que um de xr,é um dos motores mais resistentes da honda,a moto acaba e o motorzinho tá lá....