Na quinta-feira do dia 23/06 eu sou proprietário de uma linda (ainda apaixonado) Toyota Bandeirante 1983 que encontrei em Santa Catarina/SC trazida por transportadora.
Ela veio com a trava multi-lock e alarme positron, e devido a experiência com o meu Willys comecei a arrumar alguns detalhes.
Regulagem do freio de mão Já ouvi aqui alguns dizerem que ele costuma desregular com o tempo, mas eu mandei regular a 1 semana e continua funcionando, vamos ver.
Comprei as bolas do alavanca do cambio com a indicação das marchas, eu já engatei a ré duas vezes achando que era a segunda, ainda bem que estava parado... então fiquei com medo de alguém fazer o mesmo e o cambio ir para o espaço.
Coloquei o snorkel de diferencial ontem, depois de uma infeliz experiência com o meu Willys, mas só consegui colocar nos diferenciais, então surgiram algumas duvídas.
- Fiquei com medo de apertar muito a rosca no diferencial com medo de pegar em alguma coisa lá dentro, procede ? Porque eu percebi que o original não entra muito a rosca, mas a rosca que vem no kit é bem maior.
- Ainda estou na busca frenética pelo respiro ou suspiro do cambio, procurei com uma lanterna por baixo e não achei, alguém pode me ajudar ?
Fui colocar uma bóia de combustível nova e descobri que não está marcando corretamente, como faço para regular a bóia ? eu acho que essa regulagem é na bóia, não ?
Acho que estou acostumado com carros à gasolina, mas sempre quando eu reduzo de 4ª para 3ª marcha com a velocidade acima de 40km/h (não tenho contagiros!) dá uma arranhada de leve, às vezes mais forte... O que pode ser ? Troca de anel sincronizador ? Ou mesmo inexperiência com carros à diesel (bem provável!).
Quais os cuidados na lavagem desse motor ? O antigo dono disse que não gosta de lavar o motor e tudo ali está bem sujo, cheio de terra e etc... Tenho que isolar alguma coisa ?
Tenho que trocar a coifa do cardã mais percebi que não é o mesmo sistema do Willys (grampos), tem algum detalhe que eu tenha que saber para fazer isso ? eu mesmo vou fazer.
Já agilizei a troca do filtro de óleo pelo à ar do caminhãozinho 608, o cara disse que fica originalzinho, alguém já fez ?
Parabéns pela aquisição. Está muito bonita e bem cuidada para o ano.
Em relação as suas dúvidas, posso opinar no seguinte:
Postado originalmente por cristiano.attie
Já agilizei a troca do filtro de óleo pelo à ar do caminhãozinho 608, o cara disse que fica originalzinho, alguém já fez ?
A troca por um filtro de ar de elemento seco vai deixar o motor um pouco mais esperto, pois ele vai respirar melhor. Não conheço essa adaptação. Normalmente usa-se o filtro da Toyota mais moderna
Fui colocar uma bóia de combustível nova e descobri que não está marcando corretamente, como faço para regular a bóia ? eu acho que essa regulagem é na bóia, não ?
Esse é um problema crônico nas Bandeirantes, pois segundo me disseram, o fabricante do marcador No painel é um e da boia é outro. Ou seja eles não se falam. Já fiquei na mão por conta desse marcador...
A melhor coisa a fazer é procurar uma oficina especializada em velocímetros, pois lá os caras podem regular o marcador em função da bóia. Encha o tanque antes
Regulagem do freio de mão[/b] Já ouvi aqui alguns dizerem que ele costuma desregular com o tempo, mas eu mandei regular a 1 semana e continua funcionando, vamos ver.
A lenda diz que é uma porcaria. O meu meca aqui da roça faz uma modificação no sistema e o bicho fica bom por muito tempo. Ele só não fala o que faz de jeito nenhum ....Ou seja, funcionar, funciona.
Acho que estou acostumado com carros à gasolina, mas sempre quando eu reduzo de 4ª para 3ª marcha com a velocidade acima de 40km/h (não tenho contagiros!) dá uma arranhada de leve, às vezes mais forte... O que pode ser ? Troca de anel sincronizador ? Ou mesmo inexperiência com carros à diesel (bem provável!).
Esse motor é muito forte com um torque violente e trabalha com giros bem baixos. Portanto, primeira opinião: instale um conta giros original!
A redução deve ser feita de forma suave, respeitando o giro do motor recomendado no manual, se não, vc moe a caixa.
A arranhada pode ser desde caixa de marchas, até regulagem da embreagem. Vá com calma e antes de abrir a caixa, verifique a regulagem da embregagem. Se for hidráulica, vale a pena substituir os reparos dos cilindros.
Quais os cuidados na lavagem desse motor ? O antigo dono disse que não gosta de lavar o motor e tudo ali está bem sujo, cheio de terra e etc... Tenho que isolar alguma coisa ?
Pode lavar sim. Só não aconselho jogar produtos químicos do tipo Solupan, pois com o tempo a pintura do motor vai desbotando...
Fiquei com medo de apertar muito a rosca no diferencial com medo de pegar em alguma coisa lá dentro, procede ? Porque eu percebi que o original não entra muito a rosca, mas a rosca que vem no kit é bem maior.
Se a rosca é maior ou corte ou aperte até o limite que estava o suspiro ( ou respiro ) original.
No mais, tenha cuidado com o diesel, prefira sempre postos de bandeira e que tenham muito movimento de caminhões pois assim o diesel sai mais rápido, não ficando parado nos tanques do posto e evitando o acúmulo de água, o vilão número 1 da bomba injetora.
Se o tanque ainda não for de plástico ou de polietileno, troque! Aproveita e bota um bocal de aço inox. Daí, amigo, nunca mais você verá acúmulo de ferrugem no seu copinho com o consequente risco de chegar na bomba injetora
Aliás, acredito que o calcanhar de aquiles da Bandeirante com motor Mercedes é o bendito copinho de vidro. Se quebrar numa trilha por exemplo, por conta de uma pedra que venha a bater...já era! Daí, tenha sempre um de reserva no porta-luvas.
Ao trocar o óleo a cada 5000 Km não economize e troque o filtro de óleo e de combustível também.
A cada 10000Km faça a regulagem das válvulas. Está no Manual da Viatura.
Por fim, dê uma olhada no site www.toyoteiros.com.br. Na seção dicas tem uns artigos bastante interessantes escritos por gente que entente muito de Bandeirante.
A troca por um filtro de ar de elemento seco vai deixar o motor um pouco mais esperto, pois ele vai respirar melhor. Não conheço essa adaptação. Normalmente usa-se o filtro da Toyota mais moderna
O joaquim comentou comigo, mas eu não achei nem usado esse filtro, e o cara disse que esse filtro do caminhãozinho 608 fica original... vamos ver. E gostei do preço também, $190.
Postado originalmente por aurelio
Esse é um problema crônico nas Bandeirantes, pois segundo me disseram, o fabricante do marcador No painel é um e da boia é outro. Ou seja eles não se falam. Já fiquei na mão por conta desse marcador...
A melhor coisa a fazer é procurar uma oficina especializada em velocímetros, pois lá os caras podem regular o marcador em função da bóia. Encha o tanque antes
Já tive esse problema com o Willys, tive que aferir o marcador de combustível, mas achei que na Toyota fosse mais fácil, por ter sido fabricada até pouco tempo...
Esse motor é muito forte com um torque violente e trabalha com giros bem baixos. Portanto, primeira opinião: instale um conta giros original!
A redução deve ser feita de forma suave, respeitando o giro do motor recomendado no manual, se não, vc moe a caixa.
A arranhada pode ser desde caixa de marchas, até regulagem da embreagem. Vá com calma e antes de abrir a caixa, verifique a regulagem da embregagem. Se for hidráulica, vale a pena substituir os reparos dos cilindros.
Eu estava suspeitando mesmo da embreagem, eu estou precisando trocar a junta da reduzida, de repente eu mando olhar a embreagem... Eu estava querendo comprar a contagiros (já achei no portugues4x4) e aquele painel original das mais novas, mas esse eu não acho...
Pode lavar sim. Só não aconselho jogar produtos químicos do tipo Solupan, pois com o tempo a pintura do motor vai desbotando...
O meu já está desbotando, então não tem problema...
No mais, tenha cuidado com o diesel, prefira sempre postos de bandeira e que tenham muito movimento de caminhões pois assim o diesel sai mais rápido, não ficando parado nos tanques do posto e evitando o acúmulo de água, o vilão número 1 da bomba injetora.
Eu estou colocando o aditivado nos postos da Texaco, ainda não estou sentindo diferença...
Se o tanque ainda não for de plástico ou de polietileno, troque! Aproveita e bota um bocal de aço inox. Daí, amigo, nunca mais você verá acúmulo de ferrugem no seu copinho com o consequente risco de chegar na bomba injetora
O antigo dono disse que meu tanque era de 40 litros, eu desconfiei porque no manual dizia 52... eu já pensei nessa troca de tanque, inclusive quero estudar a trocar por um maior... só que ele é debaixo do banco, então não sei como fica...
Aliás, acredito que o calcanhar de aquiles da Bandeirante com motor Mercedes é o bendito copinho de vidro. Se quebrar numa trilha por exemplo, por conta de uma pedra que venha a bater...já era! Daí, tenha sempre um de reserva no porta-luvas.
Mas ele está dentro de uma capa de ferro, não ?! mesmo assim quebra ? ainda não me arrisquei a mexer, já vi em algum lugar que depois tem que bombar, tem algum passo-a-passo ?
Eu não achei o ponto de engraxadeiro do munhão, o Willys tem e nela eu não achei... no manual fala da existência...
Eu vou mandar para a revisão e mandar regular as válvulas, limpar e trocar a graxa de rolamentos...
ai ai ai... trabalho para o final de semana!!! eu tentei apertar um desses parafusos do assoalho ontem e foi a maior dureza, tinha um que faltava a porca... o problema maior é que estava sozinho e não tinha ninguém para segurar a porca do outro lado...
Em anexo um desenho da carcaça caixa de marchas e a listagem com os nomes das peças indicadas por número.
Detalhe: o que vc procura não se chama nem respiro, nem suspiro e sim BUJÃO DE VENTILAÇÃO 8)
aurelio, Obrigado! Eu já olhado nesse desenho só que não identifiquei que o "BUJÃO" era o respiro... É bem em cima mesmo, tô ferrado.. estou com medo de quando eu tirar o assoalho e colocar de volta não vedar direito...
Ontem estava a procura de pneu 33 12.5 R15 para colocar no estepe e achei os seguintes preços:
BFGoodrich - $850
GT Radial Saveiro - 650
General Grabber - $660 (essa loja divide em até 5x, bom né! )
Minha intenção é colocar como estepe e quando eu precisar trocar os pneus, eu aproveito o estepe e compro somente um do mesmo tamanho e marca, minha dúvida é se tem algum problema colocar pneus do MESMO TAMANHO de marcas diferentes, em eixos diferentes, por exemplo: 2 BFGoodrich na traseira e 2 General Grabber na dianteiro.