x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 38

Tópico: Toyota Band 1983

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Agradecimentos: 0

Toyota Band 1983

Gente,

Na quinta-feira do dia 23/06 eu sou proprietário de uma linda (ainda apaixonado) Toyota Bandeirante 1983 que encontrei em Santa Catarina/SC trazida por transportadora.

Ela veio com a trava multi-lock e alarme positron, e devido a experiência com o meu Willys comecei a arrumar alguns detalhes.

Regulagem do freio de mão Já ouvi aqui alguns dizerem que ele costuma desregular com o tempo, mas eu mandei regular a 1 semana e continua funcionando, vamos ver.

Comprei as bolas do alavanca do cambio com a indicação das marchas, eu já engatei a ré duas vezes achando que era a segunda, ainda bem que estava parado... então fiquei com medo de alguém fazer o mesmo e o cambio ir para o espaço.

Coloquei o snorkel de diferencial ontem, depois de uma infeliz experiência com o meu Willys, mas só consegui colocar nos diferenciais, então surgiram algumas duvídas.

- Fiquei com medo de apertar muito a rosca no diferencial com medo de pegar em alguma coisa lá dentro, procede ? Porque eu percebi que o original não entra muito a rosca, mas a rosca que vem no kit é bem maior.

- Ainda estou na busca frenética pelo respiro ou suspiro do cambio, procurei com uma lanterna por baixo e não achei, alguém pode me ajudar ?

Fui colocar uma bóia de combustível nova e descobri que não está marcando corretamente, como faço para regular a bóia ? eu acho que essa regulagem é na bóia, não ?

Acho que estou acostumado com carros à gasolina, mas sempre quando eu reduzo de 4ª para 3ª marcha com a velocidade acima de 40km/h (não tenho contagiros!) dá uma arranhada de leve, às vezes mais forte... O que pode ser ? Troca de anel sincronizador ? Ou mesmo inexperiência com carros à diesel (bem provável!).

Quais os cuidados na lavagem desse motor ? O antigo dono disse que não gosta de lavar o motor e tudo ali está bem sujo, cheio de terra e etc... Tenho que isolar alguma coisa ?

Tenho que trocar a coifa do cardã mais percebi que não é o mesmo sistema do Willys (grampos), tem algum detalhe que eu tenha que saber para fazer isso ? eu mesmo vou fazer.

Já agilizei a troca do filtro de óleo pelo à ar do caminhãozinho 608, o cara disse que fica originalzinho, alguém já fez ?

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Fotos.......
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Toyota Band 1983-dsc01941_134.jpg   Toyota Band 1983-dsc01939_133.jpg   Toyota Band 1983-2005_0626image0187_181.jpg   Toyota Band 1983-2005_0626image0191_169.jpg  

Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Agradecimentos: 2

Re: Toyota Band 1983

Cristiano,

Parabéns pela aquisição. Está muito bonita e bem cuidada para o ano.
    Em relação as suas dúvidas, posso opinar no seguinte:

Citação Postado originalmente por cristiano.attie
    Já agilizei a troca do filtro de óleo pelo à ar do caminhãozinho 608, o cara disse que fica originalzinho, alguém já fez ?
    A troca por um filtro de ar de elemento seco vai deixar o motor um pouco mais esperto, pois ele vai respirar melhor. Não conheço essa adaptação. Normalmente usa-se o filtro da Toyota mais moderna

Fui colocar uma bóia de combustível nova e descobri que não está marcando corretamente, como faço para regular a bóia ? eu acho que essa regulagem é na bóia, não ?
    Esse é um problema crônico nas Bandeirantes, pois segundo me disseram, o fabricante do marcador No painel é um e da boia é outro. Ou seja eles não se falam. Já fiquei na mão por conta desse marcador...
    A melhor coisa a fazer é procurar uma oficina especializada em velocímetros, pois lá os caras podem regular o marcador em função da bóia. Encha o tanque antes

Regulagem do freio de mão[/b] Já ouvi aqui alguns dizerem que ele costuma desregular com o tempo, mas eu mandei regular a 1 semana e continua funcionando, vamos ver.
    A lenda diz que é uma porcaria. O meu meca aqui da roça faz uma modificação no sistema e o bicho fica bom por muito tempo. Ele só não fala o que faz de jeito nenhum ....Ou seja, funcionar, funciona.

Acho que estou acostumado com carros à gasolina, mas sempre quando eu reduzo de 4ª para 3ª marcha com a velocidade acima de 40km/h (não tenho contagiros!) dá uma arranhada de leve, às vezes mais forte... O que pode ser ? Troca de anel sincronizador ? Ou mesmo inexperiência com carros à diesel (bem provável!).
    Esse motor é muito forte com um torque violente e trabalha com giros bem baixos. Portanto, primeira opinião: instale um conta giros original!
    A redução deve ser feita de forma suave, respeitando o giro do motor recomendado no manual, se não, vc moe a caixa.
    A arranhada pode ser desde caixa de marchas, até regulagem da embreagem. Vá com calma e antes de abrir a caixa, verifique a regulagem da embregagem. Se for hidráulica, vale a pena substituir os reparos dos cilindros.

Quais os cuidados na lavagem desse motor ? O antigo dono disse que não gosta de lavar o motor e tudo ali está bem sujo, cheio de terra e etc... Tenho que isolar alguma coisa ?
    Pode lavar sim. Só não aconselho jogar produtos químicos do tipo Solupan, pois com o tempo a pintura do motor vai desbotando...

Fiquei com medo de apertar muito a rosca no diferencial com medo de pegar em alguma coisa lá dentro, procede ? Porque eu percebi que o original não entra muito a rosca, mas a rosca que vem no kit é bem maior.
    Se a rosca é maior ou corte ou aperte até o limite que estava o suspiro ( ou respiro ) original.

No mais, tenha cuidado com o diesel, prefira sempre postos de bandeira e que tenham muito movimento de caminhões pois assim o diesel sai mais rápido, não ficando parado nos tanques do posto e evitando o acúmulo de água, o vilão número 1 da bomba injetora.

Se o tanque ainda não for de plástico ou de polietileno, troque! Aproveita e bota um bocal de aço inox. Daí, amigo, nunca mais você verá acúmulo de ferrugem no seu copinho com o consequente risco de chegar na bomba injetora

Aliás, acredito que o calcanhar de aquiles da Bandeirante com motor Mercedes é o bendito copinho de vidro. Se quebrar numa trilha por exemplo, por conta de uma pedra que venha a bater...já era! Daí, tenha sempre um de reserva no porta-luvas.

Ao trocar o óleo a cada 5000 Km não economize e troque o filtro de óleo e de combustível também.

A cada 10000Km faça a regulagem das válvulas. Está no Manual da Viatura.

E por falar em Manual, tem uma cópia em http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...372&highlight=

Por fim, dê uma olhada no site www.toyoteiros.com.br. Na seção dicas tem uns artigos bastante interessantes escritos por gente que entente muito de Bandeirante.

[]'s sempre TOYOTEIROS,
    Aurélio

Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Cristiano,

O respiro do câmbio (4marchas sincronizado) fica na tampa superior, atrás da alavanca do câmbio.
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS

Re: Toyota Band 1983

Citação Postado originalmente por aurelio
    A troca por um filtro de ar de elemento seco vai deixar o motor um pouco mais esperto, pois ele vai respirar melhor. Não conheço essa adaptação. Normalmente usa-se o filtro da Toyota mais moderna
    O joaquim comentou comigo, mas eu não achei nem usado esse filtro, e o cara disse que esse filtro do caminhãozinho 608 fica original... vamos ver. E gostei do preço também, $190.

Esse é um problema crônico nas Bandeirantes, pois segundo me disseram, o fabricante do marcador No painel é um e da boia é outro. Ou seja eles não se falam. Já fiquei na mão por conta desse marcador...
    A melhor coisa a fazer é procurar uma oficina especializada em velocímetros, pois lá os caras podem regular o marcador em função da bóia. Encha o tanque antes
    Já tive esse problema com o Willys, tive que aferir o marcador de combustível, mas achei que na Toyota fosse mais fácil, por ter sido fabricada até pouco tempo...

Esse motor é muito forte com um torque violente e trabalha com giros bem baixos. Portanto, primeira opinião: instale um conta giros original!
    A redução deve ser feita de forma suave, respeitando o giro do motor recomendado no manual, se não, vc moe a caixa.
    A arranhada pode ser desde caixa de marchas, até regulagem da embreagem. Vá com calma e antes de abrir a caixa, verifique a regulagem da embregagem. Se for hidráulica, vale a pena substituir os reparos dos cilindros.
    Eu estava suspeitando mesmo da embreagem, eu estou precisando trocar a junta da reduzida, de repente eu mando olhar a embreagem... Eu estava querendo comprar a contagiros (já achei no portugues4x4) e aquele painel original das mais novas, mas esse eu não acho...

Pode lavar sim. Só não aconselho jogar produtos químicos do tipo Solupan, pois com o tempo a pintura do motor vai desbotando...
    O meu já está desbotando, então não tem problema...

No mais, tenha cuidado com o diesel, prefira sempre postos de bandeira e que tenham muito movimento de caminhões pois assim o diesel sai mais rápido, não ficando parado nos tanques do posto e evitando o acúmulo de água, o vilão número 1 da bomba injetora.
    Eu estou colocando o aditivado nos postos da Texaco, ainda não estou sentindo diferença...

Se o tanque ainda não for de plástico ou de polietileno, troque! Aproveita e bota um bocal de aço inox. Daí, amigo, nunca mais você verá acúmulo de ferrugem no seu copinho com o consequente risco de chegar na bomba injetora
    O antigo dono disse que meu tanque era de 40 litros, eu desconfiei porque no manual dizia 52... eu já pensei nessa troca de tanque, inclusive quero estudar a trocar por um maior... só que ele é debaixo do banco, então não sei como fica...

Aliás, acredito que o calcanhar de aquiles da Bandeirante com motor Mercedes é o bendito copinho de vidro. Se quebrar numa trilha por exemplo, por conta de uma pedra que venha a bater...já era! Daí, tenha sempre um de reserva no porta-luvas.
    Mas ele está dentro de uma capa de ferro, não ?! mesmo assim quebra ? ainda não me arrisquei a mexer, já vi em algum lugar que depois tem que bombar, tem algum passo-a-passo ?

Eu não achei o ponto de engraxadeiro do munhão, o Willys tem e nela eu não achei... no manual fala da existência...

Eu vou mandar para a revisão e mandar regular as válvulas, limpar e trocar a graxa de rolamentos...

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    ramiro_eli, É só tirar a coifa para enxergar ? Como é o acesso para o respiro do cambio ?

Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Não sei se a Band tem o assoalho removível em cima do câmbio... se tiver é só removê-lo que vai dar de cara com o respiro.
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Cristiano,

O assoalho é sim removível.

[]'s sempre TOYOTEIROS
    Aurélio

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    ai ai ai... trabalho para o final de semana!!! eu tentei apertar um desses parafusos do assoalho ontem e foi a maior dureza, tinha um que faltava a porca... o problema maior é que estava sozinho e não tinha ninguém para segurar a porca do outro lado...

Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ

Caixa de Marchas

Cristiano,

Em anexo um desenho da carcaça caixa de marchas e a listagem com os nomes das peças indicadas por número.
    Detalhe: o que vc procura não se chama nem respiro, nem suspiro e sim BUJÃO DE VENTILAÇÃO 8)

[]'s sempre TOYOTEIROS
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Toyota Band 1983-caixa_de_marchas_1__189.gif   Toyota Band 1983-caixa_de_marchas_11_299.jpg  
    Aurélio

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    aurelio, Obrigado! Eu já olhado nesse desenho só que não identifiquei que o "BUJÃO" era o respiro... É bem em cima mesmo, tô ferrado.. estou com medo de quando eu tirar o assoalho e colocar de volta não vedar direito...

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Ontem estava a procura de pneu 33 12.5 R15 para colocar no estepe e achei os seguintes preços:

BFGoodrich - $850
    GT Radial Saveiro - 650
    General Grabber - $660 (essa loja divide em até 5x, bom né! )

Minha intenção é colocar como estepe e quando eu precisar trocar os pneus, eu aproveito o estepe e compro somente um do mesmo tamanho e marca, minha dúvida é se tem algum problema colocar pneus do MESMO TAMANHO de marcas diferentes, em eixos diferentes, por exemplo: 2 BFGoodrich na traseira e 2 General Grabber na dianteiro.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem