Pessoal, alguns já sabem mas vamos ao breve relato: estou há um ano com um caminhão Agrale 4x2 modelo 7500 ano 1994 cabine simples.
Estava á venda por um brecinho mais do que camarada, mas só concluí a venda pq. no mesmo dia fiquei sabendo de um par de eixos originais do caminhão Agrale 1600D 4x4.
Como eles usam a mesma bitola de eixo, vi que aí surgiria a oportunidade de ouro de montar o tão sonhado motor-home 4x4 pra viajar pra Patagônia, Alaska e onde mais a imaginação (e o bolso) permitissem com a família com um certo conforto.
O caminhão veio sem motor, câmbio, caixa de direção, rodas e pneus: apenas chassi, cabine, feixes de mola e eixos originais com freios a ar. Usei os eixos como moeda de troca para o motor do Troller (Hilux 2.8 aspirado) e parti para o trabalho de colocar os eixos 4x4 no lugar, fazer o SPOA e aproveitei e mandei repintar o chassi.
Seguem fotos de como encontrei o brinquedo, ele já com o chassi pintado e os eixos no lugar, e com a cabine apenas apoiada no lugar, só pra ver como ficaria o ângulo de entrada, de transposição central e de saída. Sem contar que aí nas fotos ele está com pneus originais 700x16 de asfalto.
Porém, na ansiedade de ver o brinquedo como está na 3a. foto, atropelei as coisas e coloquei os eixos, dei uma tinta neles, deixei-os lindos por fora, mas não os havia revisado.
E após pôr a mão na consciência, resolvi abrí-los e revisá-los, o que deu um bocado de trabalho.
Mas andei um tempão paquerando uma cabine dupla original dos Agrale 1600D que há tempos via á venda aqui em Sampa. Na verdade, a cabine era de um Agrale 1600 CD (Cab.Dupla) 4x4 de fábrica. São muito comuns no RS, nas Cias. de Serviços Públicos de Água e Luz, mas aqui são raros, por isso que eu não queria perder a tal cabine. E, como todo sonho que a gente persegue, a última foto é do chassi já com a cabine dupla!!!
Porém, fiquei pensando que ao invés de fazê-lo com estes eixos originais (afinal, será uma viatura para expedições, isto é, longos trechos sem possibilidade de assistência técnica e tendo que possuir uma mecânica de extrema confiança), resolvi aproveitar a situação e já enfiar o pé na jaca e colocar um powertrain moderno, confiável e completo.
Foi aí que apareceu a oportunidade de adquirir uma F-250 4x4 2008 cabine simples caçamba longa baixada de leilão. Como o entre-eixos é idêntico (3,55m no caminhão; 3,50m na F-250 4x4), foi a fome com a vontade de comer!
Agora o próximo passo é transplantar a mecânica e depois juntar $ pra fazer a parte do motor-home!!!