Depois um escambo com um amigo aqui do Fórum (meus ex-pneus e rodas que eram do D8 que foram pro Sapão e que acabaram na Maga...rs), voltamos pra casa do Doug com um presente pra Maga:
câmbio Clark 240F
Vou levar o bicho pra Jururu e revisar, trocar o piloto, a moringa e a tampa e lá vai ele pro 272!
Consegui também mais um hélice de 7 pás pro 272!
Agora é esperar mais umas "tranqueiras" chegarem e pendurar o power train na F-100
Galera, conhecem esse tipo de hélice Flex-fan ou Flex-o-lite?
Um amigo me falou muito bem dela, é uma hélice que tem as pás flexíveis... Em baixa rotação ela refrigera o radiador, em alta rotação, as pás que são flexíveis, ficam retas, diminuindo o atrito com o vento, roubando menos potência do motor e deixando o vento de frente fazer o seu trabalho de refrigeração...
Essa Hélice Flex tem essa solução legal pra diminuir o roubo de potência, porém nos veículos de trilha se seu carro tiver tendência a aquecer, isso deve piorar. Na estrada temos o vento do veículo em movimento em altas rotações, na cidade e na trilha não. Seu motor estará algumas vezes em alto giro, refrigerando pouco e parado/sem vento.
O Alexandre ta com um conjunto muito redondo, então não teve problemas. O carro dele tem um torque muito bom em baixa, ele não precisa acelerar tanto pra transpor alguns obstáculos.
Sendo assim analise bem as caracteristicas de sua viatura:
Se ela é mais pra estrada que trilhas.
Refrigera muito bem com uma hélice comum.
Tem muito torque em baixa.
Eu acho legal usar a Flex.
Se for oposto eu utilizaria uma hélice comum, essa que o Skull aparece na mão é um monstro pra ventilar, muito boa.
Esse hélice refrigera o 270 CID dos cominhões CCKW (os Chevrolet 1942 como são conecidos). Motor 6 cil.,cofre do motor apertado, conjunto concebido pra rodar em baixa velocidade, carregadoe rebocando um obuseiro).
Usei estes hélices na minha ex-Power Wagon, no Sapão, agora vai na Maga e no futuro T-Bucket que irei fazer pra mim, pra rodar no dia-a-dia.