Essa semana finalmente adquiri meu primeiro 4x4: um Jeep Kaiser-Willys M606.
A muito tempo já frequento o fórum, sempre lendo os tópicos sem participar, e mesmo assim a cada visita tinha mais vontade de ter um 4x4, mas queria que fosse um militar pois sempre gostei de assuntos militares e em especial da segunda guerra mundial.
Foi então que achei esta viatura em um anúncio e marquei de ir ver pessoalmente, inicialmente com a idéia de apenas ver o carro. O antigo dono era um capitão do exército que me levou até o Jeep e explicou tudo sobre ele, não consegui dizer não e tive que adquirir a viatura!
O jeep está todo original, com motor hurricane, feixe de molas militar, jumelos em U... Pretendo manter a aparência dele original mas modernizar a mecânica com freios a disco, pedaleira suspensa, talvez um motor novo.
Em anexo as fotos da viatura que estavam nos anúncios, pois ainda não tive tempo de fotografar ela aqui em casa. Os pneus da foto ficaram com o proprietário, atualmente estou com os militares 600x16, mas já estou comprando 5 maggions 700x16.
Agradeço desde já a todos que responderam minhas MPs com dúvidas e aviso pra que se preparem pois muitas mais virão!
Segunda vou levar o jeep até o mecânico pra uma revisão geral, na mecânica Jipesul em Porto Alegre, RS. Recomendam o serviço deles?
Parabéns pela aquisição Leonardo... Seu veículo está muito bonito!!! Como te falei em PVT, o cambio original não aguenta o V8... pra instalar, é necessária a troca do cambio... abs...
Segunda vou ver o real estado do velho motor hurricane e conforme for decidirei o que fazer, se ele estiver em condições de rodar ficarei com ele, caso contrário vou começar um projeto e me preparar pra ficar falido por um bom tempo.
Já estou procurando 5 pneus militares 700x16 pra comprar. Quero manter estes pneus pela aparência militar, mas em breve vou pensar em um jogo extras de pneus pra trilha.
Levei o jeep na oficina essa semana, mas vergonhosamente tive que apelar pro guincho. Ele não queria pegar de jeito nenhum...
Chegando lá o mecânico me assustou, disse que o motor devia estar bem ruim, pois tinha "pula macaco" em todas velas. Mas foi só um susto, pois ele deu uma olhada no velho hurricane e disse que o motor ta muito bom, só precisa trocar o distribuidor. Ele não entendeu o motivo dos pula macacos, mas acha que era só pra facilitar a troca de velas.
Já consegui transferir o jeep no detran e fiquei muito feliz, consegui dar meus primeiros passeios com ele! Passei na frente de uma escola na hora da saída e todas crianças ficaram olhando e comentando, fora que toda vez que parei com ele na rua veio alguém me perguntar que ano era, se tinha sido do exército e etc. Um senhor se aproximou e disse "É um caveirinha! Eu dirigia um desses no exército!".
Nesta segunda vou arrumar todos feixes de mola e substituir os amortecedores, na semana que vem ele volta pra mecânica pra trocar o distribuidor e dar uma avaliada geral no motor e caixa. Mal posso esperar pra ter ele de volta em casa.
Em anexo mais umas fotos do meu Kaiser M606, ainda sem nome.
Primeiramente, sua viatura ta muito linda, de parabéns!!!
Uma duvida, para que são aquelas argolas ao lado do gancho G?
Que ultilidade delas?
Abrassssss obrigado!!!
Eu realmente não sei para que servem estas argolas, mas vou procurar essa informação. Eu imaginei em utilizar elas para passar a corrente entre o reboque e o Jeep.
Sim, são para passar as correntes da carreta-reboque
Postado originalmente por leonardoro
Eu realmente não sei para que servem estas argolas, mas vou procurar essa informação. Eu imaginei em utilizar elas para passar a corrente entre o reboque e o Jeep.
Você acertou! Sim, são para passar as correntes da carreta-reboque!
Leonardo,parabéns pelo jeep,a 9 anos consegui um igual a esse só que bege areia para meu vizinho de porta por 3 mil e parcelado,me arrependo até hoje de não ter feito uma dívida e ter ficado com ele para mim .Gosto demais desses cara de cavalo.Felicidades com teu guerreiro
Chegou o momento que eu tanto esperava e temia: o mecânico me ligou com o orçamento.
De acordo com ele o motor (Hurricane F-134) esta em estado lastimável. Isso eu já esperava, afinal o odômetro marca em torno de 600.000km rodados. De acordo com ele precisa fazer todo o motor e inclusive tem 3 parafusos quebrados, os que seguram o cabeçote. O total dessa brincadeira é R$3.500 com mão de obra e tudo mais.
Ae é que surge minha dúvida... Vale a pena? Seria legal ter um motor antigo como esse em estado de 0km e em perfeito funcionamento, fora que o ronco dele (mesmo falhando atualmente) é lindo. Se optar por esta opção vou restaurar totalmente o jeep, deixar 100% original e ir em busca da placa preta.
Minha outra opção seria colocar um motor Duratec 2.0 16V e manter a aparência original. É uma adaptação que ainda não vi, logo teria que fazer um trabalho de pesquisa e procurar pessoas qualificadas e dispostas a fazer este trabalho. Meu mecânico atual não trabalha com adaptações, só restaurações.
Uma terceira opção que (acredito) seja mais barata é adaptar o motor do Maverick 6 cilindros, tenho um disponível, retificado e com a caixa pelo custo de R$1500. Alguém sabe se é fácil de adaptar? (já estou pesquisando no fórum)
O uso que pretendo dar ao meu jeep é passeio sem capota aos fins de semana, ir ao trabalho de vez em quando, fazer umas viagens curtas pelo interior do RS apenas por diversão. Econômia de combustível não é problema, sei dos gastos que terei.
Enfim, agora é pesquisar no fórum, pensar bem e preparar o bolso!
Leonardo, vá a uma banca de jornal e compre a última edição da revista 4x4&cia numero 195 e veja a perfeição da restauração de um jeep " cara de cavalo" feita em São Paulo, é de dar inveja, é claro no bom sentido. Boa obra.