Pessoal,
Alguns colegas já conhecem o Porcão pela publicação da revista, de algumas trilhas que já fizemos e mesmo do encontro no Poli em SBC. Já andei postando algumas fotos isoladas por aí e agora achei um tempinho pra abrir o tópico específico. Depois de 3 anos de reforma na garagem a viatura ficou pronta. O resultado ficou muito bom, a viatura ficou bem equilibrada, muito forte nas trilhas e boa também nos deslocamentos. Não teria conseguido esse resultado sem as informações dos colegas do fórum. Muitos me ajudaram e nem sabem. A idéia é apresentar o jipe e tentar ajudar os colegas jipeiros que estão montando suas viaturas.
O CJ foi comprado em janeiro de 2005 e estava todo original. Fiz algumas trilhas e o vício pegou


O jipe foi pra garagem e depois de 3 anos saiu assim:
FICHA TÉCNICA
MOTOR:
GM, 4.1 litros, 6 cilindros em linha (C-20), gasolina equipado com carburador Holley Bijet
Radiador de Rural modificado com colméia de 5 fileiras e ventoinha elétrica do Fiesta, fixado diretamente na grade.
CÂMBIO:
Automático, 4 marchas, modelo ZF4HP22 (opala). Sistema de mudança de marchas modificado de cabo para vareta e alavanca de mudanças instalada no painel, próximo ao volante.
Radiador de ATF original do Opala, com ventoinha de radiador de moto.
CAIXA DE TRANSFERÊNCIA (T-CASE):
Hilux, por engrenagem, com kit MKrawler de redução 4,7:1 e 2 alavancas (acionamento de reduzida e 4x4 independentes).
EIXOS:
Dianteiro: Híbrido Dana 44 com munhões do Javali, com kit de semi-eixos T-Rex Bone da Ensimec e homocinéticas da Toyota Bandeirante reforçadas e protegidas por coifas de monza. Ângulo de cáster: 4,5º.
Roda livre AVM de 3/4 de volta e carcaça de ferro fundido. Roda livre retrabalhada para fixação por prisioneiros e buchas cônicas.
Sapatas das molas alongadas com furo do espigão deslocado 2” para que o eixo fique deslocado para a frente, aumentando o entre eixos.
Traseiro: Dana 44 da Rural, com kit de semi-eixos flutuante T-Rex Bone da Ensimec. Queixo duro retrabalhado para fixação por prisioneiros e buchas cônicas.
Ambos eixos possuem barra de tração feitas com tubos de 1 1/4”, fixadas ao chassis através de jumelos originais da suspensão Willys e pinos com bucha para permitir a torção do eixo.
Ambos eixos possuem bloqueio de diferencial de acionamento pneumático, através de eletroválvulas com comando no painel, marca Micromaq, com reservatório de ar instalado na parte traseira do chassis.
Relação Corôa e Pinhão: 43x8 (5,38:1).
CARDÃNS:
Dianteiro: Ponteira, luva e cruzetas originais Willys e tubo de 1 3/4“ reforçado.
Traseiro: Junta CV da Hilux retrabalhada para maior angulação. Ponteira, luva, cruzeta e flange do pinhão da S-10/Blazer.
RODAS E PNEUS:
Rodas Mangels, modelo Daytona, 15” x 8”, off set -25, com beadlock (36 parafusos).
Pneus Maxxis, modelo Creep Crawler, 38” x 13”.
FREIOS:
Hidrovácuo de opala e cilindro mestre de D-20.
Dianteiros: Kit UBD, com 2 pinças de santana por roda.
Traseiros: Kit MSD, com 1 pinça de Kombi por roda.
CHASSIS:
Original, alongado nas pontas: 6” na dianteira e 8” na traseira. Cintado em cima e embaixo com barramento de 1/4” de espessura. Parte traseira reforçada para instalação de gancho G Ensimec e parte dianteira com mesa para guincho.
SUSPENSÃO:
Feixes de mola pick-up Toyota Bandeirante desarqueados, montados sobre os eixos (SPOA) com jumelos articulados RC4x4.
Feixes dianteiro: 1.100 mm e 3 lâminas.
Feixes traseiro: 1.300 mm e 5 lâminas, refuradas 6” para trás, para permitir montagem do eixo traseiro com deslocamento, aumentado o entre eixos.
Entre eixos: 100”.
AMORTECEDORES:
Dianteiros: TKS, 14” de curso, montados por fora das longarinas, em torres soldadas no chassis, com barra estabilizadora fixando as 2 torres na parte superior.
Traseiros: Cofap, da Ranger, 11” de curso, montados pelo lado dentro das longarinas.
DIREÇÃO:
Hidráulica, com bomba e caixa do opala. Coluna de direção escamoteável e volante de Astra.
CARROCERIA:
Original, em chapa.
Pára-lamas traseiros recortados e reforçados com cantoneira de 3/4”.
Pára-lamas dianteiros refeitos na parte externa, com tubos quadrados de 1 1/2” e 3mm de parede e chapa de 2mm.
Parte central (embaixo das portas) reforçada e protegida por estribo feito com cantoneira de 2” x 2 1/2” e 5mm de espessura e tubos de 1 1/4”.
Calços de carroceria de 3” de borracha (coxins de motor de caminhão VW).
Quadro de pára-brisas original, com 3 limpadores.
Gaiola feita com tubos de 1 3/4” e 3mm de parede com triangulação central atrás dos bancos. Os bancos e os cintos de segurança de 3 pontos são fixados na gaiola.
GUINCHO:
Ramsey 9,5e com cabo de aço de 30 m.
ELÉTRICA:
Alternador: 90A (Tempra)
Bateria: 95Ah – 920Ah CA
Chave geral: 1.000 A
ACESSÓRIOS:
Instrumentos: conta-giros; pressão de óleo do motor; voltímetro; marcadores de combustível, de temperatura da água, temperatura do ATF do câmbio (todos Cronomac) e ainda manômetro de pressão do reservatório de ar e Trip Totem.
Painel de led's de advertência: setas, farol alto, milha traseiro, ventoinhas dos radiadores ligadas ou desligadas manualmente.
Chaves tipo caça no painel: Controle manual das ventoinhas, acionamento dos faróis de milha dianteiros e traseiros.
DIMENSÕES E CAPACIDADES:
Altura: 2.200 mm
Largura: 2.000 mm
Comprimento: 3.600 mm
Entre-eixos: 2.520 mm
Vão-livre (na bolota do eixo): 310 mm
Vão-livre (no centro do jeep – cárter do CA): 560 mm
Tanque de combustível: 90 litros.
Por enquanto está assim

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