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Convex Datacenter
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  • #1

    Talking Reforma do Vovozão Fase II




    Moçada,

    Chegou a hora de mão na obra!!!!
    Desmontei o Vovozão todo. Está que nem um brinquedo Lego.
    Mandei jatear e reforçar o chassis 100%. O Willys já era Spoado com eixos de Rural, mas sentia a necessidade de aumentar o entre-eixos, afinal o carro estava alto, eixos mais largos, mas faltava alguma coisa. Pensei em 1/4 de elipse.... E conversando com amigos como Leo Valle, Marcel, Pedro Silver Tape, Igor Augusto, etc... vi que hj a melhor solução será um 4link afastado uns 40cm pra trás de sua posição original com a instalaçào de 2 amortecedores Air Fux. Na frente pretendo inverter o feixe de molas, passando o jumelo a frente e instalação de barra de tração. Lembro que o novo feixe vai ser molas de Rural maiores, dando assim uma maior agilidade a suspensão dianteira.
    Postarei foto da nova carroceria, onde vcs poderão ver que o eixo traseiro poderá ser deslocado com facilidade 40 cm para trás.

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc03631.jpg   -dsc03632.jpg   -dsc03633.jpg  
    Vovotrolha - pinêu careca,sem brôqueio,direção mecânica,freio a lona,sem buzina,farol queimado,mas isopor pra 50 latinhas de BudWeiser bem geladas

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    05/01/2004
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    Boa Vista/RR
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    já trocou umas idéias com os irmãos Risso ?

    Dá uma olhada no tópico do CJ5 BOB lá na Frota 4x4Brasil.

    []'s

  • #3

    Thumbs up

    Ainda não.
    Mas conheço o projeto do Bob aqui pelo Fórum e não quero fazer o 1/4 de elipse não. o custo da troca das molas traseiras de Toy ficam praticamente equiparadas com o custo dos Air Fux "BRASILEIROS", segundo quem está usando aqui em Minas, estão melhores que os de fora ( Eua ). O detalhe estará na calibragem do sistema. Além disso menos peso extra, não?


    []'s
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  • #4
    Guilherme,

    Boa sorte na empreitada, agora 1.800 um jogo de molas de toy não custa ou vc tem desconto especial nos air fux por ser mineiro ?

    E tem outra, segundo o Marcel vc nem precisa de 4link com 1/4 elipse... mais economia... hehehehe

    []'s com 1/4 elipse e 4link!!!
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #5
    Citação Postado originalmente por FernandoRisso Ver Post
    Guilherme,

    Boa sorte na empreitada, agora 1.800 um jogo de molas de toy não custa ou vc tem desconto especial nos air fux por ser mineiro ?

    E tem outra, segundo o Marcel vc nem precisa de 4link com 1/4 elipse... mais economia... hehehehe

    []'s com 1/4 elipse e 4link!!!


    Fala Fernando!!!
    Achei bacana demais o seu projeto. Minha idéia inicial era o 4link com o 1/4 de elipse com molas de Toy. Estava discutindo com o Marcel, que me fez chegar a conclusão que o Air Fux Mineiro, hoje usado por ele e Leo Valle, é menos dispendioso $$ que o custo de fazer com molas. Afinal este amortecedor faz papel de amortecedor e molas. Claro que acho o sistema com o 1/4 de elipse muito mais bonito e agressivo. Olhe o carro do Bill e a frente do Kalango, que não usam molas mais.... E a suspensão é du cara#@%!!!!!! Pensei em molas helicoidais atrás também com os links, mas usando os Air Fux ficará um projeto legal também.
    Fernando,
    Conversei muito com o Pedro daqui de Bh que já postou a vc também e discutimos muito e vamos discutir bastante ainda sobre o eterno assunto: Suspensão.
    Me passe, por favor, o que vc faria hj, salvo os acertos e erros. A posição de seus links, modelo usado,material empregado, etc.
    Acompanhei o seu projeto passo a passo aqui no Fórum e está de parabéns pelo resultado, apenas acho que o entre eixos seria uma boa, né?

    []'s
    Vovotrolha - pinêu careca,sem brôqueio,direção mecânica,freio a lona,sem buzina,farol queimado,mas isopor pra 50 latinhas de BudWeiser bem geladas

  • #6
    Guilherme,

    O conceito de air fox é mto interessante, não sei como chegar na regulagem correta, mas isso é questão de teste e mais teste. O marcel já deve ter uma receita óleo x nitrogênio.

    A posição dos links pode ser qq uma, mas pro chassis do jeep acho que a que fizemos é a mais simples. O material utilizado foram chapas de 1/4" de espessura para os suportes, tanto no eixo quanto no chassis. Para os braços inferiores tubos de 2" com 7mm de parede sem costura e para os superiores tubos de 1,5" com 6mm de parede, buchas do caminhão VW e parafusos M24 com passo de 2mm para os inferiores e M20 com passo de 1,5mm para os superiores.

    A única coisa que faríamos diferente seria aumentar o entre-eixos, 15" é suficiente e vai ficar bacana.

    []'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #7
    Usuário Avatar de Pedro Freitas
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    Guilherme,
    To de olho aqui nessse tópico.

    Já resolveu o seu power-train?
    Vai fazer carrinho de rolimã ou usar pneus de verdade?

    []'s
    CJ-5 - Silver-Tape

  • #8

    Talking

    Citação Postado originalmente por Pedro Freitas Ver Post
    Guilherme,
    To de olho aqui nessse tópico.

    Já resolveu o seu power-train?
    Vai fazer carrinho de rolimã ou usar pneus de verdade?

    []'s

    Fala Pedrão!!!
    O Power Train é outro passo. Provavelmente será um 4.1 injetado e caixa ZF aut ou uma de C10 4marchas ou C20 5marchas

    Pneus???
    Minhas bolachinhas vão entrar a venda. Vou partir para uns 35'', nada muito exagerado.
    ok?

    []'s
    Vovotrolha - pinêu careca,sem brôqueio,direção mecânica,freio a lona,sem buzina,farol queimado,mas isopor pra 50 latinhas de BudWeiser bem geladas

  • #9

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por FernandoRisso Ver Post
    Guilherme,

    O conceito de air fox é mto interessante, não sei como chegar na regulagem correta, mas isso é questão de teste e mais teste. O marcel já deve ter uma receita óleo x nitrogênio.

    A posição dos links pode ser qq uma, mas pro chassis do jeep acho que a que fizemos é a mais simples. O material utilizado foram chapas de 1/4" de espessura para os suportes, tanto no eixo quanto no chassis. Para os braços inferiores tubos de 2" com 7mm de parede sem costura e para os superiores tubos de 1,5" com 6mm de parede, buchas do caminhão VW e parafusos M24 com passo de 2mm para os inferiores e M20 com passo de 1,5mm para os superiores.

    A única coisa que faríamos diferente seria aumentar o entre-eixos, 15" é suficiente e vai ficar bacana.

    []'s

    Pois é Fernando...
    A questão é a calibragem correta de nitrogênio e óleo.
    Minha idéia inicial era o 1/4 de elipse e o próprio Marcel me falou que hj ele faria a suspensão dele baseada nos Air Fux.
    O que eu estou fazendoé exatamente essa diferença de 15" no eixo traseiro e instalação dos Air atrás.
    Já sei que vc é o PAPA em suspensão de links aqui do Fórum. Pretendo usar os links igual ao seu modelo em ( M ). Tem foto mais detalhada do projeto? Comprimento que posso usá-los? Locais mais específicos de instalação?
    Qualquer coisa adicione meu msn para conversarmos ou mande no meu e-mail, por favor: minasvalle@uol.com.br
    Eu e o Pedro deveremos fazer o mesmo modelo de CJ's


    []'s
    Vovotrolha - pinêu careca,sem brôqueio,direção mecânica,freio a lona,sem buzina,farol queimado,mas isopor pra 50 latinhas de BudWeiser bem geladas

  • #10
    Citação Postado originalmente por guilherme soares Ver Post
    Pois é Fernando...
    Já sei que vc é o PAPA em suspensão de links aqui do Fórum. []'s
    O Papa já veio no Brasil... agora precisa esperar mais alguns anos pra ele voltar.... e ele nem passou no fórum.... hehehe ...

    Guilherme,
    Desculpe pela brincadeira.....
    Agora vamos para a parte séria...
    A posição e o cálculo dos braços a planilha do '4link calculator tabajara' é a melhor opção para você fazer os testes e verificar como ficarão os braços posicionados com o powertrain no lugar; até porque o entre-eixos que você está pensando em fazer é diferente do que usamos...
    Outra pessoa que manja muito (muito mais que eu sem dúvida!) é o Bill. Tente conversar com ele também.
    []s

  • #11
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
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    Pergunta pro Bill o q é SPOA.

    []´s

  • #12
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
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    Gustavo,

    Ajuda esse mala, pra ver se ele para de me torrar a paciência. Já me mandou até fotos de gaiola em madeira pelo MSN. Manda sua planilha de cálculo do 4-link.

    Se fosse para refazer a suspensão trazeira do Kalango, certamente faria com sistema AIR FUX.

    []´s

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