Galera, seguem os dados e fotos do Shrek...meu Niva 92 Verde. Sim, pra quem não sabem há mais do que vermelhos e brancos originais nos Nivas> além do verde tb foi importado o modelo azul e vinho (98).
Niva 92
Motor original 1.6 - 118.000 km (compressão dentro do estipulado no manual)
Ar condicionado
DH - GM Opala Sistem
Freios - GM Kadett Sistem
Farois Selead Bean lente lisa
Carburador original russão (o melhor funcionamento em carros carburados q já tive e é sério.)
Ventuinha de 2 estágios (1 estágio só pro AR)
Pneus 175/80 - 50/50
Rodas e Volante do Pantanal
Estribos
PX
Toca fitão (mas, tem entrada pro IPod!)
Cambio sem treme-treme
Brucutus de Uno....3 esguichos em cada lado...parece um lava jato!
Retrovisores de Fiorino com controle interno.
Funciona tudo...até os limpadores de farol...estes então...funcionam até sozinhos!
Uso constantemente em viagens (600 km em média...mais uns 50 km de terra!).
Médias de consumo: 6,8 km/l cidade e 10,35 km/l estrada...sem ar...pq aí já seria demais mesmo!
Máxima atingida em plano 135 km/l....parecia q ia decolar!
Máxima atingida em subidas....sei lá...mas todos os ônibus da Itapemirim me passaram!
Trilhas...agora só os passeios mesmo e algums trilhas de shopping!
P/S - rumo ao encontro nacional de Nivas em Itanhadu/MG em outubro...uns 800 km....e mais alguns destes pra voltar!
Próximos up grades: tirar mais 10 a 20 cv ´s do motorzinho original...como??
Quem disse que não tinha Niva aqui? FUI EU!!!
Parabéns Rones, bela máquina. Posta mais fotos da reforma, pode ajudar muita gente que queira fazer o mesmo.
Eu sei que você já respondeu em outro tópico, mas me diga, aonde compraste o scoop? Quantas latas?
Otávio....elas deveriam estar no flog...tudo separado por semanas..e com notas explicativas....mas....a Oi fez questão de perder tudo...to reinserindo-as....rss...Em casa, vou postar aqui algumas da reforma.
O Scoop comprei do Natal 4x4...100 pilas...mas, depois o Edson do forum de Nivas achou um universal por 30,...putz!! O link tá no post sobre scoop...
Pois é, como meu futuro Niva está próximo e achei a idéia do scoop bacana estou pesquisando.
Vi no site do Cassiano mas achei o preço salgado, vou ver este de trintão, aí vale a pena...
A DH não foi tão complicada assim. Flange para furação no chassis e suporte para bomba, são 50%. Outros 40% são do pittman. O resto é capricho!
O mais complicado sem dúvida foi pitman. Tinhamos 2 opções. Cortar os 2 - Opala e Niva e fabricar um a partir destes ou refresar a ponta do eixo da caixa de DH de forma a usar o mesmo padrão russo!
Parti pra um terceira via: fabricar um pitman...já que tenho alguns amigos de uma grande empresa metalúrgica. Após alguns ensaios tudo ficou pronto.
Pontos que observei, durante e após a pesquisa. A caixa da Ford...acho que do Galaxie é menor que a do Opala...parece ser mais fácil de instalar. Mas, a mais fácil mesmo parece ser a caixa da Sportage...tão pequena quanto a russa original e menor que a francesa...até a furação parece ser igual. Quando voltei no ferro velho pra buscar...já era...já tinham rapado ela.
Impressões ao dirigir: incomparável....bem leve e ficou até mais rápida que a original russa e com muito mais curso...chegando a usar a parte interna da caixa de roda como limitador.
Hoje existe até uma bomba eletro hidráulica que vem no Astra e primos e no Polo e Golf...neste caso até o suporte é eliminado...mas ainda tá bem carinha.
Uma pena não ter as fotos da caixa no lugar...mas é bem parecido com as fotos do site do Natal.
Seguem algumas fotos que fiz durante a reforma com ela já instalada...
Note tb o espaçado necessário para o hidrovácuo...q mesmo sendo o mini original pega na caixa..
Bancos animais! Escamoteáveis que se projetam a frente quando rebatidos para melhor acesso ao banco traseiro. Regulagem de altura. Couro alemão! Bancos made in Germany!
Já que vou ter que dirigir muito a noite...instalei tb um par de faróis de milha suecos: NBB.
são pneus da Black Star. Há nas medidas originais do Niva 175 até mais largos como 195 ou 205 que tb cambem sem muita dor de cabeça no russo. Uso os mistos 50/50, mas há outros modelos. Já rodaram quase 15.000 km e parecem ainda novos....diferentes dos RodosRurais que aos 20.ooo km já estavam quase carecas. No asfalto espetáculo, na terra já passei onde os Rodos me deixaram quase na mão. As faixas são acessórios que comprei no ML.