Como alguns sabem, conseguimos explodir o motor 1.6 16V em abril deste ano, durante a prova de Ribeirão Pires. Com o auxílio da Suzucar, foi refeito a parte de cima do motor, trocando o cabeçote e mais algumas peças. Estava funcionando bem, mas percebemos que quando exigido, o motor soltava um pouco de fumaça preta, assim nos preocupando em continuar com ele nas competições. Foram considerados 03 opções de motorização:
- outro Suzuki 1.6 16V
- GM 2.2
- Suzuki 2.5 V6
Estávamos optando para o GM 2.2 quando o Edvaldo da Suzucar me ligou, falando de um Grand Vitara porrado que tinha entrado na loja. Negócio discutido e fechado, o Spider ganhará um motor V6.............
Primeiro problema......... Nem tinha medido nada para saber se o motor ia caber no carro...... Trena para lá, trena para cá, precebi que seria apertaaaaaaaaado, mas só tentando instalar que saberíamos.
Tirar o 1.6 foi a parte mais fácil, foram literalmente 50 minutos entre soltar o primeiro parafuso da frente tubular até que o motor estava pendurado na girafa fora do carro.
Tendo espaço para medir, vi logo de cara que os coletores de escapamento não iriam caber entre as longarinas. Os arrancaram e com o motor pendurado na girafa, fomos ver as outras interferências. Para a minha supresa, foram poucas. O mais significativa era com o radiador, pois o conjunto era uns 8 cm mais comprido que o anterior. O motor em sí é até mais curto, sendo um V6. Porém, o câmbio auto de 4 marchas é bem mais comprido que o TH-180 que estava lá. Bom, mas este problama tem solução, só levando o motor para frente.
Tentei usar os suportes de motor originais, mas eles deixaram o motor muito alto entre as longrinas. E isso sem ter com colocar coxins. Ou seja, o motor teria que ser parafusado diretamente no chassis. Pensei nisso muito, troquei idéias com coegas no Pirate e cheguei na conclusão que seria melhor fabricar novos suportes. Fizemos e ficaram melhores que os originais....... Do resto, era aquele trampo chatinho que qualquer troca de motor envolve. Muito fio e mangueira, todas tendo que ser conectados e arrumados para não enroscar em nada e de ser funcional.
Obviamente, já que o carro estava desmontado, aproveitamos para fazer outras coisas. O mais significante foi a substituição dos suportes dos Air Shox dianteiros. Nunca gostei daquela gambiarra que tinha feito anteriormente, aproveitando o suporte original do chassis. Então cortamos tudo aquilo fora e fizemos suportes de chapa e tubo. Não poderia ter ficado melhor......
Além disso, eliminamos um vazamento pequeno que tinha no cilindro de direção, levamos o guincho para a Winchtech para revisão, retocamos toda a pintura prata e das rodas, limpamos os cubos de roda, reposicionamos a bateria e fizemos um novo painel de instrumentos.
Ainda faltam alguns trabalhos. Vamos refazer a tubulação de freios, bolar um jeito de instalar os farois (não cabem agora que o radiador está mais para frente), abrir um acesso para a bomba de gasosa, entre outros.
Chegaram, mas não encaixam............ Vou dar jeito por aqui.............
PQP, mas então tem algo errado com teus eixos, sério, com peso na conciência fui até a Tarpan (concessionaria Toyota) para testar as tampas. Encaixei as tampas em um semi-eixo da band zero, encaixou, sem folga mas tambem sem forçar.....sei lá deveria funcionar...
ja sei, tira a rebarba com um maçarico que deve dar. Talves o teu sudito saiba com se faz.....ou passa uma esmirilhadeira, ai vai ficar bacana....