x
Convex Datacenter
Página 16 de 19 PrimeiroPrimeiro ... 678910111213141516171819 ÚltimoÚltimo
Resultados 181 a 192 de 228
  • #181
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32



    Boa noite Capitão!

    Que situação em!

    Alguns parafusos de aço com rosca fina, resolvem em definitivo!
    Será que fica melhor com porcas parlock?


    Uma vez na minha frente um Jeep 51 soltou o cardan traseiro, só que foi a parte da frente!
    Parecia aqueles atletas de salto com vara!

    Foram uns 3 golpes no chão que o Jeep levantou as rodas traseira chegando a levantar uns 40cm no primeiro salto!

    Estava a uns 10 a 15 minutos de casa me ofereci para ajudar!
    Não conhecia a pessoa, uma pena, nem recordo o nome dele!
    Lembro dele dizer que era diretor no Jeep Clube de Campinas.

    Tinha em casa algumas braçadeiras de cardã, montei uma caixa com algumas ferramentas e voltei para completar o socorro, Algum tempo depois o Jeep seguiu seu caminho.

    Sempre que via alguém em apuros, tentava ajudar!
    Hoje em dia existem situações tão estranhas e imprevisíveis, que desenvolvi um certo medo, é uma pena já não paro mais.

    Abraço Aristides Júnior

  • #182
    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Precisei fazer serviço de mecânico hoje, em Serra Negra.
    Chegando nos arredores de Serra Negra, hoje (Abril 11, 2022), por volta das 10:30 horas ouvi um barulhão e um tremor por baixo do ONÇA. Felizmente eu estava a 50 Km/h e fui direto para o acostamento. Inspeção: queda do cardan traseiro. Os 4 parafusos (10 mm) que prendem o cardan traseiro no diferencial se soltaram. Que situação!
    Muito próximo há algumas casas e conversando com moradores consegui emprestado algumas chaves e dois parafusos "salvadores". Um deles era de 8 mm e com porca (13 mm). O outro era um parafuso para uso em madeira, mais comprido e ligeiramente mais fino. Quem não tem cão caça com gato!
    Levantei uma roda traseira e rodando um pouco o diferencial consegui colocar os dois parafusos (em posição oposta). Agradeci aos bons samaritanos e fui rodando devagar pela av. Juca Preto. Após 1,5 Km encontrei uma oficina onde estavam vários caminhões, alguns tratores e caminhonetes. Mas a alegria durou pouco. Os dois mecânicos que lá estavam me trataram com enorme desprezo e disseram que não iriam fazer o serviço, mesmo pagando (não sei quanto iriam cobrar para colocar 4 parafusos, sendo que a peça já estava alinhada). Preferi não discutir, pois má vontade é caso perdido. Fui em frente e após 200 metros encontrei uma loja de autopeças. Fui bem atendido e comprei 4 parafusos 8 mm com porca e aruela. Preferi não comprar o de 10 mm, pois seria muito mais dificil de colocar e eu estava na rua. Logo adiante, numa travessa, encontrei uma oficina mecânica e o rapaz se dispôs a fazer o serviço, mas iria demorar mais de uma hora, pois estava na metade de outro trabalho. Pensei em esperar, mas após 5 minutos perguntei: - Poderia me emprestar duas chaves 13? O rapaz concordou e lá fui eu para rua. Entrei debaixo do ONÇA e coloquei os 4 parafusos, mais apropriados. O parafuso para madeira já estava um pouco torto, mas o de 8 mm estava OK. Foi um serviço temporário, mas funcionou bem. Voltei para Amparo tranquilamente.
    Fiquei muito contente pela ajuda que os moradores de Serra Negra me prestaram e também a última oficina mecânica, que iria fazer o serviço e até me emprestou as ferramentas quando decidi eu mesmo fazê-lo. Fiquei decepcionado com a oficina de caminhão, jipes e tratores que me negaram qualquer tipo de ajuda. Coisas da vida!
    Amanhã vou levar o ONÇA na oficina do Salomão, onde será feito um serviço definitivo e uma revisão completa.

    Anexo 578806 Parafusos "salvadores" que moradores de Serra Negra me deram. Com eles consegui fazer o ONÇA rodar e sair daquela situação aflitiva.

    Anexo 578807 serviço temporário que me permitiu voltar para Amparo com segurança.

    Salve capitão ... que benção divina heim.
    Você usa corrente na parte dianteira ?
    Caso não use, comece a pensar em usar.

    Esses parafusos é melhor levar alguns a mais para essa situação, um amigo toyoteiro me disse isso antes deu viajar, pois eles se soltam mesmo.
    Graças a Deus foi só um alerta mesmo, nenhum prejuízo em especial a própria vida.
    Altair Emiliano
    Band. curta/81 - MB 608 - OM314 Turbinada DH. 4M seco com tração, 4 freios a disco, AC.
    Cravinhos-SP

  • #183
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Boa tarde Capitão!
    Ontem escrevi dizendo que gostei do serviço de acabamento no cano da direção!
    Acho que não enviei!
    Ficou muito bom e tem o prazer de ter sito feito em casa.

    Até me lembrou deste personagem!


  • #184
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Aristides e Altair muito obrigado.
    Deixei o ONÇA na oficina mecânica (Salomão) e vamos consertar o cardan e aproveitar para fazer uma boa revisão.
    A lembrança do Altair de que muitos caminhões usam corrente sob o cardan é sem dúvida uma boa idéia.
    Aristides, só consegui fazer o acabamento da coluna de direção porque tenho um rudimentar torno de madeira. Eu o comprei dez anos atrás, por uma pechincha. É made in China e o motor de 1/2 CV durou apenas um dia! Queimou bonito! Adaptei com certa facilidade um motor WEG de 1 CV e o torno ficou ótimo. Já fiz apenas cabos para ferramentas e outros utensílios, além de algumas pequenas peças de madeira. Mas não é minha praia.
    Abs,
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #185
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    78
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Aristides e Altair muito obrigado.
    Deixei o ONÇA na oficina mecânica (Salomão) e vamos consertar o cardan e aproveitar para fazer uma boa revisão.
    A lembrança do Altair de que muitos caminhões usam corrente sob o cardan é sem dúvida uma boa idéia.
    Aristides, só consegui fazer o acabamento da coluna de direção porque tenho um rudimentar torno de madeira. Eu o comprei dez anos atrás, por uma pechincha. É made in China e o motor de 1/2 CV durou apenas um dia! Queimou bonito! Adaptei com certa facilidade um motor WEG de 1 CV e o torno ficou ótimo. Já fiz apenas cabos para ferramentas e outros utensílios, além de algumas pequenas peças de madeira. Mas não é minha praia.
    Abs,
    Vivendo e aprendendo nesse fórum.
    Achei a ideia da corrente muito boa. Vou implementar.
    Obrigado pelas informações e sugestões.
    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #186
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92

    A volta da oficina.

    Fui buscar meu ONÇA na oficina. Dista 12 Km da minha casa, pois fica do outro lado da cidade. Fui com Buggy e voltei com os dois veículos.
    O Buggy pesa 500 Kg e o ONÇA 1,8 ton.


    Chegando em casa...
    -onca-tow-rail-buggy-4-.jpg -onca-tow-rail-buggy-9-.jpg -onca-tow-rail-buggy-12-.jpg
    Este tipo de cambão permite rebocar sem necessidade de motorista no carro rebocado. A segurança precisa ficar em primeiro lugar, pois é uma tarefa mais difícil. A munheca é travada com cadeado, uma corrente de segurança é usada ligando os dois veículos e na tomada elétrica do engate do ONÇA é acoplada a tomada do chicote de luzes sinalizadoras. Para melhor funcionamento da luzes costumo acrescentar um fio terra (com dois jacarés) ligando os dois veículos, pois impede a incômoda "corrente de retorno". Desperta muita curiosidade, tanto dos transeuntes como dos outros motoristas. É preciso ficar bem atento, pois alguns demoram a perceber que são dois veículos acoplados. A velocidade deve ser no máximo a que é permitida na estrada para veículos pesados (é lei), pois uma brecada repentina em alta velocidade seria um desastre. O ONÇA reboca sem esforço e nas descidas "segura" bem o Buggy. Todavia vou com calma e atenção para não dar chance para o azar.

    NOTA: Este tipo de cambão não permite a marcha RÉ, exceto numa curtíssima distância em linha reta. É uma limitação importante. Para estacionar ou entrar em algum local com pouco espaço é bom avaliar antes. Se for preciso dar marcha RÉ e manobrar a única solução é desengatar os veículos, levá-los separadamente para um local próximo e espaçoso e reengatá-los.
    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #187
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Capitão!
    Isso que é gostar de jeep e buggy!!!
    Passeando com dois de uma só vez!
    E o serviço no cardã ficou bom?

    O meu estava parado desde Novembro, Agora a noite tirei um tempinho, acabei de funcionar o motor.
    Um dos carburadores já estava com a esferinha engripada,
    Sorte que revisão em carburador de fusca não leva nem 20 minutos!

    E aí Capitão, está planejando ver os antigos lá em Lindóia?
    Esta acontecendo neste feriadão!
    Att. Aristides Júnior

  • #188
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Aristides, o serviço do cardan ficou ótimo. Aproveitamos para fazer uma revisão geral.
    Morando aqui desde 1980, eu fui inúmeras vezes à Águas de Lindóia para ver os carros antigos. E desta vez deixei passar.
    Bons passeios com seu Jeep.
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #189
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Boa noite Capitão!

    Sobre Lindóia, Gosto muito!!!!,
    Infelizmente fui apenas duas vezes, desta vez também não fui!
    Deste ano, Já assisti vários videos no YouTube, são carros que não vemos por aí!
    Exemplo:- Bianco preto modificado com motor v8, Alfas Romeo, Opalas lisinhos..., Doginho Polara com cambio automático, Jeep por enquanto vi poucos.
    Gostei muito deste ano ter destaque para os carros a venda. Tem um tal de Reginaldo aqui de Campinas que possui a venda carros absurdamente novos, são caros, preço lá nas alturas, que até dói, mas vale a pena olhar para eles!

    Quando puder conte para nós que tipo de revisão geral realizou deste vez!

    O Meu 51 a última vez que troquei a junta do cabeçote um prisioneiro não aguentou o torque e espanou, continuei usando daquele jeito, mas está precisando de atenção no motor. Quando tiver tempo penso em desmontar inteiro, faço uma revisão geral.

    Abraço Aristides Júnior

  • #190
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Aristides, fiz uma revisão no ONÇA com atenção especial aos parafusos: cardans, suspensão, carroceria, adjuntos do motor, etc.
    Acho devo ter ido a Águas de Lindóia mais de seis vezes. A última vez foi em 2017 e dediquei especial atenção ao SCHWIMMVAGEN. Conversei bastante com o proprietário, mas ele não soube me informar destalhes da história deste veículo na época da Segunda Guerra Mundial (onde foi usado? esteve no front? qual?). Este Fusca anfíbio era 4x2 e 4x4, pois necessitava ter também tração dianteira para sair da água. A tração 4x4 só aceitava a 1ª marcha e a Reduzida, pois o sistema não tem T-case. Tive informações que este Jipe Fusca fez muito sucesso na frente russa, nem tanto por ser anfíbio, mas principalmente por conseguir vencer as péssimas estradas soviéticas, quase todas de terra. Ao terminar a guerra a fábrica da Volkswagen voltou a fabricar o Fusca, mas dizem as más línguas que a Willys Overland e a Rover (Land Rover) fizeram enorme pressão política para impedir a fabricação do Fusca 4x4 como utilitário. Será mesmo verdade?
    Comparando-se o Schwimmwagen 4x4 com o Jeep Willys e com Toyotão percebe-se que o Jipe da Wehrmacht era muito mais leve, porém menos potente, menos torque, pouca capacidade de tração, etc. Mas para vencer terrenos difíceis e barrocas deveria ser bom.
    É bom lembrar que as Gaiolas VW 1600 atuais, são quase todas 4x2, mas bem preparadas (pneus mud, suspensão IRS, lift, bloqueio do diferencial) podem vencer trilhas muito difíceis, comparando-se aos jipes. Todavia só carregam duas pessoas, um mínimo de carga e têm escassa capacidade para rebocar.

    -sw-1944-1-.jpg -sw-1944-2-.jpg -sw-1944-8-.jpg -sw-1944-5-.jpg -schwimmwagen-44b.jpg
    Este Schwimmwagen 1944 estava bem conservado e até entrou algumas vezes no lago de Águas de Lindóia, demonstrando sua capacidade como anfíbio. Foi emocionante ver este carro militar antigo ainda em bom estado e funcionando.

    -schw-gearbox.jpg -schw-gearbox-4x2-1m.jpg -schw-gearbox-4x2-234m.jpg -schw-gearbox-4x4-1m.jpg -schw-gearbox-4x4-1m-rdz.jpg
    Detalhes sobre a transmissão do SCHWIMMWAGEN

    -rasputitsa-schwimmwagen-1.jpg Vencendo a RASPUTITSA nas péssimas estradas da URSS (época da lama duas vezes por ano: 1- início da primavera (degelo). 2- outono (época muito chuvosa).

    -chevrolet-belair-1956-2-.jpg Chevrolet Bel Air 1956, um carro lindíssimo.

    -cadillac-1954-coupe-deville-ab.jpg Cadillac Coupê DeVille conversível 1954 - outro carro belíssimo

    -chevy-1951-b.jpg Com 9 anos de idade meu pai me levou num campo de futebol de várzea (vazio) e me deixou dirigir este Chevrolet 1951 Power Glide, pela primeira vez. Tinha um câmbio automático primitivo, com apenas duas velocidades avante (Low e Drive). Pedais eram apenas acelerador e freio. Foi uma experiência inesquecível.

    -corvette-1960.jpg Sonho de um ginasiano nos anos 60...
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #191
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    851
    Agradecimentos: 92
    Hoje fui abastecer o ONÇA no Posto BR, em Amparo.
    Preço do Diesel comum R$ 6,50/L
    Preço da Gasolina comum R$ 7,10/L
    Esqueçam as explicações, justificativas, conflito da Ucrânica e coisas desta ordem. Vamos ao que interessa: o preço na bomba!
    Vai longe o tempo em que ter um veículo a Diesel era mais econômico que um similar à gasolina.
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #192
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Não sei onde vai parar os preços dos combustíveis!
    Nem tanto por causa da economia, mas pela simplicidade e funcionalidade tenho pensado bastante num antigo convertido para elétrico, gostaria de Landau, ou até mesmo uma F100, meu filho pensa num Maverick...
    A energia elétrica também subiu bastante! Nestes carros de conversão caseira, hoje o Km rodado custa R$ 0,15. Se tiver painéis solares, ou outra fonte pode sair grátis.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Envemo Camper 4X4 94 4.1 "Onça"
      Por Caio no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 64
      Última resposta: 15/06/2018, 13:25
    2. CJ5 79 azul - "Jipão"
      Por folgado no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 1623
      Última resposta: 15/02/2012, 11:49
    3. Lumiar - Toca da Onça - GPS
      Por itamar.vieira no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 0
      Última resposta: 04/10/2007, 17:57
    4. amortecedor "o retorno!"
      Por Ismar Leal Machado no fórum Suzuki
      Respostas: 24
      Última resposta: 15/08/2007, 15:16
    5. ::2a Trilha da Dona Onça :: 02/07/05 ::: Agora VAIII !!!
      Por Eduardo Merege no fórum Trilhas
      Respostas: 50
      Última resposta: 08/07/2005, 14:36

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade