Instalei 2 barras de led para iluminar a caçamba internamente.
Versão Imprimível
Instalei 2 barras de led para iluminar a caçamba internamente.
Fabriquei um painel que fica próximo a tampa superior da caçamba. Tem a chave dos Leds e 2 tomadas 12 V.
Para utilizar a bateria durante a noite nos acampamentos sem sustos para ligar a viatura no dia seguinte, vou montar um sistema com 1 ou 2 baterias extras na caçamba. Vem um cabo lá do motor, ligado diretamente na bateria principal. Na foto a barra de distribuição para ligar nas baterias extras. Desta barra também deriva o 12V para o painel da caçamba e para os faróis do teto (em breve fotos, ainda estou fazendo ... rs, rs). Tenho como desligar esse conjunto de baterias da bateria principal, por um plug no motor, que desconecta o cabo que passei do sistema elétrico do veículo. Assim posso usar as baterias extras com o inversor e geladerinha e pela manhã ligo o carro com a bateria principal. Depois de ligado, é só conectar as baterias extras ao sistema do veículo novamente e elas serão carregadas pelo alternador. Adicionalmente, quando usando o guincho, essas baterias extras poderão dar uma ajudinha na capacidade de fornecimento de corrente para ele.
Detalhe: a caçamba da Frontier é isolada do chassis, pelo menos na minha viatura estava assim. Ela é apoiada sobre coxins de borracha e estava isolada. Tive que ligar um cabo do chassis à lataria da caçamba. Foi bem fácil pois já tinha pontos próximos e com rosca para parafusos. Já a lataria da cabine está ligada ao chassis e portanto, "aterrada".
Instalei um protetor inferior. Só encontrava protetor pequeno, que vai embaixo do radiador. Estava cogitando até fabricar o protetor maior quando encontrei um fabricante que faz o protetor comprido, que protege todo o carter do motor e chega até o câmbio. E consegui comprar direto do fabricante a um preço show. O protetor pequeno está o original, de plástico :x. Para reforçar um pouco a parte debaixo desse plástico, que é a mais sensível em raspar, fabriquei uma sobrechapa em metal, na foto abaixo é a chapa mais preta, logo a frente.
Um acessório que não é específico para o veículo e posso usar com outras viaturas, mas vai ser com a Frontier a primeira viagem com o macaco inflável.
fpandur,
Ta ficando muito bom! Com isso já da pra ir muito longe...heheheh
fpandur,
quando tinha picape pra viagem (que também possuía capota de fibra), pedi pra instalar um limpador traseiro no vidro da capota. Ajuda muito na chuva.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...a-dsc07411.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...a-dsc07379.jpg
Obrigado Rubens. Na semana do Natal saio de viagem com a viatura. Já fiz viagens e expedições mais curtas com ela, mas essa agora vai ser a primeira mais longa, 30 dias e pouco mais de 6000 Km passando pelo Jalapão, Lençois, Jeri e Chapada Diamantina, dentre outros lugares.
Minha frontier está com um problema nas dobradiças da porta da caçamba, pois a tampa está descendo! Alguém tem uma sugestão?
Sapatos novos pra viatura, um AT um pouco mais agressivo, 265/75 R16, equivalente ao 32".