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Hybrid View

  • #1

    4x4 Com ou sem roda livre?




    Bom dia pessoal, andando na rua hoje vi alguns 4x4 e veio aquela duvida rss

    Diversos 4x4 como troller 2002 para cima vem com roda livre e o pessoal condena os abaixo de 2002 que não usa roda livre. Por que?

    Ate onde eu sei 4x4 com roda livre automática o cardãn dianteiro gira junto com o veiculo. A coroa e o pinhão giram também com o 4x4 desligado? Outra duvida o sistema de RL automatica de 1 pajero TR4 é igual a de um troller 2000? Os dois cardãns giram e etc?

    Se a galera que mete o pau nos 4x4 sem RL por que as TR4, Hilux , Savana, Cheroke e etc vem sem a roda livre?


    Se eu comprar um troller 2001 sem roda livre diessel 2.8 só pelo fato de não ter roda livre vai "andar" menos que os com roda livre?

    Muitas duvidas

  • #2
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    Lá vai! Com RL vc tem a vantagem de optar pelo funcionamento do difa! Ex uma viagem longa vc deixa as RL na posição free assim vc tera o difa imovel sem desgaste, porem o carda(espiga e luva) sofrera um desgaste no mesmo ponto devido ao jogo da suspenção!
    Sem RL o difa estara sempre rondando mesmo que vc não esteja com a palanca na posição 4x4!
    sacou!!
    A e em veiculos com RL não acione o 4x4 em movimento se ela (RL) estiver na posição free!
    Meio embaralhado..hehhe
    abrss

  • #3
    Usuário Avatar de mauromosc
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    Eu já vi muita gente com problema na triha por causa da roda livre e particularmente não vejo necessidade. Na toyota que estou reformando vou colocar flange e esquecer esse negocio de ficar descendo toda hora para ligar e desligar.
    E fora que penso que roda livre automática é lenda, aciona automaticamente quando precisa? Eu sei que desliga quando você mais precisa dela.
    Mauro Mosczynski
    Land Rover Defender 110 "Picles": rodas, volante, bancos, velocimetro, diferencial, câmbio, capô, porta

  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    O fato de não existir o botão giratório no cubo da roda não significa que o carro não tenha roda livre. Os modelos mais modernos (incluindo SUVs e Pickups) tem sistema automático de RL e se ele estiver funcionando corretamente, a transmissão dianteira (diferencial e cardan) fica parada, assim como nos jeeps com RL manual.
    A TR4, por exemplo, utiliza váculo do coletor para engatar a RL.
    Para aplicações pesadas o sistema manual é mais confiável.
    Veiculos 4x4 full time (Land, Niva, Subaru...) não utilizam RL, já que a tração é permanente.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O fato de não existir o botão giratório no cubo da roda não significa que o carro não tenha roda livre. Os modelos mais modernos (incluindo SUVs e Pickups) tem sistema automático de RL e se ele estiver funcionando corretamente, a transmissão dianteira (diferencial e cardan) fica parada, assim como nos jeeps com RL manual.
    A TR4, por exemplo, utiliza váculo do coletor para engatar a RL.
    Para aplicações pesadas o sistema manual é mais confiável.
    Veiculos 4x4 full time (Land, Niva, Subaru...) não utilizam RL, já que a tração é permanente.

    O Troller 2000 fica como? full time? ou part time?

    Ate onde eu sei ele gira o cardan e o diferencial dianteiro mesmo em 4x2.

    Confere?

  • #6
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Eu não deixaria de comprar um Troller 2001 apenas pela ausência da roda-livre, caso o carro estivesse conservado e com preço justo.
    Também não gastaria de início os 2.500 dinheiros (segundo um rápida pesquisa no forum) que custa uma RL adaptável a ele.
    Eu esperaria o momento de trocar alguma coisa por desgaste ou quebra e aí sim incluiria a RL para conservar as peças novas.

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Os primeiros Troller realmente não possuem roda livre. Mas o sistema é part-time (para ser full-time teria que ter um diferencial central).
    De fato ele gira tudo o tempo todo (pontas de eixo, diferencial, cadan e a saída da cx de transferência onde ocorre o engate do 4x4). Isso, em tese causa um desgaste desnecessário em todo o sistema de transmissão dianteira, além de gastar uma certa energia para girar desnecessariamente, mas acho que esse peso é quase imperceptivel no consumo ou na performance do carro.
    Quanto ao desgaste não sei até que ponto é significativo, mas uma coisa é certa: um rolamento parado dura bem mais que um rolamento que gira 100% do tempo mesmo sem carga (sem estar puxando o peso do carro).

  • #8
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    Nao deixaria de comprar se tiver bom preço e conservado pois nao acredito que isso influencie tanto assim... logico que com RL seria melhor mas deixar de comprar por causa disso nao deixaria nao....

  • #9
    Citação Postado originalmente por RevS Ver Post
    Nao deixaria de comprar se tiver bom preço e conservado pois nao acredito que isso influencie tanto assim... logico que com RL seria melhor mas deixar de comprar por causa disso nao deixaria nao....
    Obrigado por tantas respostas!

    Então... Talvez apareça um 2001 diessel impecaval porem 2001... AI ficou a duvida se realmente a roda livre atrapalha ou não,

    O meu troller 2000 não tem e nunca senti falta de uma...

    Atualizando os preços, O kit roda livre para troller 2000 gasolina está 1.800 reais. Já o 2001 não existe.

    Agora não sei se eu coloco um turbo no motor ap do meu troller e quem sabe instalo uma roda livre ou dou um jeito de arranjar 10.000 reais e dou o meu mais a diferença no 2001 diessel....

  • #10
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    17/01/2012
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    Ola pessoa, pegando uma carona no topico, comprei uma pajero gls-b top 98 3.5 aut. E alguem sabe se ela tem roda livre ? Como posso ver se tem ou nao? Quando coloco a reduzida ela perde força, acelero em um barranco e ela nao sobe, nem o giro sobe. Sera que tem alguma coisa a ver ou nao ?

  • #11
    Citação Postado originalmente por GUTOGALDEANO Ver Post
    Ola pessoa, pegando uma carona no topico, comprei uma pajero gls-b top 98 3.5 aut. E alguem sabe se ela tem roda livre ? Como posso ver se tem ou nao? Quando coloco a reduzida ela perde força, acelero em um barranco e ela nao sobe, nem o giro sobe. Sera que tem alguma coisa a ver ou nao ?
    Ate onde eu sei ela tem roda livre só que automática. Não fica na roda é so engatar o 4x4 e pronto. assim como no meu troller 2000.

    Cara alguma coisa está muito errada pois a reduzida ela tem ficar um tratorzinho... Ela não anda nada porem você sente o carro pesado.

    Agora se acelerar em um barranco ela não subir e ainda o giro também não alguma coisa está muito errada.

    As 4 rodas patinam ao tentar subir ou ela não tem força mesmo?

  • #12
    Citação Postado originalmente por GUTOGALDEANO Ver Post
    Ola pessoa, pegando uma carona no topico, comprei uma pajero gls-b top 98 3.5 aut. E alguem sabe se ela tem roda livre ? Como posso ver se tem ou nao? Quando coloco a reduzida ela perde força, acelero em um barranco e ela nao sobe, nem o giro sobe. Sera que tem alguma coisa a ver ou nao ?

    GUTOGALDEANO


    Perde Força ou Perde Velocidade?
    Com a reduzida acionada seu jipe deveria perder velocidade, mas ganhar força!

    Não tenho certeza, mas acredito que o giro não sobe muito devido ao comportamento do cambio automático.

    Certa vez, subi um barranco com uma cherokee V8 automática emprestada, mesmo acelerando fundo percebi que o giro não passava dos 2 mil, mesmo assim ela subiu o barranco com elegância! Sem derrapar nada.


    Renato
    Troller RF Sport 2000


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