Postado originalmente por
avenger
Pessoal!
Eu tava pesquisando sobre baterias e suas originais fabricantes e cheguei nesse tópico. Vi muito relato de gente falando "bateria X é fabricada por Y, e baterias A B C D E F são todas fabricadas por Z" sem dar nenhuma base de como se sabe isso...
Com o devido respeito, acho que informação assim não é confiável, por isso continuei a fazer minha pesquisa e relacionei as afirmações com links de páginas que forneçam no mínimo uma fonte confiável e séria da afirmação.
Então lá vai:
Baterias Heliar e Caterpillar são fabricadas pela Johnson Controls. Fonte, site da Heliar. Veja o artigo e também o rodapé da página da Heliar. Heliar é nome comercial pras baterias da Johnson Controls no Brasil (pelo que entendi):
JOHNSON CONTROLS E CERTIFICADA COMO FORNECEDOR OURO CATERPILLAR
Baterias da ACDelco são fabricadas tanto pela Acumuladores Moura ou Johnson Controls. Fonte, resposta do SAC da GM em uma reclamação no reclame aqui:
http://www.reclameaqui.com.br/119222...com-problemas/.
Ok, essa fonte não é 100% confiável. O site a seguir tem informações sobre muitas marcas de bateria, e corrobora a afirmação de algumas que ACDelco é marca da GM e que tem várias fontes:
Lead-Acid Battery Manufacturers and Brand Names List 2016.
Baterias Bosch, ainda pelo link derradeiro, as informações sugerem que Bosch seja fabricada por várias marcas principais também, dependendo do lugar no mundo em que é fabricada. Inclui pela própria Bosch na Alemanha (que fabrica para outras marcas assim como a Johnson Controls faz) e pela própria Johnson Controls -- mas não fica claro onde ela seria fabricada pela Johnson.
Moura, provavelmente só encontrada no Brasil e talvez alguns países da américa do sul, é a única que vejo na grande lista uma vez apenas! Não fabrica pros outros, mas também não tem versões fabricadas pelos outros. Além dali, a informação é corroborada pelo artigo na wikipedia, empresa Pernambucana:
Baterias Moura – Wikipedia, a enciclopedia livre.
Pronto. Pra mim essas informações são muito mais coerentes sobre que bateria veio de onde.
A minha conclusão é que Moura é a melhor entre as outras já que sabemos exatamente onde tá sendo feita -- e tem fama de ser boa. Baterias como a Bosch, podem ser boas no japão e alemanha mas provavelmente aqui no brasil vai ser tão boa quanto a Caterpillar e a Heliar.
Não deu pra inferir com certeza se a Bosch no Brasil é fabricada pela Johnson Controls mas as chances de que seja são muito grandes.
Não posso dizer que sou o dono da verdade, mas já está apontado o link do que me induziu ao erro! hehehe