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  • #1
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    PROBLEMAS NA TRAÇÃO "POSITIVA"




    Pessoal, meu jeep tem tração positiva (ou progressiva) no diferencial traseiro, aquela que consiste em uma serie de discos, tipo embreagem de moto, que bloqueiam parcialmente uma roda quando a outra patina... Se nao me engano, esse equipamento foi retirado de uma f100 ou f1000.
    Esse final de semana sai fazer uma trilha e notei que o dispositivo parou de funcionar?
    O que será que pode ser? O óleo que perdeu as caracteristicas que fazem o semi-bloqueio funcionar ou algo de mais serio?
    Obrigado pelas dicas,
    Vinicius!

  • #2
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    Vinicius,

    Como vc chegou a conclusão q parou de funcionar?

    Pq o sistema trabalha com uma determinada carga pra poder "parar" a roda q está livre e as vezes é necessário algumas voltas pra fazer com q esta carga chegue ao valor de bloqueio.

    Mas se realmente ele nao funciona o ideal é abrir logo o diferencial pq provavelmente ele está rodando com particulas sólidas misturadas no óleo (os discos podem somente se desgastar ou quebrar).

    Esse bloqueio é ótimo recurso para caminhonetes 4x2 pois o custo benefício compensa, mas para veículos 4x4 de uso contínuo em off não seria viável devido ao alto desgaste neste tipo de uso (para o qual ele nao foi feito).


    valeu

  • #3
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    Bem, parou de funcionar pq somente uma roda patinava... Quando funcionava, enquanto uma roda dava umas quatro voltas, a outra dava uma, aproximadamente...
    Esse equipamento esta instalado no meu jeep há mais ou menos 4 anos e nunca deu problema, sempre funcionou corretamente... E eu sempre fiz manutencao preventiva...
    Caso exista desgaste dos discos, tem alguma forma de recuperar o sistema? Colocar mais um disco entre eles? Ou é necessario a troca de todos os discos...
    Obrigado mais uma vez,
    Vinicius!
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #4
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    VIXE



    tem gente viajando aqui



    Esse dispositivo, é um desbloqueio progressivo. Não é um bloqueio progressivo não pô !

    As rodas estão sempre virando juntas........+/- bloqueadas.......sempre !

    Quando vai-se fazer uma curva, os semi-eixos lutam para virar um em relação ao outro até que vencem a carga das molas e o atrito entre os discos.

    Ele é muito bom enquanto o jeep não para.

    Mas na lama, quando o jeep para de rodar, o bloqueio não funciona mais 100% e qualquer pisada a mais no acelerador..........parece um diferencial comum.

    Acelerações vagarosas e pisadas no freio ajudam um pouco a recuperação da tração.

    Para eu, não há problema aparente com o seu LSD.

    Agora respondendo às outras perguntas:

    .....Caso exista desgaste dos discos, tem alguma forma de recuperar o sistema....
    sim. troca do reparo.


    ....Colocar mais um disco entre eles....
    teóricamente é possível, mas só na montagem dá pra ver se cabe!


    .....é necessario a troca de todos os discos....
    1- se for reparo novo, sim
    2- não sei se a albarus ainda fornece o kit de reparo.
    3- no desespero dá para fazer 1/2 sola.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
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    Bem, Mestre Leopoldo, desculpa pela "viajada"...
    Poderia explicar melhor o que seria essa "meia sola"?
    Obrigado,
    Vinicius!
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  • #6
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    Aproveitando seus conhecimentos, Leopoldo, vc disse na sua mensagem anterior que acha que nao existe problema do sistema...
    Qual seria uma maneira pratica de fazer isso, sem abrir o diferencial?
    Levantar a traseira do jeep e girar uma das rodas? se estiver ok, a outra deveria rodar tambem, ne?
    Grato novamente,
    Vinicius!
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  • #7
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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  • #8
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    Tem que trocar o "reparo" do bloqueio.
    O reparo são os discos e as molas.
    Na r. Piratininga a Auto peças Mendez faz este tipo de serviço.
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge
    ......Levantar a traseira do jeep e girar uma das rodas? se estiver ok, a outra deveria rodar tambem, ne?.......

    SIM, e acrescento: rodam (ambas) para frente ou para trás.


    TESTE 1:
    O chão da minha garagem é de ladrilho.
    eu mando ver água com sabão nos pneus e no chão.
    encosto o parachoque na parede, ligo o jeep, engato 1º, solto a embreagem, desço do jeep e fico olhando as rodas patinando.
    Se encostar a mão na lateral e empurrar... o jeep sai de lado.

    Mas isso é coisa de demente!

    TESTE 2:
    Na mesma garagem , tem um desnível.
    em dias de chuva, quando tento entrar sem embalar, os pneus patinam e o jeep corre de lado. Ouve-se nitidamente os 2 pneus patinando.

    TESTE 3:
    Dá para fazer isso em postos de gasolina onde normalmento o chão é de cimento " queimado", lisinho, lisinho.
    Em dias de chuva, saia acelerando forte. O jeep corre de lado.

    TESTE 4:
    Com uma roda traseira no macaco jacaré, tente vagarozamente sair com o jeep em 1º. Você vai levar o macaco para passear.

    TESTE 5:
    Com as 2 roda traseiras no macaco, ligue o jeep, engate 1º reduzida, solte a embreagem, desça do jeep, veja se consegue segurar qualquer um dos lados.

    Atenção:
    se tiver roda livre manual - não ligue as mesmas
    se for roda livre automática, tem que levantar as 4 rodas nos cavaletes

    bem lembrado, pessoal
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  • #10
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Meu Deus, o único teste q pode ser feito por pessoas normais é o TESTE 5.
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  • #11
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Sérgio, nem o 5, porque um jipe se original não engata a reduzida em 4x2 a não ser que o maluco tenha retirado a trava, ou seja, se fizer o teste vai descer do macaco com a tração dianteira
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  • #12
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Lógico que não falei em roda-livre
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