x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    50
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1

    Pneu. Índice de velocidade




    Alguém sabe explicar até quando é limitante o índice de velocidade de um pneu.
    Algumas questões:
    O que aqcontece a um pneu ao atingir seu índice de velocidade?
    Qual a velocidade ideal para se rodar dentro de cada índice? Dá para rodar no limite?

    Abraço,
    Jimny 4All

  • #2
    Portela, o índice de velocidade, assim como o de carga, são bem importantes.

    Nos pneus ressolados ele praticamente não vale por que como é feito uma "colagem" da banda, a frio ou a quente, não seria possível prever ou calcular esses indices. É muito variável (qualidade de cola, de borracha etc).

    Mas nos pneus "de fabrica", o índice leva em consideração vários fatores, como a composição do asfalto, específico na região em que vai rodar (por exemplo: o indice de velocidade do pneu X aqui no brasil, é diferente do indice do mesmo pneu x na europa). Outro fator, o mais importante, é a temperatura em que vai ser usado, pela pressão aumentada pela friccção, não só do chão mas principalmente do ar dentro do pneu. O pneu é formado por "tramas" de aço, fundidas a borracha e outros componentes e, dependendo da temperatura nele, pode ocorrer um derretimento em algum desses componentes, causando deformação. Já vi alguns pneus desmanchados, literalmente, pela caloria.

    Então, a conclusão é que: como estes pneus são testados (e bastante) para as nossas condições, não vale a pena passar estes limites, tanto de velocidade quanto os de carga. Se o limite for 120 km/h, não acho inteligente passar disso, pq, vai que vc vai ser o cobaia do teste ......vai doer. Ou então se o indice de carga for 400 kg e vc tiver carregando mais e em velocidade, pode fazer um bom estrago.

    Mas é aquele negócio: pode acontecer em 1 pneu em 1 milhão fabricado.....mas vai que é o seu???

    Abração,
    andré

  • #3
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    50
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    André,

    Abusando mais um pouco...
    Mas até o limite ele vai bem? Ou desgasta mais se rodar perto do limite? Ou perde em segurança?

    Abraço,
    Jimny 4All

  • #4
    Alguém sabe explicar até quando é limitante o índice de velocidade de um pneu.
    Algumas questões:
    O que aqcontece a um pneu ao atingir seu índice de velocidade?
    Qual a velocidade ideal para se rodar dentro de cada índice? Dá para rodar no limite?

    Abraço,

    Portela,
    O pneu novo de fábrica, eh testado regularmente em uma máquina chamada de resiliômetro em testes de durabilidade e alta velocidade.
    Nesse caso, para se determinar se o pneu está dimensionado para aquela determinada velocidade para q foi desenvovido, usa-se o teste de alta velocidade, q funciona mais ou menos assim :
    Existem passos intermediários até chegar a velocidade do pneu, por ex.
    Um pneu tem índice de velocidade T ( 190 km/h )....ele iniciará o teste com 70 km/h e progressivamente até chegar a velocidade de 190 km/h, sempre.

    Portanto vc pode rodar na estrada até o limite de velocidade tranquilamente...mas eh claro que não rodará consecutivamente durante 1 hora a 190km/h ( este índice de velocidade T, para se ter idéia eh o índice do pneu 175/70R13 usado nos Corsas e Unos da vida... )
    Porém se ultrapassar o limite de velocidade por muito tempo, o pneu terá separação dos componentes de aço q ficam abaixo da banda de rodagem.

    Nos pneus ressolados ele praticamente não vale por que como é feito uma "colagem" da banda, a frio ou a quente, não seria possível prever ou calcular esses indices. É muito variável (qualidade de cola, de borracha etc).
    andrecneto,

    Realmente não há como indentificar o índice de velocidade de um pneu recauchutado devido a imensa gama de rodagens no mercado.

    Mas nos pneus "de fabrica", o índice leva em consideração vários fatores, como a composição do asfalto, específico na região em que vai rodar (por exemplo: o indice de velocidade do pneu X aqui no brasil, é diferente do indice do mesmo pneu x na europa). Outro fator, o mais importante, é a temperatura em que vai ser usado, pela pressão aumentada pela friccção, não só do chão mas principalmente do ar dentro do pneu. O pneu é formado por "tramas" de aço, fundidas a borracha e outros componentes e, dependendo da temperatura nele, pode ocorrer um derretimento em algum desses componentes, causando deformação. Já vi alguns pneus desmanchados, literalmente, pela caloria.
    andrecneto,

    O tipo de asfalto naum eh considerado no teste de alta velocidade porém eh sim considerado no desenvolvimento do pneu para determinados paises...o índice de velocidade he universal.
    Realmente se a temperatura for muito alta o pneu pode se separar totalmente, por isso eh extreamamente importante a manutenção da pressão interna de inflação, o que he a alma do pneu.



    []`s esperando ter ajudado.....

  • #5
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    50
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Isso é que é lista

    Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
    Jimny 4All

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões
      Por Tio Eddie no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 384
      Última resposta: 07/10/2016, 07:45

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade